Ouça em voz altaPausarPara identificar com precisão as galáxias é recomendável ainda contar com a ajuda de cartas celestes, que nada mais são do que guias mensais que podem ser baixados e impressos e permitem a observação com mais facilidade de planetas, estrelas, grandes constelações e outros objetos celestes.
Ouça em voz altaPausarAs obscuras parecem manchas negras no céu. Normalmente têm forma irregular, absorvem a luz das estrelas mais distantes e em seu interior se formam as estrelas. As nebulosas brilhantes, que parecem superfícies pouco luminosas, emitem luz própria ou refletem a de estrelas próximas.
Ouça em voz altaPausarEstá é uma lista de galáxias notáveis. Há cerca de 50 galáxias do Grupo Local (grupo que inclui a Via Láctea), da ordem de 100 mil em nosso superaglomerado local (ou o aglomerado de Virgem com 100 grupos e aglomerados de galáxias) e, um número estimado de cerca de 1 bilhões em todo o universo observável.
Ouça em voz altaPausarPara encontrar a nebulosa no céu, procure pelas Três Marias, acima do seu horizonte oeste, perto de onde o Sol se pôs, bem no início da noite. Nebulosas como a do Órion nos permitem estudar os estágios iniciais da formação estelar e, como sabemos, ao redor das estrelas se formam também planetas.
Ouça em voz altaPausarAs nebulosas possuem regiões com concentrações diferentes de gás e poeira. Alguns fatores, como a turbulência, podem provocar a contração de uma delas. Essa contração provoca o aquecimento e a rotação desse conjunto de materiais, gerando o que geralmente é chamado, nessa fase, de protoestrela.
Ouça em voz altaPausarHá cerca de 50 galáxias do Grupo Local (grupo que inclui a Via Láctea), da ordem de 100 mil em nosso superaglomerado local (ou o aglomerado de Virgem com 100 grupos e aglomerados de galáxias) e, um número estimado de cerca de 1 bilhões em todo o universo observável.
Quando tiver localizado a região do céu onde a Galáxia está localizada, certamente será mais fácil encontrá-la com um binóculo ou um telescópio. Use o binóculo para olhar mais de perto.
As galáxias não possuem formas uniformes, pelo contrário, elas apresentam diversas morfologias, dentre elas as principais são: galáxias espirais (constituídas por braços de estrelas e nuvens de poeira), elípticas (possuem forma elíptica), irregulares (não possuem forma definida) e anãs (são galáxias menores).
Até pouco tempo atrás cientistas estimavam que o número de galáxias observáveis ficava entre 1 bilhões, mas uma contagem mais recente e exata revelou que o universo abriga, pelo menos, 2 trilhões de galáxias, ou seja, 10 vezes mais do que se imaginava.
Seu diâmetro é 20 vezes menor do que o da Via Láctea e o seu número de estrelas 10 vezes menor. A galáxia pode ser identificada a olho nu como um distinto objeto no céu noturno do hemisfério sul, abrindo seu contorno entre as constelações de Dorado e Mensa.
Como os fósseis auxiliam na reconstrucao do passado?
Como mensurar brand awareness?
Qual a definição de arte para os gregos?
Como Bruno do menino do pijama listrado morreu?
O que é a alma para os gregos?
Como mentalizar Lei da Atração?
Como eram tratados os gladiadores?
O que faço quando a TV não responde ao controle remoto Philips?
Quando o governo gasta mais do que arrecada Ele emite moeda para se equilibrar?
Como mexer no meu PS4 pelo celular?
O que levou a vitória dos gregos sobre os persas?
Como descobriram a temperatura das estrelas?
Como funciona relógio digital de pulso?
Como os cânions podem contribuir para o entendimento?