1A recomendação médica no geral é que casais esperem cerca de 18 meses para ter o segundo filho.
Vale lembrar que é recomendado que o intervalo entre um parto e outro seja de, ao menos, 24 meses e que abaixo de 18 meses há riscos maiores de anemia, abortamento, trabalho de parto prematuro e ruptura uterina. Mas como cada pessoa reage de maneira diferente, sempre vale conversar com seu médico.
Freqüentemente, nos preocupamos menos porque sabemos o que está por vir. Além disso, a partir do segundo, os partos costumam ser mais rápidos porque não é a primeira vez que o organismo os experiencia. O colo do útero e a pelve já foram “esticados” uma vez. Portanto, é mais fácil para o corpo deixar o bebê passar.
Segundo cientistas da Universidade e o Hospital de San Cecilio de Granada, dar a luz a uma menina dói menos do que dar a luz a um menino.
As mulheres que têm parto normal geralmente sofrem menos na segunda gravidez, quando chega a hora. Um dos motivos está ligado a ansiedade. “Assim que as mães de primeira viagem sentem as primeiras contrações, elas correm para hospital”, conta Karina.
33 curiosidades que você vai gostar
Já analisamos a melhor época do ano para engravidar. Mas qual é a melhor para seu bebê nascer? Conceber na primavera, por volta de março ou abril, pelo menos no hemisfério norte, levaria a mulher a dar à luz em dezembro ou janeiro. Mas a melhor época para nascer é, na verdade, alguns meses antes - em setembro.
Apesar de não ser mais fácil engravidar pela segunda vez, existe uma possibilidade de sucesso se o casal procurar orientação médica no período adequado (ou seja, 12 meses após as tentativas frustradas, e 6 meses se a mulher tiver mais de 35 anos).
A seguir, mostramos o checklist completo de tudo o que deve ser feito cerca de três meses antes de engravidar:Exame ginecológico. ... Ultrassom mamário e mamografia. ... Hemograma. ... Sorologia. ... Tipagem sanguínea. ... Urocultura. ... Ácido fólico antes e durante. ... Preparo mental.
Alguns dos cuidados que se deve ter antes de engravidar são:Começar a tomar ácido fólico. ... Fazer exames pré-concepcionais. ... Evitar café e bebidas alcoólicas. ... Verificar as vacinas. ... Praticar exercício regularmente. ... Deixar de fumar. ... Comer bem.
Os exames básicos para avaliação do homem infértil são: espermograma, exames gerais, hormonais, ultrassom e genéticos. Esses exames poderão detectar infecções, problemas nas glândulas sexuais acessórias e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), dependendo da avaliação clínica.
Quanto mais tempo o bebê passar dentro da barriga da mãe, melhor será para sua saúde e formação. Não, nascer no sétimo mês é bem mais arriscado. A regra é que quanto mais tempo o bebê passar dentro da barriga da mãe, mais chances ele terá de ser saudável.
Isso é o que diz um estudo realizado pela Universidade de Columbia (EUA), sugerindo que bebês nascidos no período outono/inverno têm maiores riscos de desenvolverem doenças, em comparação com aqueles nascidos nas estações mais quentes do ano.
Uma forma mais simples para calcular a data provável do parto é acrescentar 7 dias ao 1° dia da última menstruação, e 9 meses ao mês que ocorreu. Por exemplo, caso a data da última menstruação tenha sido no dia 12 de agosto, se deve adicionar 7 dias ao dia 12, e 9 meses ao mês 8.
Ter relações no período fértil
O período fértil ocorre exatamente no meio do ciclo menstrual e dura entre 6 a 7 dias. Por isso, o ideal é anotar no calendário os dias da menstruação, para poder fazer o cálculo exato dos melhores dias para engravidar, e investir nas relações sexuais, especialmente nesses dias.
Nem antes, nem depois. Pontualidade é a palavra de ordem para um nascimento seguro e saudável: entre 37 e 42 semanas de gestação, mas, preferencialmente, de 39 a 40 semanas e seis dias, segundo a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).
A análise vem como base o Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (Sinasc), do Ministério da Saúde. Em contrapartida, os meses de outubro, novembro e dezembro são tidos como os meses em que nascem menos bebês.
O médico diz que, embora muito difundida, a ideia de que o nascimento do bebê aos 8 meses seja mais grave do que aos 7 é um grande mito.
Estudos científicos mostram que é seguro esperar até 41 semanas. Por isto a recomendação internacional é que a indução do parto seja oferecida a toda gestante a partir de 41 semanas de gestação.
Lembre-se, apenas cerca de 5 por cento dos bebês chegam exatamente na data prevista e a maioria das mulheres têm seus bebês entre as semanas 38 e 42. Isso significa que no final do oitavo mês de gravidez, você poderá entrar em trabalho de parto a qualquer momento.
EspermogramaCor e aspecto: normal branco opalescente;Tempo de liquefação: menor que 60 minutos até a amostra se tornar líquida;Volume total ejaculado: deve ser superior a 1,5 ml;Viscosidade: os resultados são “normal” ou “anormal”;pH: deve ser maior ou igual a 7,2.
Como saber se posso engravidar: sinais de infertilidadeMenstruação irregular. Algumas mulheres têm dificuldade para identificar em qual período do mês a menstruação chegará. ... Varicocele. ... Dor durante a relação sexual. ... Condição ginecológica. ... Doenças crônicas. ... Idade avançada. ... Peso diferente do ideal.
A infertilidade masculina corresponde à incapacidade do homem em produzir espermatozoides em quantidade suficiente e/ou que sejam viáveis, ou seja, que consigam fecundar o óvulo e resultar na gravidez.
O oitavo mês de gestação compreende da 29ª à 32ª semana lunar. Nesse período, o bebê aumenta bastante sua massa corporal, tem seus cinco sentidos apurados e, com exceção do respiratório, apresenta todos os sistemas bem desenvolvidos. No oitavo mês, o bebê tende a se posicionar de cabeça para baixo.
No oitavo mês de gestação, ele passa a ter gordura sob a pele, que ajuda a manter a temperatura do corpo. É a terceira e última camada da pele, chamada de hipoderme. O ganho de peso, cerca de até 250 gramas por semana, também ajuda a regular a temperatura do corpo para o seu nascimento. Afinal, está quase na hora!
Aos 8 meses, o bebê não gosta de ficar quieto e já é capaz de manipular brinquedos com relativa facilidade, transferindo objetos de mão para mão, batendo blocos uns nos outros, arremessando uma bola ou encaixando uma série de copos de tamanhos diferentes uns nos outros.
Como saber que meu filho tem asma?
O que é sistema de alimentação de combustível?
Como saber se meu imóvel foi arrematado no leilão?
Como saber se estou com nome sujo na TIM?
Como era a organização do correio persa e das Satrapias?
Como inverter letras no celular?
Quanto custa para instalar direção elétrica?
Como saber se meu dispositivo tem NFC?
Como funciona um sistema de aquecimento solar para piscina?
Como funcionam as câmeras de infravermelho?
Como q eu faço pra ver se meu diploma está cadastrado no MEC?
Como funciona o sistema de admissão?
O que é bloqueio interno do CPF?
O que fazer com picada de cobra em gato?
Como funciona um sensor de temperatura NTC?