Há monstros ainda maiores, como o encontrado no coração da galáxia Holm 15A, a 700 milhões de anos-luz de distância de nós e com tamanho equivalente a 40 bilhões de massas solares. E TON 618, a 10,4 bilhões de anos-luz, é ainda maior, com 66 bilhões de massas solares.
TON 618 é um quasar muito distante e extremamente luminoso localizado próximo ao Pólo Norte Galáctico na constelação de Canes Venatici. TON 618 é atualmente o buraco negro mais massivo já encontrado, com uma massa de 66 bilhões de massas solares.
Astrônomos encontraram um quasar a cerca de 12,7 bilhões de anos-luz da Terra, com jato relativístico incrivelmente longo — aproximadamente 160 mil anos-luz de comprimento. Além de gigantesco, este pode ser o buraco negro supermassivo mais distante já detectado dentre os que possuem um jato detectado em raios-X.
A Via Láctea é considerada uma galáxia de tamanho médio, tem por volta de 100 mil anos-luz de diâmetro e um halo (estrutura esférica que envolve o disco) ao seu redor que se estende por 800 mil anos-luz de distância.
De acordo com as análises, o esquema sugere que o centro da Galáxia (e o buraco negro supermassivo que lá reside) está localizado a 25.800 anos-luz da Terra — que, por sua vez, orbita a região à velocidade de 227 quilômetros por segundo (km/s).
20 curiosidades que você vai gostar
A galáxia em que vivemos tem uma forma bem distinta da que se pensava. Cientistas costumavam descrever a Via Láctea como uma espiral plana com cerca de 250 bilhões de estrelas. O Sol e os planetas que orbitam ao seu redor, incluindo a Terra, ocupam um espaço pequeno em um dos braços menores dessa espiral.
Astrônomos descobrem maior estrutura já vista no Universo | Ciência e Saúde | G1. Grupo de quasares tem dimensão de 4 bilhões de anos-luz, diz estudo. Descoberta desafia princípio cosmológico, afirmam cientistas internacionais.
Maior objeto já descoberto
Um filamento galáctico com aproximadamente 10 bilhões de anos-luz (3 Gigaparsecs) em sua maior dimensão, por 7,2 bilhões de anos-luz (2,2 Gigaparsecs) na outra.
Mesmo sendo tão fraca, a gravidade é a força mais importante ao olharmos para o céu. Planetas girando em torno do Sol, galáxias se formando com bilhões de estrelas, todas essas estruturas surgem da inevitável atração da gravidade. A força gravitacional sempre atrai corpos uns aos outros, com uma única exceção.
Atualmente, neste ano de 2021, estima-se que existam dois trilhões de galáxias no Universo observável.
Vamos começar dizendo que o universo é grande. Estima-se que, se olharmos em qualquer direção, suas regiões visíveis mais distantes estão a cerca de 46 bilhões de anos-luz de distância. Isso significa ter um diâmetro de 540 sextilhões de milhas (ou 54 seguido por 22 zeros).
O centro da Via Láctea está na direção da constelação de Sagitário, onde há várias nebulosas e aglomerados de estrelas. Essa é a parte mais brilhante da galáxia.
A galáxia de Andrômeda (Messier 31, NGC 224) é uma galáxia espiral localizada a cerca de 2,54 milhões de anos-luz de distância da Terra, na direção da constelação de Andrômeda.
A galáxia de Andrômeda é uma vizinha da nossa própria galáxia, a Via Láctea. Porém, não se engane: apesar de ser a que está mais próxima a nós, ela dista cerca de 2,5 milhões de anos-luz, ou seja… 2,5 x 9.460.800.000.000 km!
A Via Láctea tem uma massa equivalente a 1 bilião de sóis. Apenas uma fracção desta massa corresponde, no entanto, à matéria comum, isto é, a matéria que constitui as estrelas, gás e poeiras, e também os planetas e o nosso corpo.
A VY Canis Majoris fica na constelação de Cão Maior, na Via Láctea, e ganhou o nome da mitologia grega.
Uma pesquisa feita por astrônomos do Instituto de Astrofísica de Paris mostra que, em média, cada estrela da Via Láctea é orbitada por 1,6 planetas. Em outras palavras – existem cerca de 160 bilhões de planetas alienígenas (que ficam fora do Sistema Solar) em nossa galáxia.
De acordo com a latitude onde você se localiza, isto irá variar um pouco, mas de modo geral, nos meses de junho e julho, por exemplo, é possível fotografar em todo o Brasil o centro da via láctea desde o cair da noite até pouco antes do amanhecer.
Com 100 mil massas solares, é menor que os buracos negros que encontramos nos centros das galáxias, mas maior que os buracos negros que nascem quando as estrelas explodem. Isso o torna um dos únicos buracos negros de massa intermediária confirmados, um objeto que há muito é procurado pelos astrônomos.
1. Supermassive. Sujeito praticante de necrofilia, retardado, com abscessos ao imoral, amante do imoral, indesejado, odiado por todos, sujeito que não sabe a hora de parar, sem noção, idiota, estúpido. Ei você está se tornando um supermassive!
Buracos negros de massa intermediária e candidatosMessier 82, NGC 3034 (Galáxia do Cigarro)1E1740.7-2942 (Great Annihilator), 340 LY from Sgr A*GCIRS 13E.HLX-1.M82 X-1.Messier 15 (NGC 7078)Messier 110 (NGC 205)NGC 1313 X-1.
Como colocar novos temas no Eclipse?
Quais os elementos que compõem o clima de uma região?
Como alterar configurações do mouse?
Como organizar as fotos já publicadas no Instagram?
Como ativar o grid no Illustrator?
Como usar as letras no teclado do iPhone?
O que são sites sugeridos pela Siri?
Como ligar o forno a gás Electrolux?
Como alterar a data do Google?
Como mudar a cor da letra no Google Sites?
Quanto tempo o Microvlar começa a fazer efeito?
Como conectar controle Xbox 360 no PC com fio de carregador?
O que significa Vapo nas redes sociais?
Como voltar a versão do Google Chrome?
Como fazer um chá de gengibre para que serve?
Como usar o comando switch case?