Os polifenóis, antioxidantes vegetais, do vinho tinto também ajudam a proteger os vasos sanguíneos do coração. Já o vinho branco também pode melhorar a saúde do coração, mas o vinho tinto é mais eficaz devido ao maior teor de antioxidante, via alimentação.
Mas você já se perguntou se podemos beber vinho todos os dias, inclusive pela manhã? Além da felicidade mental, beber vinho pode ser bom para a saúde física quando se trata de consumo moderado. E não esquecendo de lembrar, que não existe dose segura de bebida alcoólica quando consumidas diariamente.
Para obter todos os benefícios do vinho para a saúde, a melhor opção é o vinho tinto seco. Embora o branco também tenha muitas propriedades, o seu processo de elaboração não contempla as cascas e as sementes (elas são retiradas), que são a maior fonte de polifenóis da uva.
Portanto, é importante ressaltar que o consumo do vinho deve ser moderado, não ultrapassando a ingestão de um litro de vinho por dia para homens e até três quartos de litro para mulheres, com regularidade e sobretudo durante as refeições, para assim desenvolver as virtudes terapêuticas que o vinho proporciona.
Em controverso estudo científico traz conclusões bem-vindas a quem gosta de beber todos os dias, em quantidades moderadas.
30 curiosidades que você vai gostar
Sabendo disso, as quantidades clinicamente saudáveis indicadas para colher os benefícios do vinho são de uma taça (aproximadamente 200 ml) para as mulheres e duas taças (entre 300 a 400 ml) para os homens.
O vinho tinto seco é rico em antioxidantes e flavonoides, presentes nas uvas roxas e em outras frutas vermelhas também. Por ter maior concentração de polifenóis, é o mais indicado para quem deseja melhorar a saúde cardiovascular. Já o vinho branco ou até mesmo o rosé apresentam menor potencial antioxidante.
Atualmente, médicos recomendam que homens bebam até uma taça de vinho por dia. Mulheres, um pouco menos. Isto seria o equivalente a três ou quatro unidades alcoólicas.
Consumido em excesso, o vinho é tão prejudicial quanto a cerveja ou outras bebidas alcoólicas. Um estudo francês constatou não haver diferença de risco de desenvolver cirrose hepática entre os diversos grupos de consumidores pesados de bebidas alcoólicas.
Como as bebidas alcoólicas desidratam o corpo, elas interferem na absorção de nutrientes, diminuindo o nível de testosterona no corpo. Com relação aos suplementos, o problema é que o álcool é prejudicial à síntese de proteínas, e, assim, atrapalha a hipertrofia muscular do atleta.
De fato, o vinho afeta a coagulação do sangue reduzindo o número de plaquetas, o que pode diminuir a capacidade do sangue de formar coágulos. Isso faz com que ele atue como um anticoagulante natural que melhora a circulação sanguínea e que pode evitar a obstrução de artérias.
"Isso equivale a algo entre uma e duas latinhas de cerveja, uma ou duas taças de vinho", observa Sakano.
O primeiro está lá em Provérbios 31:4,5 que diz: “Não convém aos reis, ó Lemuel; não convém aos reis beber vinho, não convém aos governantes desejar bebida fermentada, para não suceder que bebam e se esqueçam do que a lei determina, e deixem de fazer justiça aos oprimidos.
No entanto, esse hábito pode trazer sérios riscos à saúde. Cientistas descobriram que ingerir uma garrafa de vinho por semana aumenta o risco de câncer na mesma proporção que fumar até 10 cigarros.
Sendo muito direto e objetivo, não há dúvidas de que a melhor bebida alcoólica para o coração, do ponto de vista de proteção, é o vinho tinto. A concentração de substâncias conhecidas como polifenois determina os reais benefícios de uma bebida alcoólica para a saúde cardiovascular.
Para bom entendedor, vinho tem hora e lugar. Mas, em matéria de saúde, as opiniões variam muito de acordo com o costume de cada comunidade. Na Itália e no Chile, por exemplo, para citar apenas dois países, toma-se vinho a qualquer momento. Nos países tropicais, o recomendado é que se tome um cálice de vinho ao jantar.
Portanto, tomar uma taça de vinho antes de dormir pode emagrecer e manter os níveis saudáveis do seu corpo, conforme explica o médico e fundador da Vinícola Serra das Galés, Sebastião Ferro. “O consumo moderado do vinho pode trazer inúmeros benefícios a saúde como vem comprovando a ciência.
As taças mais comumente encontradas em estabelecimentos possuem capacidade entre 450 e 500ml. Nesses casos, o padrão de serviço é preencher 1/3 da taça para cada pessoa, o que resultaria em um total de 5 taças por garrafa.
2) Vejamos a citação do vinho no primeiro milagre de Jesus em Caná da Galileia: "e lhe disse: Todos costumam pôr primeiro o bom vinho e, quando já beberam fartamente, servem o inferior; tu, porém, guardaste o bom vinho até agora", João 2:10.
Segundo o Catecismo da Igreja Católica no número 2290, o abuso do álcool é condenável, mas beber não é pecado desde que em quantidades mínimas, evitando exageros e o intuito de se embriagar propositadamente para se anestesiar.
A ingestão excessiva de vinho e álcool geralmente leva à embriaguez, até mesmo as crianças sabem disso. A outra certeza é que álcool, etanol ou álcool etílico, se preferir, têm efeitos tóxicos no organismo. Bom ou ruim para quem toma vinho, aconteceu pelo menos uma vez na vida ter ultrapassado o limite.
Use copos curvados para ficar bêbado mais rápido.
Isso acontece porque é difícil medir a quantidade de álcool quando o formato do recipiente é irregular; você acaba bebendo mais rápido, sem saber o quanto está consumindo. Se quiser beber em um bar, você pode receber copos curvados se pedir cerveja, champanhe ou vinho.
Em seguida, vem o vinho (que chega a um pico de saturação no sangue 54 minutos depois de ingerido), e a cerveja (que leva 62 minutos no mesmo processo).
Melhora a circulação sanguínea
No interior do organismo, o vinho é um ótimo anticoagulante. Por isso, é indicado para pessoas com problemas de circulação. Mas atenção: não deve ser consumido por quem apresenta dificuldade para conter hemorragias.
Mas, em média, exames de sangue podem detectar o álcool na corrente sanguínea por até 6 horas. Em bafômetros e testes de saliva, a detecção pode durar entre 12 e 24 horas. Na urina, esse período aumenta entre 12 e 72 horas. Já em folículos capilares, o teste pode detectar até 90 dias após o consumo do álcool.
O que precisa para ser Safira na Hinode?
Como desativar o som do YouTube no celular?
Como se tornar um advogado corporativo?
O que fazer quando a unha do pé fica roxa?
Como tirar o som do jogo Candy Crush?
Como desativar o som do Micro-ondas Brastemp Ative?
Qual a função do slide mestre?
Como tirar o som do teclado do Motorola?
Como desativar o sensor de proximidade do celular?
Como tirar o som da tecla Shift?
Como tirar o som de um vídeo no Windows Media Player?
Como é representado um desnível em planta?
Como envelhecimento saudável pode contribuir para a saúde e Bem-estar do idoso?
Como gerar Guia de INSS em atraso?