“Os antitérmicos atuam no mecanismo da cascata de inflamação, mas especificamente nas enzimas conhecidas como cicloxigenases (COX). Desta forma, também impedem a liberação das prostaglandinas e passam a ter um efeito indireto central no hipotálamo”, afirma Dr.
Pequenas elevações na temperatura do corpo aumentam o metabolismo, ajudando a combater as infecções. Aos antitérmicos, portanto: alguns tipos desses remédios agem no início do processo, inibindo a produção da prostaglandina, enquanto outros atuam diretamente sobre o hipotálamo, impedindo que ele seja influenciado.
Os antipiréticos fazem com que o hipotálamo "ignore" ou modula as funções do hipotálamo a diminuir a temperatura um aumento induzido por interleucina. O corpo então irá trabalhar para baixar a temperatura e o resultado é a redução da febre. Contraditoriamente, a maioria dos antipiréticos são usados para outros fins.
O paracetamol bloqueia a produção de prostaglandinas, fazendo o corpo menos ciente da dor ou da lesão. É indicado para aliviar dores moderadas e leves, como dores de cabeça, torções e dente. O analgésico também reduz a temperatura do corpo.
O tempo médio de espera para se beneficiar de seus efeitos é de 30 a 60 minutos, o que tem duração de aproximadamente 4 horas.
A dipirona monoidratada comprimido 1g: adultos e adolescentes acima de 15 anos: ½ a 1 comprimido até 4 vezes ao dia. Se o efeito de uma única dose for insuficiente ou após o efeito analgésico ter diminuído, a dose pode ser repetida respeitando-se o modo de usar e a dose máxima diária, conforme descrito acima.
Antitérmicos. Os antitérmicos, também conhecidos como antipiréticos, são utilizados para combater a febre ao inibir o mecanismo que eleva a temperatura corporal. Alguns dos medicamentos mais conhecidos desse grupo são o ácido acetilsalicílico, a dipirona, o ibuprofeno e o paracetamol.
Mecanismo de ação: Analgésico: Atua inibindo a síntese de prostaglandinas ao nível do SNC. Eleva o limiar do impulso doloroso ao nível periférico. Antipirético: Inibe a COX-1 no centro hipotalâmico regulador da temperatura. Produz vasodilatação periférica.
Como agem os remédios antitérmicos? A febre indica que algo está errado com a saúde: a pessoa febril pode estar com uma infecção, uma inflamação ou ainda uma lesão no sistema nervoso.
Antitérmicos: Como funcionam os medicamentos responsáveis pela redução da febre? Quando alguém está com febre, a solução padrão para abaixar a temperatura do corpo e amenizar os sintomas relacionados ao quadro é o uso de antitérmicos. No entanto, a maioria das pessoas não sabe como eles agem no organismo.
Afinal, qual é o certo: antitérmico ou antipirético? Apesar de um nome distinto, os medicamentos antipiréticos cumprem a mesma função dos antitérmicos. Você também pode buscar essa espécie de medicamento com as nomenclaturas de antifebril e febrífugo.
Apesar dos antitérmicos não atuarem na raiz da doença que gera a febre, Brenno destaca que seu uso é importante mesmo assim. “A principal importância recai sobre o conforto, através do alívio de sintomas como dores de cabeça e dores articulares.
Qual o tamanho de um vagão de trem?
São características da agricultura moderna?
Como saber se a água é mineral ou não?
Quanto tempo o dente siso dói depois de arrancado?
Quanto tempo de trem de Barcelona para Valência?
Qual o salário de um terceiro sargento?
Como saber se seu pet tem alergia alimentar?
Como ler o peso na balança Antropometrica?
O que são produtos para saúde passíveis de processamento?
O que é lápis de cor aquarela?
Como são classificados os tipos de corrosão segundo a morfologia dos mesmos?
Qual a composição do tecido poliamida?
Como é a prova da primeira fase da Unicamp?
Quanto custa para rebaixar um carro?