A membrana celular é uma camada fina e altamente estruturada de moléculas de lípidos e proteínas, organizadas de forma a manter o potencial eléctrico da célula e a controlar o que entra e sai da célula (permeabilidade selectiva da membrana).
Proteínas de membrana Como visto, a membrana plasmática apresenta proteínas que estão inseridas na bicamada lipídica. Essas exercem várias funções na célula, como: transporte de substâncias, atividades enzimáticas e comunicação entre células.
Proteína de Canal: transporte mais rápido, onde cria-se uma passagem do meio extracelular para o intracelular e vice-versa. Enzimas: catalisam reações químicas que ocorrem na superfície externa ou interna da célula.
Os Receptores de membrana são proteínas que se encontram na membrana celular, específicos para certas moléculas, como os remédios. Quando os receptores tem contato com estas moléculas, desencadeiam reações químicas no interior da célula. Estas reações modificam de alguma maneira o comportamento celular.
Os fosfolipídios e as proteínas são considerados os principais componentes moleculares de uma membrana plasmática. Os fosfolipídeos possuem uma estrutura longa e complexa. Eles são lipídeos associados às moléculas de Fosfato. A sua principal função é manter a estrutura da membrana plasmática.
Assim, proteínas integrais podem ser isoladas da membrana plasmática. Após o isolamento destas duas proteínas da membrana plasmática, as proteínas periféricas podem ser dissolvidas em tampões aquosos neutros, enquanto as proteínas integrais não podem ser dissolvidas em tampões ou agregados aquosos neutros.
→ Proteínas de membrana. As proteínas presentes na estrutura da membrana plasmática desempenham uma série de funções importantes para a célula, estando relacionadas, por exemplo, com o transporte de substâncias, comunicação entre células vizinhas e atividades enzimáticas.
Em contraste, as proteínas integrais estão estreitamente ligadas e interagem diretamente com o núcleo hidrofóbico da membrana plasmática. Devido a estes motivos, a dissociação protéica integral é mais difícil do que as proteínas periféricas.
Essas proteínas são geralmente responsáveis pela capacidade de uma célula interagir com o ambiente externo. As proteínas integradas são principalmente encontradas submersas total ou parcialmente na bicamada de fosfolípidos da membrana plasmática. Essas proteínas possuem regiões tanto polares quanto não-polares.
Como é a reprodução de corais?
Qual é a transitividade do verbo estar?
Quanto ganha 1 sargento da Marinha 2021?
Quando usar ponte de Wheatstone?
Qual é a matéria prima do macarrão?
Quanto um iniciante em marketing digital ganha?
Porque os faraós eram enterrados com seus pertences?
Qual o nome da faculdade de Marketing?
Quando a vela queima rápido e sobra cera?
Como cuidar de planta no inverno?
Qual é a relação entre a demanda e renda?
Como fazer um mapa com vários endereços?
O que caracteriza o funcionalismo?
Como mudar o nome no Pokémon GO 2021?