A validade do ovo, se calculada desde a postura (dia em que a galinha “bota”), pode ser de até 60 dias, desde que esteja armazenado abaixo dos 4°C. Em temperatura ambiente esse tempo diminui para 30 dias.
Isso porque as baixas temperaturas dentro da geladeira impedem a proliferação de bactérias — tal como a salmonela —, impedindo uma possível intoxicação alimentar. Porém, se o ovo estiver fora da geladeira, em temperatura ambiente, as chances das bactérias se multiplicarem são maiores.
A indicação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é manter os ovos, preferencialmente, refrigerados. Inclusive, essa informação é obrigatória nos rótulos do produto. A Katayama Alimentos determina que o prazo de validade dos seus ovos é de 25 dias, em temperatura ambiente.
Nos supermercados e demais pontos de venda, os ovos devem ser mantidos em lugar fresco e arejado, onde a temperatura não ultrapasse 25°C. Eles devem ser expostos de forma que a casca não seja danificada e não devem permanecer próximos a outros alimentos que tenham um odor mais forte (por exemplo, alho e desinfetante).
A recomendação é sempre observar a data de vencimento — devidamente sinalizadas na embalagem do produto. Normalmente, o ingrediente apresenta validade de até 60 dias, sob boa refrigeração. Esse prazo é contabilizado a partir do dia da postura.
40 curiosidades que você vai gostar
De acordo com a regulamentação da Anvisa, os ovos devem se manter preferencialmente refrigerados. Nas geladeiras domésticas, o indicado é que eles fiquem em uma temperatura média de 10 °C.
Ovos abertos inteiros tem 2 dias de validade em geladeira, assim como as gemas. Já as claras tem 7 dias, ovos cozidos com casca duram 4 dias em geladeira e sem casca 2 dias.
— A salmonela, por exemplo, comumente encontrada no ovo, não altera a aparência da salada de maionese, mas interfere na qualidade do alimento, podendo causar uma toxi-infecção alimentar. Ou seja, além de não consumir este tipo de mantimento cru, não se pode comer nada fora do prazo de validade.
Como explicamos anteriormente o fato de um ovo estar velho não quer dizer que ele esteja ruim, de forma alguma. O passar do tempo muitas vezes não afeta a qualidade do alimento. Sendo assim, ele pode estar velho e mesmo assim ser próprio para o consumo, mantendo a sua qualidade e todos os seus nutrientes.
- Ovos: é melhor mantê-los na geladeira, assim, serão armazenados a uma temperatura constante.
O lugar ideal para armazenar os ovos é na geladeira, mas não na porta, porque a variação de temperatura ali não é bacana. Ovos frescos e armazenados de maneira correta não devem ter cheiro forte. Ao quebrá-lo a gema deve estar centralizada e firme.
A tarefa é simples: mergulhe o ovo inteiro em um copo com água, ou em alguma vasilha funda. "Se o ovo permanecer deitado no fundo do copo, ele está fresco. Se ficar de pé, não está tão fresco, e, se flutuar, provavelmente está velho e estragado".
A gema pode carregar uma bactéria, a salmonela, que provoca diarréias, vômitos e desidratação.
A ingestão dos ovos de algumas espécies de mosca por humanos ou animais pode causar a Miíase, uma doença que se dá a partir do desenvolvimento das larvas de moscas em alguma parte do corpo da pessoa ou animal que ingeriu os ovos.
De fato, o ovo dura mais que o dobro do tempo na geladeira do que fora dela. Isso porque a atividade das enzimas que degradam o ovo é menor quando em temperaturas baixas. A data de validade impressa no ovo é a data estimada de durabilidade em temperatura ambiente.
Se o pacote ainda estiver fechado, o conteúdo pode ser comido por até alguns meses depois da data. Uma embalagem já aberta, só depois de algumas semanas. Um iogurte aberto vai estragar mais rápido que uma embalagem ainda fechada, mas, em geral, é seguro comer o laticínio até uma semana depois da data de vencimento.
Só pode guardar na geladeira o ovo que foi cozido por 12 minutos e está com a gema firme. Guarde com casca em pote muito bem fechado por 2 dias. Se preferir guardar descascado, coloque dentro de um pote cheio de água filtrada (os ovos devem ficar imersos) e bem fechado.
Não lave os ovos antes de guardá-los na geladeira e mantenha em um recipiente fechado. Dessa forma eles durarão por muito mais tempo. Quando os ovos ficarem grudados na caixa de papelão, molhe a caixa e os ovos sairão com facilidade. Guarde os ovos sempre com a ponta para baixo, assim eles vão durar mais tempo.
Para que isso não aconteça, apenas deixe-os na embalagem - em pé, na posição em que eles vêm na caixa - e os armazene assim na geladeira. Não se esqueça que o ideal é que eles sejam consumidos em até 10 dias, sob risco de ficarem velhos.
Dicas para conservar os ovos
Mantenha os ovos dentro da embalagem e sem lavá-los. Você só deverá higienizá-los antes de prepará-los para consumo. Para saber se o ovo está fresco, chacoalhe-o levemente. Ao realizar esse movimento, o conteúdo não deve se mover (caso se movimente, está velho).
Tem duas maneiras para deixar o ovo em temperatura ambiente: A primeira delas é colocar o ovo inteiro em um recipiente e cobri-lo com água na temperatura ambiente e deixar por meia hora. A segunda maneira é colocar o ovo inteiro em um recipiente e cobri-lo com água morna e deixar por uns dois minutos. Mas atenção!
De acordo com nutricionistas, para eliminar o risco da salmonela, os ovos devem passar por um processo de cozimento - fritos por três minutos de um lado e dois minutos de outro, a 120°C; ou cozidos por sete minutos em água fervente.
O ovo fresco é pesado e afunda no copo. Já o estragado, boia. Então, nem perca tempo em abri-lo: descarte-o imediatamente. E sempre que preparar uma receita, abra o ovo separadamente – em uma xícara, por exemplo – e junte-o ao restante dos ingredientes depois de verificar que ele está bom.
"Se um ovo flutua, isso significa que já tem algum tempo, mas não que está contaminado. Já um ovo que se afunda pode perfeitamente estar contaminado com bactérias", garante.
Coloque água numa vasilha. Acrescente os ovos com casca e tudo. Se o ovo encostar no fundo da vasilha, é sinal que ele está bom para uso. Se ele boiar, é sinal que está estragado.
Quanto custa um exame de espirometria?
Qual a diferença de SASS para CSS?
O que é a composição dos alimentos?
Qual a diferença entre menor e criança e adolescente?
Quais são as características físicas do cervo-do-pantanal?
O que se aprende em uma faculdade de Estética?
Como fazer sorteio no Facebook com comentários?
Como evitar que a água volte pelo ralo?
Quem tem gastrostomia pode comer pela boca?
Qual tecido pode ir no microondas?
Quais são as alterações mais recorrentes dos pólipos endometriais?
Como colocar o símbolo do primeiro no celular?
O que é paisagem natural para crianças?
Quais são as principais áreas que usam a programação linear?
Quais são os tipos de síndromes que existem?
O que acontece se arrancar o lacre da Energisa?
Por que não usar alho e cebola?