A filosofia, como expoente do conhecimento racional pensado de maneira sistemática, surgiu na Grécia em meados do século VI a.C. Essa nova ciência surgiu a partir da necessidade de explicar o mundo de maneira racional.
Filosofia Moderna: Características O predomínio da razão sobre a religião. A valorização da ciência e das experiências. A valorização do idealismo e da liberdade. A valorização do pensamento laico.
O pensamento moderno é profundamente marcado pela questão do “sujeito”, ou seja, o cogito cartesiano capaz de, por meio de uma autonomia da consciência, ser responsável pela ação do pensar no homem.
A Renascença é preparada pelo Humanismo, e tem como seu equivalente religioso a reforma protestante. 2. A este primeiro período do pensamento moderno, que, substancialmente, abrange os séculos XV e XVI, se seguem o racionalismo e o empirismo, que abrangem os séculos XVII e XVIII.
A Filosofia, como conhecemos, teve origem na Grécia Antiga como resultado de uma intensa mudança de pensamento.
filosofia ocidental surgiu na Grécia antiga no século VI a.C. A partir de então, uma sucessão de pensadores originais – como Tales, Xenófanes, Pitágoras,Heráclito e Protágoras – empenhou-se em responder, racionalmente, questões acerca da realidade última das coisas, das origens e características do verdadeiro ...
A Filosofia Moderna caracteriza-se, principalmente, por uma guinada ao Humanismo, iniciada no Renascentismo, e pela valorização incondicional à razão trazida à luz pelo ceticismo e pela descoberta de que o ser humano independe de instâncias racionais metafísicas, como Deus, para descobrir o seu intelecto.
Estão entre as principais características da Filosofia Moderna o ceticismo em relação às crenças antigas e às crenças costumeiras, a valorização da razão, a tentativa de estabelecer os limites do conhecimento humano e do modo como podemos conhecer o mundo verdadeiramente e a valorização de uma vida política que entende ...
Entender o mundo e sua evolução histórica faz parte de saber como funciona o pensamento moderno, pois a construção ideacional da busca por visualizar a essência do real. E isso torna o pensamento moderno algo fundamental para prospectar a verdade nas ideias.
Mas segundo o helenista Jean-Pierre Vernant, nem milagre, nem orientalismo em suas extremidades, definem o surgimento da Filosofia.
As principais características da filosofia moderna estão pautadas nos seguintes conceitos: Antropocentrismo e Humanismo. Cientificismo. Valorização da natureza. Racionalismo (razão) Empirismo (experiências) Liberdade e idealismo. Renascimento e iluminismo. Filosofia laica (não religiosa)
Entre os filósofos do período moderno, podemos destacar: Isaac Newton : o físico, filósofo e matemático que revolucionou a Física Moderna ao sistematizar as suas três leis.
Escolas da Filosofia Moderna. Na Modernidade, tivemos a formação de duas escolas principais relativas à teoria do conhecimento (empirismo e racionalismo), e a consolidação de escolas políticas que resultaram, principalmente, no Iluminismo, que operou uma junção entre conhecimento, moral e política.
Quem pode dar aula de Krav Maga?
O que caracteriza o Antigo Regime Brainly?
Como se pode ser definida uma instituição social?
Qual é o tipo de raiz da mandioca?
O que é preciso para ser oficial do Exército?
O que é preciso para ser higienista?
Como ser um jogador profissional de xadrez?
Como se tornar um consultor do Sebrae?
Qual Faculdade fazer para ser detetive particular?
Como se fala Crush em português?
Como escrever Uzumaki Naruto em japonês?