Portanto, a gravidez é possível mesmo quando a mulher tem apenas uma trompa de Falópio, no entanto, a dificuldade de concepção pode ser maior, sendo necessário procurar um especialista em reprodução humana para identificar quais as chances reais e aumentá-las por meio de tratamentos adequados.
E a resposta é: SIM! Mas é importante entender as particularidades de cada caso! Mulheres com apenas uma trompa podem engravidar naturalmente, mas as chances são bem raras, ou através de tratamentos de reprodução assistida, como a fertilização in vitro (FIV), assim como as mulheres sem as duas trompas.
A fecundação, que é o encontro do óvulo com o espermatozoide, pode ocorrer com a existência de apenas uma trompa e um ovário. Mesmo que a mulher tenha sofrido alguma infecção ou problema ginecológico e precisou remover um órgão de cada, ela continua ovulando.
Pode engravidar tendo apenas um ovário.
Diferentemente do que ocorre quando a mulher tem os dois ovários, nessa situação a cada mês um dos ovários libera o óvulo para ser fecundado, há uma alternância entre um ovário e outro.
Quando a mulher tem apenas um ovário esse único ovário fica responsável por liberar um óvulo no período fértil da mulher, geralmente na metade do ciclo menstrual.
42 curiosidades que você vai gostar
Para engravidar novamente depois de uma gravidez tubária é aconselhado esperar cerca de 4 meses se o tratamento foi realizado com medicamentos ou curetagem, e 6 meses em caso de ter sido realizada uma cirurgia abdominal.
Gravidez com apenas uma trompa e um ovário é possível
Considerando que o ovário e a trompa existentes são do mesmo lado, as chances de gravidez natural serão praticamente as mesmas, pois a cada mês o ovário seleciona entre os dois ovários qual deles possui o melhor óvulo para a ovulação.
Entretanto, uma mulher normal pode ovular do mesmo ovário duas ou três vezes consecutivas e depois alternar para o outro lado e assim sucessivamente. Portanto, a alternância dos lados da ovulação pode não ser mensal. A forma mais precisa de identificar o lado da ovulação é pelo exame de ultrassom transvaginal seriado.
Para cerca de metade das mulheres, a ovulação é alternada entre os ovários direito e esquerdo (11), o que pode explicar porquê algumas pessoas observam a dor alternando de um lado para o outro (3). Para a outra metade, o lado da ovulação é mais aleatório, o que significa que a dor não é tão claramente alternada.
Como conservar o macarrão já cozido?
Como pagar boleto pela conta do Banco do Brasil?
Pode beber só não pode se embriagar?
O que são custas iniciais do processo?
O que eu devo fazer para não esquecer de nada?
Como mudar sua vida em 30 dias desafio?
Como usar cartão de débito no PagSeguro?
Como mudar a cor de tema do Windows 10?
Como pagar conta atrasada Comgás?
Como os italianos comem espaguete?
Como mudar nome de variáveis no R?
Como atualizar PC para 64 bits?
Como pagar cartão de crédito no internet banking Caixa?
O que fazer para disfarçar as gordurinhas na praia?
Como mudar o teclado para o português?