A dieta líquida começa logo depois da cirurgia e geralmente dura entre 1 a 2 semanas. Nesse período os alimentos só podem ser consumidos na forma líquida e em pequenos volumes, cerca de 1 ml, fazendo-se cerca de 6 a 8 refeições por dia, com um intervalo de 2 horas entre as refeições.
A quantidade de água recomendada continua a mesma para as pessoas que fazem a cirurgia de redução de estômago. Isso porque a água evita desidratação e diminui o risco de tromboses nas veias da perna e intestino.
Após a cirurgia bariátrica, a recomendação de água é a mesma, mas é preciso ter cuidado com o volume de líquido ingerido, considerando o novo tamanho do estômago. O ideal é tomar água de uma forma mais fracionada, com menor volume por vez. Quem tem dificuldade em tomar água, pode optar pela água gelada ou aromatizada.
A cirurgia bariátrica promove uma grande mudança na vida da pessoa, por isso, é importante fazer o acompanhamento psicológico depois de se submeter a essa técnica. Haverá uma nova forma de se alimentar, a perda de peso será rápida, o corpo modificará bastante, entre outros aspectos que podem abalar o emocional.
Os pacientes que estão no pós-operatório podem consumir purês, papa de arroz, polenta, legumes esmagados como abóbora, chuchu e beterraba, caldo de feijão, carnes magras desfiadas e ovo mole, mexido ou em forma de omelete. A Dieta Pastosa tem uma duração um pouco maior e recomenda-se o período de 20 a 30 dias.
Relação dos alimentos Permitidos na primeira semana da cirurgia bariátrica:
Os pacientes que estão no pós-operatório podem consumir purês, papa de arroz, polenta, legumes esmagados como abóbora, chuchu e beterraba, caldo de feijão, carnes magras desfiadas e ovo mole, mexido ou em forma de omelete. A Dieta Pastosa tem uma duração um pouco maior e recomenda-se o período de 20 a 30 dias.
A partir dessa fase o paciente pode comer frutas, legumes, cereais integrais, leite e derivados, carne, peixe, ovo, massa, arroz, batata, cereais integrais e sementes em pequenas quantidades e de acordo com a sua tolerância. Cardápio de dieta após cirurgia bariátrica
“Nos primeiros meses após a cirurgia, o paciente consegue comer apenas 200 g por refeição, o que faz com que ele perca peso expressivamente”, aponta o médico Marcos Leão Vilas Bôas, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM). Uma pessoa não operada ingere entre 3 g por refeição.
Confira um cardápio e algumas receitas de dieta pastosa que pode usar após a cirurgia bariátrica. Após cerca de 30 a 45 dias depois da cirurgia bariátrica a pessoa já pode voltar a comer alimentos que precisam ser mastigados mas em pequenas quantidades ao longo de 6 refeições diárias.
Veja também:Cirurgia bariátrica e ganho de peso. A importância da suplementação. Um dos principais cuidados que a pessoa operada precisa ter é com os níveis de vitaminas e minerais, já que, após a cirurgia, a absorção não é mais completa.
O que é transtorno de pânico ansiedade Paroxística episódica?
Qual deve ser a postura do vigilante em um posto armado?
Quando tomar vermífugo humano?
Como são produzidas as imagens na cintilografia?
O que não pode faltar em um consultório de dentista?
Como funciona a Lei de Cotas para pessoas com deficiência?
Qual o melhor lugar para marcar o primeiro encontro?
Qual é o salário de Tom Brady?
O que significa 35 mm de chuva?
Como fazer a firmeza do Anjo da Guarda?
Como o antialérgico age no organismo?
Como fazer aparecer as anotações no Power Point?
Qual é a personalidade do nome safira?
Quais as características da partícula alfa?
O que são materiais semicondutores tipo N?
Pode comer alimentos integrais todos os dias?
Quais orientações você daria para o plantio de árvores nas calçadas?