Não é por acaso que ele ficou conhecido como o maior nome de nossa Literatura: sua obra, composta por romances, contos, crônicas e poemas, comprova sua genialidade. Que tal conhecermos a biografia de Machado de Assis? O Escola Kids apresenta para você um pouco da elegância e da ironia do “Bruxo do Cosme Velho”.
Joaquim Maria Machado de Assis, mais conhecido como Machado de Assis, foi precursor do realismo brasileiro e fundador e presidente da Academia Brasileira de Letras, sendo esse um de seus maiores e mais importantes feitos.
Era filho de dois ex-escravos mulatos alforriados: o pintor de paredes Francisco José de Assis e a lavadeira Maria Leopoldina Machado de Assis. Essa situação marcou toda a sua vida, já que a escravidão só seria abolida no Brasil 49 anos depois do seu nascimento.
Diz a lenda que ele queimou várias cartas em um caldeirão no sobrado situado nesse endereço, fazendo a vizinhança o chamar de “O Bruxo do Cosme Velho” – alcunha que só se popularizou quando o poeta Carlos Drummond de Andrade escreveu “A um bruxo, com amor”, no qual reverencia a vida e a obra de Machado de Assis.
Aos 16 anos, ele publicou seu primeiro poema, “Ela”, na revista “Marmota Fluminense”. Em 1858, ele começou a escrever para jornais. Seus romances podem ser divididos em períodos romântico e realista.
34 curiosidades que você vai gostar
Era madrugada de 29 de setembro de 1908. Há 113 anos, morreu, na casa 18 da rua Cosme Velho, Joaquim Maria Machado de Assis. O escritor, com 69 anos e castigado pela epilepsia, foi levado por um câncer. Seu legado como romancista, cronista, poeta e teatrólogo o consagrava como o maior nome da literatura brasileira.
Nascido em 21 de junho de 1839, na capital do Rio de Janeiro, Joaquim Maria Machado de Assis foi um escritor à frente de seu tempo. ... Embora tenha se consagrado como autor de textos narrativos, Machado de Assis também se destacou no desenvolvimento de crônicas e outros gêneros literários.
A partir de Memórias Póstumas, ele se consagrou como um profundo conhecedor da psique humana, explorando as hipocrisias e vaidades de seus personagens em narrativas irônicas onde o pessimismo se veste de bom-humor sem perder a profundidade e a oportunidade de alfinetar a política e a sociedade da época.
Machado de Assis foi o principal nome do Realismo brasileiro, o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras e um dos escritores mais aclamados da literatura. O carioca nascido no Morro do Livramento atuou como jornalista, crítico, cronista, dramaturgo e poeta.
"Era grotesca tal máscara, mas a ordem social e humana nem sempre se alcança sem o grotesco, e alguma vez o cruel. Os funileiros as tinham penduradas, à venda, na porta das lojas". Descreve também como o "ferro ao pescoço era aplicado aos escravos fujões.
Além de carregar o estigma da cor da pele, Machado sofreu com dois outros preconceitos. Gago e epilético, ele era visto com maus olhos por muitos membros da sociedade.
ASSIS, 2008
Após descrever esses utensílios, o narrador, com a típica ironia machadiana, comenta: “Há meio século, os escravos fugiam com frequência. Eram muitos, e nem todos gostavam da escravidão. Sucedia ocasionalmente apanharem pancada, e nem todos gostavam de apanhar pancada.” (ASSIS, 2008.
As características principais das obras de Machado de Assis são:Crítica à burguesia e à sociedade de maneira geral;Ironia;Metalinguagem;Diálogo direto com o leitor.
Carolina Augusta, portuguesa nascida no Porto, veio para o Brasil para morar com um irmão solteirão, o poeta Faustino Xavier de Novaes. Machado era amigo de Faustino, e foi na casa dele que conheceu a mulher.
Machado de Assis inicia o realismo no Brasil com a publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881). Na sua produção, Machado de Assis retratava a burguesia por meio de uma visão crítica, desnudada. Entretanto, não costumava trazer à tona os mais pobres nas suas obras. O Autor utilizava-se de uma ironia fina.
São os maiores escritores brasileiros de todos os tempos.Machado de Assis (1839-1908) ... Guimarães Rosa (1908-1967) ... Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) ... Clarice Lispector (1920-1977) ... Mário de Andrade (1893-1945) ... Graciliano Ramos (1892-1953) ... Manuel Bandeira (1886-1968) ... Lima Barreto (1881-1922)
Entretanto, Machado de Assis foi um crítico ácido da elite de seu tempo. Os traços de uma sociedade que buscava sua modernização em meio à forte permanência de resquícios coloniais estão presentes em personagens caracterizados pela ambição, desonestidade, tibieza de caráter e egoísmo.
Sua obra continua a impressionar o leitor de hoje porque, como dizem os críticos, parece ficar mais atual à medida que o tempo passa. Os textos de Machado abordam, com visão aguda e de forma elaborada, vários aspectos da vida humana.
Machado de Assis (1839-1908) é um dos maiores representantes da literatura brasileira. O grande escritor foi o responsável por inaugurar o Realismo, que teve como marco inicial a obra "Memórias Póstumas de Brás Cubas", publicada em 1881.
O tradutor
Machado de Assis falava francês, inglês e latim fluentemente. O francês, dizem, ele aprendeu com um padeiro imigrante; já o latim teria sido ensinado a ele por um padre.
O avô de Machado de Assis foi escravo em uma chácara no morro do Livramento, no Rio de Janeiro, onde o escritor nasceu e foi batizado pela dona da casa, Maria José de Mendonça Barroso. Aliás, foi lá que ele aprendeu a ler.
Quais são os 2 tipos de morte celular diferencie as?
O que é FPS e como é calculado?
É um exemplo de problema de aprendizagem não supervisionada?
Porque a tristeza segundo Deus?
Que ano a Microsoft foi lançado?
Como sempre ganhar no jogo Uno?
Como clarear manchas na pele caseiro?
Quais os alimentos que dá insônia?
Quais são os tipos de indústrias de Santa Catarina?
Quem são os filhos de Maria e José?
O que estuda a teoria de preços?
O que é dor no lado esquerdo da barriga?
É verdade que a cerveja puro malte não engorda?