Os dois principais tipos de potenciômentros encontrados no mercado atualmente e que são utilizados nos controles de volume e tone de guitarras e baixos são os lineares (B) e os logarítmicos (A ou audio taper).
Normalmente os potenciómetros são utilizados em : (1) circuitos de calibração e de precisão de fontes de tensão; (2) controlo do volume de rádios e de controlo de brilho das televisões. Figura 4.2 Esquemático de um potenciómetro, evidenciando a sua estrutura e terminais.
As instruções acima detalham o processo de fiação do potenciômetro como um simples controlador de volume, o uso mais comum de um potenciômetro. Muitas outras tarefas podem ser executadas por potenciômetros, as quais requerem esquemas de ligações diferentes.
Essa mudança na resistência é usada para ajustar alguns aspectos do sinal elétrico, como o volume de um sinal de áudio. Potenciômetros são empregados em todos os tipos de eletrônicos de consumo, assim como equipamentos maiores tanto mecânicos quanto elétricos.
Figura 4.5 Formas de onda de saída ac e dc de um potenciómetro Se o potenciómetro fosse ligado a um gerador ac (gerador de onda sinusoidal) o valor da tensão de saída seria 63% da tensão de entrada. No gráfico que se segue mostramos os diagramas das tensões de saída para os casos dc e ac.
Como saber se vale a pena o Vale Transporte?
O que pode estragar as velas do carro?
Como calcular valor do frete Correios?
Quais são as formas de se calcular o PIB?
Quando o Império acabou Star Wars?
Como saber se vender em uma entrevista?
O que significa a cor azul na psicologia?
Como descrever no currículo que sou comunicativa?
Como juntar dois vídeos no BeeCut?
Como podemos saber se vai ou não chover?
Como fazer chá de Ora-pro-nóbis em pó?
Como fazer a berinjela para baixar o colesterol?
Como arrumar o cabelo liso no dia a dia?
Como preparar Couve-flor para não dar gases?