Por que o cacto pode murchar? O principal problema que podemos encontrar nos cactos é a murcha causada pela podridão das raízes, que tem como principal promotor a água em excesso. E isso deve ser tratado rapidamente para evitar a propagação para o restante da planta. Além disso, o cacto pode murchar por falta de água.
Caso o cacto comece a ficar molenga na base, diminua as regas, troque a terra e deixe-o no sol. Se a deformidade não evoluir, é mais provável que ele tenha sido vítima de um tombo ou do esbarrão de algum visitante desavisado.
Cacto murcho
Para saber se um cacto está murcho, observe se suas folhas estão meio caídas, um pouco enrugadas ou talvez encolhidas, e isso varia de acordo com a quantidade de água que está em falta na planta. ... Um cacto seco, que muda até sua tonalidade para o marrom, vai precisar de uma boa hidratação.
Como cuidar de cactos doentes?Os cactos murchos ou enrugados precisam de água. ... No caso das partes apodrecidas devem ser cortadas;Se você perceber que o solo está úmido, transfira de imediato a planta para outro vaso;Mas se o solo não estiver úmido, aguarde até que ele fique seco para irrigar novamente;
O que fazer para deixar o cacto mais grosso
Mas é sempre bom adubar a planta para que ela possa crescer vigorosa.
36 curiosidades que você vai gostar
Se seu cacto estiver ficando amarelado devido à podridão, você deve replantá-lo em um novo vaso com um substrato poroso que tenha uma boa drenagem, colocando uma boa base de cascalho. Talvez a razão para a podridão seja solo ou substrato muito compacto.
Como todo ser vivo é adaptável, os cactos possuem a capacidade de armazenar água nas suas folhas, caule e raiz e resistir a longos períodos de estiagem. Isso significa que este tipo de planta precisa de sol e não tolera o excesso de água.
Os cactos e mini-cactos são muito resistentes, por isso, você pode plantá-los em praticamente qualquer lugar. Mas lembre-se, eles crescem a medida que suas raízes possuem espaço. Assim, um cacto em vaso pequeno não vai crescer muito, já um cacto em vaso grande, poderá chegar a vários metros dependendo da espécie.
Isso se deve ao acúmulo de sais minerais tanto na terra quanto na própria planta, que podem até ter problemas para absorver os minerais necessários. Para consertar, você tem que regar sempre que possível com água da chuva ou, se não for possível, com água engarrafada ou que deixaremos para repousar durante a noite.
Rega. Em um vaso com furo embaixo, a rega deve ser feita a cada 15 ou 20 dias. Caso ele fique no sol direto, a água vai evaporar mais rápido e esse intervalo precisará ser menor. Mas a dica é checar quando a terra estiver seca: aí sim seus cactos estão precisando de água.
Como sei se a planta precisa de água? Espete um palito ou coloque seu dedo na terra. Se ele sair sujo, ainda não é preciso regar. Saindo seco, você pode colocar água devagar e com bom senso.
O excesso de água, um problema comum com as espécies cultivadas dentro de casa, pode levar à uma textura sensível e uma aparência amarelada ou acinzentada. Se o cacto aparentar seco e o solo estiver molhado, significa que o problema pode ter sido causado por um fungo.
Cactos gostam de locais arejados
Os cactos também precisam de muito sol e espaço aberto, um lugar arejado onde eles possam tomar um ar. Por isso, fique ligado onde você vai deixar seus vasinhos. Tente colocá-los perto das janelas ou varandas, onde bata sol e vento.
Os cactos são comuns em regiões áridas, principalmente em desertos. Mas isso não significa que não possam viver em apartamentos, locais frios ou em meio aos grandes centros urbanos! Mas é importante mantê-las em locais arejados, onde possam tomar ar e, de preferência, onde bata sol.
Mini-cacto
O mini cacto, ao contrário do cacto grande, não deve ser exposto à luz direta. Eles se adaptam muito melhor em ambientes internos e bem iluminados. Geralmente, as regas são semanais, porém, sempre verifique o solo das plantas de sombra para saber se precisa de mais água ou não.
Dê mais água a cactos murchos.
Se o cacto apresentar partes encolhidas, enrugadas ou murchas (de aspecto pendente, flácido), ele provavelmente precisa de mais água. Caso o solo esteja totalmente seco, irrigue-o minuciosamente, deixando o excesso de água escorrer pelo fundo do vaso.
O FORMATO DA FOLHA DIZ TUDO
Quando as folhas estão bem juntinhas, significa que a planta está saudável. Se as folhas estiverem muito separadas, ou com um comprimento fora do esperado, quer dizer que a planta precisa de mais luz solar. Se sua suculenta está compacta e unida, então está esbanjando saúde!
Em relação à irrigação, se a terra se alagar com facilidade, devemos retirar o cacto de lá, pois podemos perdê-lo. Podemos replantar no solo, mas somente se antes fizermos um buraco de cerca de 50 x 50cm no mínimo e preenchermos com pedra-pomes ou algo semelhante.
Nas semanas seguintes ao plantio de suas novas sementes de cacto, os brotos começarão a germinar. Cactos normalmente crescem muito lentamente, de modo que isso pode levar um mês ou mais.
Aparecida, cactos normalmente precisam de muitas horas de sol direto para produzir flores - só com claridade eles não costumam florescer. Caso seu vaso esteja dentro de casa, vá aos poucos colocando a planta num local de sol pleno, um pouquinho por semana.
Qual valor do Bolsa Família em 2021?
Quais os possíveis riscos para o paciente e para o doador?
Como calcular o consumo do meu ar condicionado?
Quanto ganha um decorador de interiores em portugal?
Qual novena fazer para alcançar uma graça?
Quanto custa um detetive particular rj?
Quais os tipos de alvenaria de vedação?
Quando a citação tem que ser pessoal?
Como excluir lançamentos futuros Bradesco?
Como cuidar do sapinho na boca do bebê?
Quais são os caboclos da Linha de Ogum?