Para a jornada de trabalho ser válida pelas regras da CLT, ela deve ser de 8 horas diárias e 44 horas semanais. Contudo, em alguns casos, pode ser que ela aconteça de forma diferente. Além disso, cada empresa pode dividir essa jornada em diversas escalas, como veremos a seguir.
Nos Estados Unidos, a jornada média era de 70 horas semanais ao fim do século XVIII, de 60 horas ao fim do século XIX, e de 50 horas no início do século XX. Em 1926, a Ford e outras empresas adotavam uma jornada de 40 horas.
A Constituição da República, em seu artigo 7º, inciso XIII, inclui, entre os direitos dos trabalhadores, a “duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho”.
Estudos registram que entre os séculos XVIII e XIX os trabalhadores passavam de 12 a 16 horas trabalhando.
Os operários eram submetidos a jornadas de 10 a 12 horas, muitas vezes acrescidas de horas-extras. Era comum aumentar a velocidade das máquinas, impor multas ou utilizar violência contra os trabalhadores. ... A CLT limitou o período de trabalho adicional a duas horas-extras diárias.
43 curiosidades que você vai gostar
Apontada como a primeira lei trabalhista, o Moral and Health Act foi promulgado na Inglaterra por iniciativa do então primeiro-ministro, de Robert Peel, em 1802. Ele fixou medidas importantes, mas inadmissíveis hoje em dia: duração máxima da jornada de trabalho infantil em 12 horas, além de proibir o trabalho noturno.
Como era: a jornada ficava limitada a 8 horas diárias de trabalho, 44 horas semanais e 220 horas mensais, com o máximo de 2 horas extras por dia. Como ficou: a jornada diária poderá atingir até 12 horas de trabalho, com 36 horas posteriores de descanso.
Jornada de trabalho abusiva e desumana
Fora isto, em uma época pré-legislação trabalhista, nas primeiras fábricas as condições de trabalho eram realmente insalubres, especialmente por causa da falta de cuidados para com a segurança, sendo que acidentes eram comuns, com mutilações de pessoas, entre outras coisas.
Na prática, a família viabilizava a proletarização do trabalho para o capital. O trabalho de mulheres e crianças era corriqueiro, não contando com legislação específica. As mulheres representavam 25% dos postos de trabalho paulistanos em 1920.
Como se tornar sua prioridade?
Como ocorreu o primeiro e o segundo triunvirato?
O que fazer em caso de intoxicação por progressiva?
Tem como usar iPad como notebook?
Como instalar o Windows remotamente?
Quanto ganha um Avaliador do Google?
Quais as características do tubarão?
O que é uma certidão de tutela?
O que é a linha d'água dos olhos?
Como eu faço para me tornar um sócio torcedor do Vasco da Gama?
Como usar meia cano médio feminino?
Como se tornar um assessor de um artista?
Quando usar manta térmica no telhado?
Como preparar a manta líquida preta Quartzolit?