Nos casos mais graves, em que a tendinite no joelho não desaparece com repouso, medicação e fisioterapia após cerca de 3 meses, pode ser necessário fazer cirurgia para reparar os danos provocados no tendão do joelho, mas normalmente não há essa necessidade porque a fisioterapia alcança ótimos resultados.
O que Causa a Tendinite Patelar A mais aceita é de que, em algum momento, o músculo anterior da coxa perde sua capacidade de absorver o impacto por redução da qualidade de contração excêntrica, gerando sobrecarga ao tendão patelar.
O tratamento pode ser cirúrgico em casos refratários; ou conservador (não cirúrgico), como o tratamento por ondas de choque, a ingestão de analgésicos, repouso moderado e fisioterapia, que apresentam resultados satisfatórios em mais de 90% dos casos.
Tratamento da tendinite do joelho (rotuliana) O tratamento de todas as tendinites do joelho em geral passa sempre por medidas conservadoras, como fazer repouso, aplicação de gelo local, medicamentos (ou remédios) anti-inflamatórios por via sistémica ou tópica.
O diagnóstico da tendinite patelar é basicamente clínico, caracterizando-se por dor à palpação do pólo inferior da patela e do tendão adjacente ou dor durante a extensão forçada do joelho, podendo-se observar, em alguns casos, edema localizado e nódulo doloroso na região(1,5,6).
A tendinopatia crônica é uma inflamação dos tendões que perdura por bastante tempo. Pode afetar tanto esportistas quanto pessoas cujo trabalho inclui gestos repetitivos. Uma má postura corporal ou microtraumatismos podem originar o problema, que acomete ombros, joelho, cotovelo, punho, quadril ou tendão de Aquiles.
Caso haja a suspeita de existência de tendinite patelar, o médico ortopedista irá fazer a observação clínica dos sintomas e avaliar o historial do paciente. Para complementar o diagnóstico, são geralmente pedidos exames como o raio-x, a ultrassonografia ou a ressonância magnética.
Confira de seguida cada uma das vertentes do tratamento para a tendinite patelar. A crioterapia, ou seja, aplicação de gelo, deve ser realizada 3 a 4 vezes por dia, durante cerca de 15 a 20 minutos.
A tendinopatia patelar é uma patologia relativamente comum, com a estimativa de mais de 150 mil casos por ano no Brasil, sendo que as idades mais afetadas são entre 18 e 40 anos de idade.
A fisioterapia é uma importante vertente do tratamento para a tendinite patelar, pois além de ajudar a aliviar a inflamação e a dor, irá reabilitar o tendão e a musculatura envolvente. Geralmente o tratamento fisioterapêutico inclui a realização exercício de fortalecimento muscular do joelho, exercícios de alongamento e crioterapia.
Qual a importância do meio ambiente para a humanidade?
O que é uma fração aparente exemplo?
Como fazer um script para vender?
Qual região da Ásia apresenta maior número de países?
Como o professor deve trabalhar com um aluno surdo?
Quem é o assistente técnico em perícia?
Qual a diferença entre ação penal pública condicionada e incondicionada?
Quem já participou do ProUni pode participar do Sisu?
Como eram as famílias de antigamente?
Como saber se o espumante é doce?
Qual é o mineral mais duro do mundo?
Quais são os produtos de uma célula aa ao final?
Como é feito o ensaio de carbonatação?
Quais são os serviços públicos privativos e não privativos?