O que acontece no caso dos daltônicos é algum grau de deficiência nas células da retina de identificação da luz. E, apesar de geralmente os daltônicos serem identificados como pessoas que confundem as cores vermelha e verde, este seria apenas um dos tipos de daltonismo, e o mais forte deles.
Para que você e sua irmã vejam as mesmas cores, vocês devem ter o mesmo tipo de fotorreceptores (células da retina que recebem a luz), ou seja, ter a mesma capacidade genética de “enxergar cores” – supondo, é claro, que vocês não tenham nenhuma doença, como o daltonismo, que altera a percepção das cores.
Cada um de nós tem uma maneira diferente de enxergar as cores, mesmo que, geralmente, seja bem parecida. Isso acontece porque as cores não estão presentes nos objetos: elas são frequências de luz, e a forma como nós as enxergamos depende de como os nossos olhos e cérebro captam e processam essas frequências.
Essa célula é conhecida por absorver as ondas particulares de luz e transmiti-las ao cérebro. Uma pessoa comum consegue enxergar cerca de um milhão de cores, já no caso do tetracromata estima-se que esse número chegue aos 100 milhões. “É chocante para mim o quão pouco as pessoas podem ver”, diz Antico.
Isso poderia influenciar as cores que vemos. Mas o fato é que nosso cérebro faz ajustes para garantir que sempre vejamos os morangos na cor vermelha, independente da cor da luz do lugar onde os estamos vendo (e comendo).
Duas pessoas podem fazer uma leitura diferente do mesmo objeto com base não só na luz que está sendo lançada sobre ele, mas também do quanto de luz é refletida pelo objeto. Isso quer dizer que o cérebro pode interpretar um vestido refletindo menos luz (preto e azul), ou refletindo mais luz (branco e dourado).
Quando os olhos veem diferente Várias doenças oculares podem se manifestar desta maneira. Exemplos mais comuns são erros refrativos, ambliopia, ceratocone, glaucoma, problemas de retina e catarata. É muito difícil para os pais testar a qualidade de visão ou observar alterações visuais em crianças.
O ato de enxergar o outro como um ser singular implica reconhecer que o outro é diferente de você.
Os três cones existentes na retina são sensíveis respectivamente ao vermelho (R), ao verde (G) e ao azul (B), chamadas cores primárias de luz. Young, no século XIX, mostrou experimentalmente que a retina tem 3 tipos distintos de foto pigmentos, sensíveis `as 3 cores primarias: vermelho, verde e o azul.
Cada um de nós tem uma maneira diferente de enxergar as cores, mesmo que, geralmente, seja bem parecida. Isso acontece porque as cores não estão presentes nos objetos: elas são frequências de luz, e a forma como nós as enxergamos depende de como os nossos olhos e cérebro captam e processam essas frequências.
Se você sempre se perguntou o que define as cores de objetos e por quê enxergamos determinadas cores e outras não, a resposta pode ser mais chocante do que você espera: cores não existem. Aliás, melhor dizendo, elas existem, mas dependem do observador, ou seja, existem diferentemente para cada pessoa e/ou espécie.
É claro que nós conseguimos perceber as cores, distinguí-las graças ao nosso organismo que funciona perfeitamente. O mecanismo do nosso corpo é que nos faz perceber o colorido de coisas e objetos, que diferencia o verde do preto, etc.
Só se consegue entender bem o processo de percepção das cores quando se compreende bem a adição e subração das cores para chegar a tonalidades secundárias. Falando de cores primárias, podemos citar o exemplo da luz que emite os monitores de computador e para produção de novas tonalidades é usado o processo aditivo.
Como acontece o ciclo do carbono no meio ambiente?
Qual a origem do cálcio para contração do músculo liso?
Como tirar bloqueio de impressão de PDF?
Como proteger o cabelo do suor da corrida?
Como proteger planilha do Excel online?
Como colocar senha em uma pasta de um HD externo?
Como entrar com ação no Juizado Especial Paraná?
Como imprimir quebra de linha em Python?
Porque antibiótico ataca o estômago?
O que acontece na membrana da célula?
Como proteger os pés das cadeiras?
Como registrar acordo coletivo no Ministério do trabalho?
Como proteger os dentes do limão?
Como protocolar cumprimento de sentença no Juizado Especial Cível?
Como configurar a página para paisagem no LibreOffice?