Um número muito pequeno de pessoas é capaz de lembrar de quase todos os detalhes de sua vida. Elas têm a síndrome de hipertimesia. Se fornecidas uma data, elas são capazes de nos contar onde e o quê estavam fazendo naquele dia em particular.
Segundo o que apontam os psicólogos, um dos motivos mais comuns para uma pessoa se sentir conectada ao passado é por alguma cicatriz emocional que ainda está aberta, ou por uma sensação – muitas vezes ilusória – de algo que pode não ter sido concluído da maneira que ela acha que deveria.
O passado não pode ser mudado, contudo, o presente e o futuro sim. Portanto, aceite o que ocorreu e liberte-se da culpa que carrega sobre os seus ombros, que já não permite ver o futuro e nem sentir o agora. A aceitação é fundamental para poder encarar os problemas de frente.
8 dicas para deixar o passado para trás
Quem vive de passado é museu e caranguejo é que anda pra trás. Quem vive de passado é museu, quem vive de futuro é cartomante e quem vive de ilusões é mágico! "Quem vive de passado é museu". -Mas se está no museu é porque já fez história.
Viver no passado é não estar no presente e não pensar no futuro. Pra que viver do passado se ele não volta!? Pra que viver da lembrançaa se não podem ser revivida!? Pra que viver sofrendo se a vida lhe dá motivos para sorrir!?
Significado de retrospectar: Relembrar o passado, rememorar, voltar atrás no tempo e lembrar dos "v...
O apego ao passado prejudica a vida presente. A pessoa apegada espera os eventos ruins que vivenciou se repetirem, por isso, vive armada e na defensiva. Ela tem necessidade de se proteger constantemente, deixando passar oportunidades para crescer e se livrar de seus medos. É difícil ter essa percepção sozinho.
Devemos esquecer as coisas do passado, devemos deixá-las onde elas devem ficar: para trás. Porém não podemos nunca esquecer a nossa própria história, o lugar de onde viemos e o caminho que trilhamos. Carregaremos sempre a nossa história, nossas derrotas, nossas batalhas, superações e conquistas.
É preciso seguir sempre em frente, concurseiro, e apenas em frente! Olhar a todo instante para o passado significa engatar marcha à ré. Atrapalha o avançar. ... Quando se vive muito de passado, esquece-se de pensar no futuro e – pior – de existir com plenitude no presente.
No entanto, quem vive no passado, guardando as mesmas emoções, se priva desse aprendizado e, principalmente, de usá-lo para viver uma vida plena e feliz. Caso você esteja vivendo o dilema de não conseguir desatar-se dos nós do passado, vale algumas dicas: É comum nas pessoas que não conseguem se livrar do passado tentar explicar o inexplicável.
Uma citação do filósofo e teólogo dinamarquês Soren Kierkegaard retrata muito bem a questão de livrar-se do passado: “ A vida só se compreende mediante um retorno ao passado, mas só se vive para diante”. Claro que o passado é importante, afinal, é a fonte de experiência que garante o aprendizado do presente.
Pode ser muito difícil conviver com pessoas que agem como se estivessem sempre com a razão, e é preciso aprender a lidar com elas de maneira calma e assertiva. Agir como dono da verdade é uma característica geralmente observada em indivíduos que não lidam de forma amistosa com argumentos e ideias divergentes.
Claro que o passado é importante, afinal, é a fonte de experiência que garante o aprendizado do presente. No entanto, quem vive no passado, guardando as mesmas emoções, se priva desse aprendizado e, principalmente, de usá-lo para viver uma vida plena e feliz.
Pode molhar a tatuagem no primeiro dia?
Porque pressão alta pode matar?
O antonimo de posteriormente é?
Porque o umbigo tem cheiro de bunda?
Qual tecla apertar quando o pc trava?
O que são políticas públicas para a educação?
Quantos metros de pedra tem um saco de 20kg?
Como faço para mudar o idioma do meu teclado?
Conta salário quem deve encerrar?
O que se entende por autotutela da posse?
Sinonimo de esta posteriormente?
Quantas parcelas de auxílio emergencial 2021?
O que é descalcificante para cafeteira?