Para tratar o Transtorno Explosivo Intermitente (TEI), é indicada a terapia cognitivo-comportamental associada ao uso de medicamentos, além de conversas com familiares. A terapia irá ensinar o paciente a se posicionar e a controlar a ansiedade e a agressividade.
Acredita-se que a principal causa do TEI seja o componente genético. Ele é transmitido de pais para filhos, especialmente em famílias com casos de outros transtornos, como transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e ansiedade generalizada.
Sintomas mais comuns no transtorno explosivo intermitenteAgressões físicas e sem justificativa ou razão;Surtos de raiva repentinos;Pressão e batimentos cardíacos descontrolados;Arremesso de objetos durante a crise;Sudorese e tremores pelo corpo;Falta de paciência e irritabilidade;
5 Dicas para controlar o comportamento explosivoRespire profundamente. Essa parece ser uma dica clichê, mas é realmente importante. ... Exercite a empatia. ... Liberte-se da necessidade de ter razão. ... Expresse seu descontentamento com serenidade. ... Encontre formas saudáveis de extravasar.
Como tratar? Para ajudar pessoas com esse tipo de comportamento agressivo e amenizar esses ataques de raiva é necessário que leve a um profissional de saúde mental para que o Psiquiatra avalie e veja a necessidade de uma medicação específica para seu caso. A psicoterapia está também associada ao tratamento.
23 curiosidades que você vai gostar
É importante saber que esse sentimento é normal, sendo uma resposta emocional a situações em que a pessoa se sente ameaçada, injustiçada, magoada ou frustrada.
Causas do ataque de raiva
Não se conhece a causa exata do ataque raiva, no entanto acredita-se que possa estar relacionado com fatores como familiares que possuem comportamento mais agressivo e impulsivo, alterações nos neurotransmissores e alterações na região do cérebro responsável pelo controle do impulso.
No adulto, uma das formas mais eficazes de evitar ter um surto de raiva consiste em se concentrar na respiração. Assim, pode-se contar até 10 e, durante esses segundos, aproveitar para refletir e tentar pensar no problema de outra forma, evitando partir imediatamente para a agressividade.
Já para lidar com pessoas com o comportamento explosivo e irritadiço, a psicóloga orienta esperar a hora certa para mostrar que aquele tipo de reação não é normal “Nunca se deve discutir com o pavio curto no alto da irritação. O ideal é esperar passar aquele momento, se manter distante ou tentar acalmá-la”.
Como distinguir cientificamente a presença de lentes ou espelhos nas figuras?
Como deixar todo o texto em caixa alta?
Como o Pecado Original é apagado?
Como alterar um valor em várias células no Excel?
Como ocorre a formação de Malonil-CoA?
Como mudar o tamanho da fonte do Windows 7?
Como transportar produtos não perecíveis?
Como ocorre a formação do fagossomo?
Como acessar conta comercial no Facebook?
Como cobrir casinha de cachorro?
Como regular termômetro digital Anu?
Como deve ocorrer o processo de acolhimento da gestante?
Como transportar um peixinho de aquário?
Qual é o comprovante de escolaridade?
Como aumentar o tempo de estudo no Duolingo?