Na lição da doutrina administrativista, o decreto é ato administrativo formal, de competência privativa do Presidente da República, podendo veicular, em sua substância, atos individuais ou atos gerais. No primeiro caso, dirige-se a sujeitos determinados, produzindo efeitos concretos.
Os decretos legislativos são atos normativos primários veiculadores da competência exclusiva do Congresso Nacional previstos no art. 49 da Constituição Federal e, ainda, a regulamentação das relações jurídicas decorrentes de medidas provisórias rejeitadas.
De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República a lei é um ato normativo primário e contém, em regra, normas gerais e abstratas. ... A ordem legislativa compreende a parte preliminar e o fecho da lei; a matéria legislada diz respeito ao texto ou corpo da lei.
O decreto tem menos força normativa (para garantia dos governados, assim deve ser visto) porque não passa pela discussão e aprovação legislativa, é simplesmente elaborado e assinado pelo presidente, governador ou prefeito, conforme o caso. O processo de formação da lei chama-se processo legislativo.
Já o decreto está hierarquicamente abaixo da lei. Deve atender ao que pede a Constituição Federal e, principalmente, ter as leis como fonte de inspiração. O decreto não tem natureza jurídica de lei, mas é expedido por uma autoridade competente por via judicial.
33 curiosidades que você vai gostar
DECRETO: decreto é uma ordem emanada de uma autoridade superior ou órgão (civil, militar, leigo ou eclesiástico) que determina o cumprimento de uma resolução. ESTATUTO: estatuto é um regulamento, que determina ou estabelece a norma.
Constitui ato normativo, de competência privativa do chefe do Poder Executivo, para expedição de normas gerais complementares de lei, no sentido de torná-las operativa, sem, contudo, inovar, originariamente, o ordenamento jurídico.
O decreto tem efeitos regulamentar ou de execução, expedido com base no artigo 84, IV da CF, para fiel execução da lei, ou seja, o decreto detalha a lei. Não podendo ir contra a lei ou além dela.
Cada decreto-lei entra em vigor cinco dias depois de ser publicado em Diário da República, excepto quando o mesmo indica uma outra data de entrada em vigor (que tem necessariamente de ser posterior à data de publicação).
Quais os benefícios e malefícios da goiaba?
Qual a palavra que nunca falou a verdade?
Qual o plural de degrau de escada?
Que fatores causam a poluição dos rios?
Como é feita a descrição de cargos?
Como imprimir o certificado do Conduapp Uber?
O que faz um Estagiário de suporte de TI?
Por que em algumas pessoas a banana e indigesta?
Como mostrar o tipo de arquivo no Windows 7?
Como tirar app de pasta no iPhone?
Qual a cor da fumaça da escolha do papa?
Qual a importância da gestão estratégica de custos?
Quanto tempo dura o link da SumUp?