Uma dúvida comum de algumas mulheres é se o corpo lúteo visto no exame de ultrassom pode significar gravidez. A resposta é não.
Possui duração de 11 a 16 dias, dependendo do organismo da mulher, e começa quando o folículo que continha o ovócito durante a ovulação se transforma em corpo lúteo. A partir de então, passa a produzir progesterona e estrogênio. O pico desta produção acontece geralmente no 14º dia da fase lútea.
Até as 8 semanas de gestação, o corpo lúteo que produz a progesterona e, após esse período, é a placenta que assume tal função. Em algumas mulheres o corpo lúteo não produz progesterona por tempo suficiente e estas acabam abortando. Há atualmente alguns métodos para diagnóstico da insuficiência do corpo lúteo.
O cisto funcional ou cisto de corpo lúteo é a certeza de que houve ovulação e com isso uma possível gravidez pode ficar ainda mais próxima de acontecer.
Cisto de corpo lúteo – o corpo lúteo é uma área de tecido dentro do ovário que aparece após a liberação do óvulo de dentro do folículo. Se não ocorre gravidez, o corpo lúteo geralmente regride e desaparece. No entanto, ele pode ser preenchido de fluido ou de sangue e persistir dentro do ovário.
Ele quem produz os hormônios que mantêm a gravidez na fase inicial. A depender do tamanho deste corpo lúteo, as mulheres mais sensíveis podem sentir e manter uma queixa persistente de dor ovariana. Assim, durante o primeiro e o segundo trimestres da gravidez, é possível, e bastante freqüente, que a mulher sinta dores.
O corpo lúteo é formado pelas células da granulosa e tem grande importância no ciclo menstrual pois secreta um hormônio chamado progesterona. Ele possui colocação amarela em função da luteína que é o hormônio presente nele. Corte de um ovário mostrando o corpo lúteo na parte superior.
Depois da ovulação, o corpo lúteo continua a desenvolver-se devido a estímulos hormonais, principalmente dos hormônios LH e FSH, e libera estrogênio e progesterona, principalmente, em grandes quantidades, que é o hormônio responsável pela manutenção das condições do endométrio para uma possível gravidez.
Quando se dá a fecundação no óvulo libertado, o corpo lúteo começa a crescer e a segregar grandes quantidades de progesterona nos primeiros meses de gravidez. Tal torna possível que a mucosa uterina se desenvolva o suficiente e acolha a nidação, e se criem, consequentemente, as condições adequadas para que cresça o ovo e se alimente o embrião.
A fecundação humana é o nome que se dá quando um óvulo é fertilizado por um espermatozoide, durante o período fértil da mulher, dando início a uma gravidez.
Porque o Nordeste é a região mais pobre?
Quantos elétrons existem no último nível da configuração eletrônica antimônio Z 51?
Qual a diferença entre atrito de rolamento e atrito de deslizamento?
Qual é a linguagem do Humanismo?
Quais os tipos de padrão construtivo?
Qual a diferença do ecossistema natural e artificial?
Como fazer o cálculo de kg para G?
O que faz mal na escova progressiva?
Porque que zero elevado a zero é igual a um?
Como conservar o pão francês na geladeira?
Que verbos usar no objetivo geral?
Para que serve a Liga do aparelho ortodôntico?
É preciso estar em jejum para fazer exame de urina?
Quais são as três principais áreas de atuação da psicomotricidade?