Valor residual e a depreciação Há uma tabela, elaborada e disponibilizada pela Receita Federal, que estipula qual será o percentual de depreciação do ativo em questão ao longo do tempo. A partir disso, é possível saber qual a duração presumida para este bem.
Se após esse período ele ainda estiver em condições de uso, o cálculo do valor residual indicará por qual valor ele ainda poderá ser comercializado em caso de interesse. É a Receita Federal a responsável por determinar a vida útil estimada de um bem. Com base nessa informação, indicar sua taxa anual de depreciação.
É a Receita Federal quem determina qual a vida útil estimada de um bem e, com base nela, sua taxa anual de depreciação. A depreciação pode começar a ser contada a partir da instalação do bem e, ao final do período de vida útil, não poderá ultrapassar o custo de aquisição do ativo.
O cálculo da depreciação é feito a partir de uma fórmula fixa:Depreciação anual = (Custo de aquisição – Valor residual) / Anos de vida útil.Depreciação anual x Anos de vida útil = Depreciação acumulada.Custo de aquisição – Depreciação acumulada = Valor de registro nos ativos.
Entende-se por valor residual como sendo o valor restante de um patrimônio após a sua depreciação completa, no final da sua vida útil, ou o tempo padrão para o seu uso.
17 curiosidades que você vai gostar
O cálculo do valor residual é feito da seguinte forma: VR = Valor inicial – (depreciação x tempo de utilização).
Não existe uma fórmula para calcular o valor residual. O que devemos fazer é sempre excluir o valor residual do valor depreciável. Valor depreciável é a base de cálculo utilizada para se obter a depreciação do período.
O cálculo da taxa de depreciação de máquinas e equipamentos exige uma fórmula fixa: depreciação anual = (custo de aquisição – valor residual) / anos de vida útil. Enquanto o valor da aquisição é identificado pela nota de compra, o residual e os anos de vida útil, são estimados pela empresa.
Em uma sociedade de consumo como a que vivemos, todas ou a grande maioria dos bens e produtos têm uma vida útil limitada. O que significa exatamente a vida útil? Que há uma estimativa de quanto tempo pode ser usado sem perder suas características essenciais.