Podem lecionar nos Ensinos Fundamental e Médio das escolas de Educação Básica, os graduados em licenciaturas e Pedagogia. Na Educação Infantil (creches e pré-escolas) e nos quatro primeiros anos do Ensino Fundamental, admitem-se professores com formação mínima de nível médio, na modalidade normal.
Para ser professor de ensino fundamental I (1º ao 5º ano) exige-se a formação em pedagogia. Para a regência no ensino fundamental II (6° ao 9° ano) e ensino médio é necessária a licenciatura em ciências ou letras, matemática, química história, geografia etc.
Como dar aula para ensino fundamental: quais os passos importantes para se tornar um profissional habilitadoReconheça qual é a sua atual situação acadêmica. ... Escolha bem a instituição em que você vai estudar. ... Organize suas tarefas. ... Aproveite ao máximo o seu curso.
Pedagogia: o curso de Pedagogia é um curso superior de graduação, na modalidade de licenciatura e tem como finalidade formar professores para atuar na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental (até o 5º ano). É aquele professor que assume integralmente o currículo da série.
O professor do ensino básico I ministra as aulas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. E o do ensino básico II trabalha com as séries finais, do 6º ao 9º ano. Na educação básica I, a principal tarefa do professor é alfabetizar as crianças.
18 curiosidades que você vai gostar
séries do 1o Grau (P1), 17 professores de 5a a 8a séries e de colegial (P3) e 5 profissionais não habilitados como professores mas que exercem a função (P2).
O que significa PEB I e PEB II? PEB (Professor de Educação Básica) II são todos os docentes habilitados (ou seja, com licenciatura completa) que atuam no campo Aulas. PEB I são os docentes que atuam no campo Classe, assim como todos os docentes qualificados (faixa II a VI) do campo Aulas.
Como ser professor: o que estudar?Para ser professor, você precisará passar por cursos profissionalizantes na área, geralmente no formato de graduação. ... O curso de Pedagogia tem uma duração média de 4 anos, e em algumas grades curriculares, é necessário realizar um estágio ao final da graduação para se formar.
Nos anos finais do ensino fundamental, no ensino médio e profissionalizante. No entanto, se o profissional está na faculdade, mas possui a formação exigida pela Lei para dar aulas, ele poderá sim dar aulas enquanto estuda.