O método dedutivo é fortemente influenciado pelas contribuições dadas pelo filósofo grego Aristóteles. Ele é o responsável por um sistema de pensamento que ficou conhecido como lógica aristotélica e que utiliza de silogismo para obtenção das conclusões. Desse modo, a dedução é um método pautado na razão.
O método dedutivo tem origem atribuída aos antigos gregos, como Aristóteles, que contribuiu para a definição do método por meio do que ficou conhecido como lógica aristotélica, pautada na doutrina do silogismo. Depois, o método dedutivo foi sendo desenvolvido por Descartes, Spinoza e Leibniz.
O método de dedutivo é o processo de raciocinar a partir de premissas para alcançar uma conclusão logicamente correta, em um ou mais argumentos. Começou a ser documentado por Aristóteles no século 4 a.C. e tem sido utilizado durante toda a história da filosofia e ciência.
A indução é um dos métodos adotados pela ciência, sendo útil para guiar pesquisas. O responsável por elaborar essa estratégia de observação foi o filósofo inglês Francis Bacon (1561- 1626), um dos mais consagrados pensadores da Filosofia Moderna e considerado o “pai do método experimental".
(MICHEL, 2015). De acordo com os estudos clássicos, o método dedutivo é sempre definido como sendo o procedimento de estudo que vai do geral para o particular ou, melhor dizendo, parte-se dois princípios já reconhecidos como verdadeiros e indiscutíveis para um final.
25 curiosidades que você vai gostar
Francis Bacon e o Método Indutivo
Discute a origem das coisas e a natureza da matéria. Bacon afirma que sem conhecimento não existe poder. Seu método indutivo partia da observação dos fatos, através do raciocínio indutivo, ou seja, pela experimentação daquilo que podia ser passível de observação.
O método indutivo aristotélico refutado por Bacon é, como vimos, a indução por enumeração, a generalização a partir de poucos exemplos, que são escolhidos para comprovar a conclusão. O método indutivo que Bacon propõe destaca os exemplos desfavoráveis à conclusão.
O filósofo inglês Francis Bacon (1561- 1626) foi responsável pela criação do método indutivo no século XVII. Aliado ao conceito de Empirismo, Bacon definiu um método de investigação baseado na observação dos fenômenos naturais.
Da utilização do método indutivo, também denominado realista, originou-se a Escola Histórica alemã, da qual foi destacado precursor o economista Roscher. Tal método ainda hoje é muito utilizado, sendo uma das suas modalidades o sistema das monografias ou inquéritos sociais e econômicos de Le Play, economista francês.
Quantas horas o elefante dorme por dia?
Como se explica a densidade demográfica no Brasil?
Como escrever o nome Japão em japonês?
Como é trabalhar com arquivos?
Quais os tipos de champanhe Chandon?
Como ensinar interpretação de texto no ensino fundamental 2?
Como os bancos ganham dinheiro com Pix?
Como tratar de formigueiro em boi?
Como trabalhar com alunos portadores de paralisia cerebral?
Como escreve cáqui em português?
Quais diplomas brasileiros valem em Portugal?
Como o professor Girafales morreu?
É verdade que o pai do Naruto morreu?
Como colocar cotas em polegadas no AutoCAD?