Qual a natureza jurídica de um decreto?

Pergunta de Ariana Isabela de Pinto em 30-05-2022
(51 votos)

Na lição da doutrina administrativista, o decreto é ato administrativo formal, de competência privativa do Presidente da República, podendo veicular, em sua substância, atos individuais ou atos gerais. No primeiro caso, dirige-se a sujeitos determinados, produzindo efeitos concretos.

Qual a natureza jurídica do decreto Legislativo?

Os decretos legislativos são atos normativos primários veiculadores da competência exclusiva do Congresso Nacional previstos no art. 49 da Constituição Federal e, ainda, a regulamentação das relações jurídicas decorrentes de medidas provisórias rejeitadas.


Qual a natureza jurídica da lei?

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República a lei é um ato normativo primário e contém, em regra, normas gerais e abstratas. ... A ordem legislativa compreende a parte preliminar e o fecho da lei; a matéria legislada diz respeito ao texto ou corpo da lei.

Qual a força de um decreto?

O decreto tem menos força normativa (para garantia dos governados, assim deve ser visto) porque não passa pela discussão e aprovação legislativa, é simplesmente elaborado e assinado pelo presidente, governador ou prefeito, conforme o caso. O processo de formação da lei chama-se processo legislativo.

O que a Constituição fala sobre decreto?

Já o decreto está hierarquicamente abaixo da lei. Deve atender ao que pede a Constituição Federal e, principalmente, ter as leis como fonte de inspiração. O decreto não tem natureza jurídica de lei, mas é expedido por uma autoridade competente por via judicial.

LEIS, DECRETOS: qual é maior? ENTENDA A HIERARQUIA LEGAL!


33 curiosidades que você vai gostar

O que se entende por decreto?

DECRETO: decreto é uma ordem emanada de uma autoridade superior ou órgão (civil, militar, leigo ou eclesiástico) que determina o cumprimento de uma resolução. ESTATUTO: estatuto é um regulamento, que determina ou estabelece a norma.

O que um decreto pode estabelecer?

Constitui ato normativo, de competência privativa do chefe do Poder Executivo, para expedição de normas gerais complementares de lei, no sentido de torná-las operativa, sem, contudo, inovar, originariamente, o ordenamento jurídico.

Qual o poder de um decreto presidencial?

O decreto tem efeitos regulamentar ou de execução, expedido com base no artigo 84, IV da CF, para fiel execução da lei, ou seja, o decreto detalha a lei. Não podendo ir contra a lei ou além dela.

Quando um decreto passa a valer?

Cada decreto-lei entra em vigor cinco dias depois de ser publicado em Diário da República, excepto quando o mesmo indica uma outra data de entrada em vigor (que tem necessariamente de ser posterior à data de publicação).



Outras questões

Como identificar bandeira no gráfico?

Tem como lavar o filtro da geladeira Consul?

Como praticar Ho Oponopono Conheça a oração original e como Fazê-la?

Como verificar o nível de óleo do câmbio?

Qual o sotaque goiano?

Como oferecer abacate para bebê?

Qual é a oração de libertação?

O que fazer diante de uma causa impossível?

Como ocultar fotos do Instagram para uma pessoa?

Como ver hemograma completo?

Como deixar um leonino apaixonado por vc?

Qual o antídoto para picada de escorpião?

Como ordenar as mensagens no Gmail?

Como rastrear celular pelo IMEI no Google?

Como rastrear qualquer compra?

Como rastrear o cartão BMG?

Qual o papel do fisioterapeuta na reabilitação cardiovascular?

Como rastrear um pedido da terabyte?

Como é feita a cirurgia bariátrica sleeve?

Como rastrear objetos da Shopee?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com