Por causa da inclinação do eixo da Terra, as áreas acima do Círculo Polar Ártico recebem pouca ou nenhuma luz solar nesta época do ano (veja arte abaixo). Outras regiões no Hemisfério Norte até veem o sol nascer, mas passam menos tempo dentro da região iluminada.
A Terra gira em um eixo inclinado em relação ao sol e, durante os meses de verão, o Polo Norte fica voltado para o sol. É por isso que, durante várias semanas, o sol nunca se põe acima do Círculo Polar Ártico. até em Oslo, que fica bem no sul da Noruega, no mês de julho a luz solar não desaparece antes das 23hs!
Já pensou em passar seis meses somente sob a luz do dia? Nos polos da Terra, isso realmente acontece! Entre outubro e março, no Polo Sul, e de abril a setembro no Polo Norte, um fenômeno incrível toma conta do céu: o sol da meia-noite.
Um dos fenômenos mais impressionantes da Noruega é o chamado sol da meia noite. Ele ocorre no verão, no norte do círculo polar Ártico, quando o sol pode ser visto 24 horas por dia durante vários meses.
Países “Sem Noite”
O fenômeno acontece em regiões que atravessam a zona, por exemplo, o Canadá (Yukon, Territórios do Noroeste e Nunavut), Dinamarca (Groenlândia), Finlândia, Noruega, Rússia, Suécia, Estados Unidos (Alasca) e extremidades da Islândia.
16 curiosidades que você vai gostar
A inclinação do eixo da Terra faz com que as regiões do Círculo Polar Ártico permaneçam do lado oposto ao do Sol, consequentemente, não é possível vê-lo durante este período. O acontecimento não significa, entretanto, que a região ficará mergulhada na escuridão total até janeiro do próximo ano.
Na Lapônia, o sol se mostra o tempo todo, durante o dia e à noite. Luossavaara, em Kiruna, é a cidade mais ao norte de toda a Suécia. O local é é o melhor do país para assistir a um espetáculo que só acontece no verão: o sol brilhando com intensidade, com beleza, à meia-noite.
Perto do solstício de verão, o sol brilha continuamente durante 24 horas se o tempo estiver bom. Quanto mais perto estiver o local dos polos, maior é a quantidade de dias do ano com luz contínua. O contrário acontece no inverno com a “noite polar” a prolongar-se por 24 horas.
Que horas escurece na Noruega no inverno? Dezembro é o mês no qual os dias são mais curtos, em algumas cidades o sol nem chega a nascer e, em outras, o pôr do sol acontece aproximadamente às 15h30, já em fevereiro é possível aproveitar aproximadamente mais 3 horas de sol se comparado aos demais meses de inverno.
Norilsk é um dos poucos lugares do mundo onde uma pessoa pode perguntar se é de dia ou de noite sem ter medo de que alguém ache que ela está maluca. Três meses por ano, de novembro a fevereiro, o sol não nasce em Norilsk e somente a aurora boreal rompe a escuridão da longa noite.
Isso se desenvolve por causa da incidência de dias após dias sem noites, pois esses não se escurecem nas regiões polares. ... Tal fenômeno é proveniente da localização geográfica dos pólos e do movimento de rotação, translação e inclinação do eixo.
À noite e no fim da tarde, é comum os moradores de Alta deixarem as velas acesas. Próximo ao meio-dia, pode-se acender uma lâmpada cuja luz é muito forte, item muito comum nas casas acima do Círculo Polar Ártico. Porém, ficar dentro de casa na noite polar não adianta.
A Noruega é a terra do sol da meia noite na zona do Cabo Norte com 24 horas de luz por dia a partir de meados de maio até o final de julho, durante o qual o sol nunca põe-se. Inversamente há longas noites de inverno do final de novembro até ao final de janeiro, durante o qual o sol nunca sobe-se acima do horizonte.
A noite polar é a noite que dura mais de 24 horas, fenômeno que ocorre nas regiões polares, na zona delimitada pelos círculos polares. O fenômeno oposto, quando o Sol permanece acima do horizonte por um longo tempo é chamado de dia polar, ou Sol da meia-noite.
A noite polar
O fenômeno da penumbra prolongada é conhecido como noite polar e é comum em regiões localizadas dentro dos círculos polares, que passam mais de 24 horas sem sol. No caso de Utqiaġvik, serão muito mais de 24 horas - as pessoas vão passar 65 dias no escuro.
O Sol da meia-noite é um fenômeno natural que acontece entre os meses de verão em locais ao norte do Círculo Ártico e ao sul do Círculo Polar Antártico, quando o sol permanece visível na meia-noite local (e nas outras 24 horas do dia também).
O fenômeno ocorre nas proximidades dos pólos terrestres, durante o verão, quando o Sol pode ser visto 24 horas por dia. Isso acontece porque a inclinação do eixo da Terra em relação ao plano da sua órbita faz com que a luz solar incida quase perpendicularmente sobre os pólos, durante seis meses de cada ano.
Esse é o nome dado ao fenômeno em que o Sol fica visível 24 horas por dia. Nesse período, a estrela não se põe, apenas varia o local em que é vista, sendo que o ponto mais baixo é junto da linha do horizonte.
Jan Mayen, Noruega
O lugar mais nublado do planeta é a ilha Jan Mayen, cuja capital e única localidade existente no território é Olonkinbyen. Quase sempre coberta com uma densa camada de névoa, ela costuma ser escura.
Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) indica que Joinville foi a cidade onde o sol menos apareceu em todo Brasil no ano de 2013, conforme reportagem do Jornal do Almoço (veja vídeo).
Ilha polinésia recebeu o título por ser um dos melhores lugares do mundo para a observação de estrelas. O pequeno país Niue, que é uma ilha do pacifico com pouco mais de 2 mil quilômetros quadrados e 1624 habitantes, se tornou o primeiro do mundo a receber a designação de “Dark Sky” (céu escuro).
Segundo registros de estações meteorológicas nos Estados Unidos, a cidade de Yuma, no Arizona, é o lugar mais ensolarado do mundo durante o ano todo. Durante o dia, que varia de 11 horas no inverno a 13 horas no verão, a possibilidade de sol é de 90%.
A principal atração e ponto turístico de Paris é a Torre Eiffel, e é ela o ponto mais iluminado da cidade, junto com o Arco do Triunfo.
A cidade mais ensolarada do planeta não fica perto da linha do Equador, mas sim no deserto de Sonora, Arizona, perto da fronteira com o México. É a pequena Yuma, com área de 5 500 quilômetros quadrados e 77 500 habitantes.
Como fazer o leite com Mucilon?
Como fazer leite para recém nascido?
Como se faz um lançamento de um livro?
Quantos ml de Nan para bebê de 3 meses?
Como preparar os jovens para as novas demandas do mercado de trabalho?
Qual é a melhor argila para modelar?
Quanto tempo dura gergelim na geladeira?
Qual a melhor forma de leite para recém nascido?
Como preparar o leite Nan Supreme 1?
Como posso ver o espaço sideral?
O que usar para limpar cadeira odontológica?
O que fazer com bolacha de madeira?
Como lixar uma parede já pintada?