Nos casos mais graves, em que a tendinite no joelho não desaparece com repouso, medicação e fisioterapia após cerca de 3 meses, pode ser necessário fazer cirurgia para reparar os danos provocados no tendão do joelho, mas normalmente não há essa necessidade porque a fisioterapia alcança ótimos resultados.
O que Causa a Tendinite Patelar A mais aceita é de que, em algum momento, o músculo anterior da coxa perde sua capacidade de absorver o impacto por redução da qualidade de contração excêntrica, gerando sobrecarga ao tendão patelar.
O tratamento pode ser cirúrgico em casos refratários; ou conservador (não cirúrgico), como o tratamento por ondas de choque, a ingestão de analgésicos, repouso moderado e fisioterapia, que apresentam resultados satisfatórios em mais de 90% dos casos.
Tratamento da tendinite do joelho (rotuliana) O tratamento de todas as tendinites do joelho em geral passa sempre por medidas conservadoras, como fazer repouso, aplicação de gelo local, medicamentos (ou remédios) anti-inflamatórios por via sistémica ou tópica.
O diagnóstico da tendinite patelar é basicamente clínico, caracterizando-se por dor à palpação do pólo inferior da patela e do tendão adjacente ou dor durante a extensão forçada do joelho, podendo-se observar, em alguns casos, edema localizado e nódulo doloroso na região(1,5,6).
A tendinopatia crônica é uma inflamação dos tendões que perdura por bastante tempo. Pode afetar tanto esportistas quanto pessoas cujo trabalho inclui gestos repetitivos. Uma má postura corporal ou microtraumatismos podem originar o problema, que acomete ombros, joelho, cotovelo, punho, quadril ou tendão de Aquiles.
Caso haja a suspeita de existência de tendinite patelar, o médico ortopedista irá fazer a observação clínica dos sintomas e avaliar o historial do paciente. Para complementar o diagnóstico, são geralmente pedidos exames como o raio-x, a ultrassonografia ou a ressonância magnética.
Confira de seguida cada uma das vertentes do tratamento para a tendinite patelar. A crioterapia, ou seja, aplicação de gelo, deve ser realizada 3 a 4 vezes por dia, durante cerca de 15 a 20 minutos.
A tendinopatia patelar é uma patologia relativamente comum, com a estimativa de mais de 150 mil casos por ano no Brasil, sendo que as idades mais afetadas são entre 18 e 40 anos de idade.
A fisioterapia é uma importante vertente do tratamento para a tendinite patelar, pois além de ajudar a aliviar a inflamação e a dor, irá reabilitar o tendão e a musculatura envolvente. Geralmente o tratamento fisioterapêutico inclui a realização exercício de fortalecimento muscular do joelho, exercícios de alongamento e crioterapia.
Como organizar uma área externa?
O que é preciso para ser considerada Cinefilo?
Como orar por uma pessoa que não gosta da gente?
Como se chama quem gosta muito de praia?
Quem nasce nas Filipinas fala?
Como se chama metade gente metade cavalo?
Como tirar o rótulo do pote de margarina?
Como deixar a escrivaninha organizada?
Como se organizar na faxina da casa?
Como orar para conseguir um emprego?
Como deve ser a recepção de uma empresa?
Como organizar roupas no armário?
Como deixar área de serviço organizada?
Como organizar as pastas de um escritório?