Equidade - Novo CPC (Lei nº 13.105/15) É a apreciação e julgamento justo em virtude do senso de justiça imparcial, visando a igualdade no julgamento. Utiliza-se a equidade para auxiliar no julgamento imparcial de pedidos idênticos.
Constatou-se que a aplicação da equidade encontra-se prevista no Código de Processo Civil e, portanto o emprego desta é permitido quando for previsto por lei. Sendo assim, percebe-se que a utilização deste recurso é legítima, sendo reconhecido como instrumento conveniente e essencial ao mantimento da ordem social.
“O Código no art. 114, não diz quando o juiz é autorizado a decidir por eqüidade. Portanto, para que o art. 114, que à eqüidade alude, incida, é preciso que alguma lei diga: resolvendo por eqüidade o juiz , ou de acordo com os princípios de eqüidade , decidirá equidosamente .
A Equidade tem por objeto dar à lei a plenitude de seu vigor, ao corrigir as estreitezas da generalidade da lei. No sentido utilizado pelo § 2º do art. 108, equidade tem o sentido de suavização, de humanização na aplicação do direito, na busca da justiça.
A equidade é convencionada como regra aplicada a um caso específico, deixando-a mais justa e mais humana possível, denotando, ao mesmo tempo, preocupação com a aplicação da lei e com o formato mais próximo possível do justo para as partes envolvidas, estando, tradicionalmente, a equidade ligada ao Direito Natural.
19 curiosidades que você vai gostar
Aplicação do princípio da equidade no Direito
A equidade consiste em mitigar o fato concreto para adaptá-lo à previsão legal, mas de acordo com a individualidade da situação. No Brasil, a equidade é excepcional, haja vista que o sistema do ordenamento jurídico brasileiro compreende no “Civil Law”.
Equidade, no vernáculo, possui significado correspondente à “disposição de reconhecer igualmente o direito de cada um. [1] Aplicar a justiça àquele caso em concreto, ou “justiça do caso em concreto,” são formas de identificar a equidade no Direito Civil brasileiro.
Segundo o CPC, o juiz não é obrigado a observar o critério da legalidade estrita, podendo adotar em cada caso concreto a solução que reputar mais conveniente ou oportuna, sempre observando o que será melhor para as partes e para o bem comum.
Segundo o dicionário Michaelis, a palavra equidade é definida como uma disposição para reconhecer imparcialmente o direito de cada um.
Como salvar o contato de irmã?
Como saber se o forno está regulado?
Como Salvar arquivo em jpg no Photoshop cs6?
Como fazer um booklet no InDesign?
Quantos dias leva o ovo de codorna para chocar?
Como salvar o Revit numa versão anterior?
Como saber se uma roupa e de algodão?
Como salvar contatos no WhatsApp pelo PC?
Como calcular o preço de uma faxina?
Como saber se um ovo de galinha foi fecundado?
Como fica as férias para quem teve o contrato suspenso?
Como salvar automaticamente no Visual Studio Code?
Quanto tempo para emagrecer com orlistat?
Como salvar o contato do namorado?