É imprescindível utilizar meios de controle a exposição dos agentes químicos presentes nas atividades empregando meios de controle administrativos, de engenharia, procedimentos de trabalhos adequados, Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) e, somente em último caso, o Equipamento de Proteção Individual (EPI).
Utilize equipamentos de segurança quando for manusear produtos tóxicos: avental para proteger o corpo, luvas de borracha para evitar contato com as mãos e óculos de segurança para os olhos, estes são protetores que evitam queimaduras na pele e cegueira.
O risco químico é a possibilidade de um trabalhador sofrer algum dano devido a exposição ou manipulação de um produto químico. A exposição aos riscos químicos podem provocar irritações aos olhos e pele, queimaduras, asfixia, efeitos anestésicos entre outos perigos, dependendo do grau de exposição.
Eles são causados por agentes, como substâncias, produtos ou compostos, que entram no organismo por meio da via respiratória (sob as formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores), contato com a pele ou por ingestão.
Alguns exemplos de riscos químicos são: poeiras minerais, como a sílica, que causa a silicose; a poeira do bagaço da cana-de-açúcar e os fumos metálicos liberados em processos de fundição. Os riscos químicos causam consequências como: dores de cabeça, irritação, doenças pulmonares e até a morte.
Os riscos químicos no ambiente de trabalho podem prejudicar muito a saúde do funcionário. Muitos agentes contaminantes, inclusive, são capazes de causar danos irreversíveis....Geralmente, os EPIs indicados para esse tipo de situação são:
Eles são causados por agentes, como substâncias, produtos ou compostos, que entram no organismo por meio da via respiratória (sob as formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores), contato com a pele ou por ingestão.
Principais cuidados com produtos químicos de limpeza
Dê preferência a desinfetantes biodegradáveis, livres de conservantes químicos e sintéticos. Os orgânicos e naturais, como bicarbonato de sódio, vinagre branco, álcool e sabão de coco também são menos nocivos à saúde, contudo, menos eficazes.
Pode ser encontrada em forma de poeiras, nevoas, neblinas, líquidos, gases, fumos, dentre outros meios. É possível elaborar medidas de controle para combater a presença dos riscos químicos nas atividades, sendo necessário a implantação de medidas coletivas e individuais nos locais em que existir a maior concentração dos riscos químicos.
Em lojas, comércios, escritórios, secretarias e pontos comerciais, os riscos mais comuns são os de produtos de limpeza. Portanto, deve-se sempre manter a FISPQ dos produtos químicos utilizados, para orientar sobre os procedimentos em caso de contaminação devido ao contato com esses produtos.
Os riscos químicos além de poderem acarretar em doenças devido à exposição constante dos trabalhadores à agentes químicos, possuem alta probabilidade de serem motivos de acidentes.
Os riscos químicos presentes nos locais de trabalho são encontrados nas formas sólida, líquida e gasosa e classificam-se em: poeiras, fumos, névoas, gases, vapores, neblinas e substâncias, compostos e produtos químicos em geral. Poeiras, fumos, névoas, gases e vapores estão dispersos no ar na forma de aerossóis.
Como provar propriedade intelectual?
Qual é o sinônimo da palavra provar?
Quem tem que provar as horas extras?
Como provar paternidade socioafetiva post mortem?
Como resolver gateway padrão não está disponível?
Como distribuir ação no PJe TJMG?
Como resolver as equações Biquadradas em R?
O que comprova a propriedade de um veículo?
Como resolver uma integral de multiplicação?
Como impedir a execução de um programa?
Como protocolar defesa na Receita Federal?
Como resolver erro de conexão no Free Fire?
Como deve ser distribuído o cumprimento de sentença?
Como resolver potenciação em expressão numérica?
Como comprovar contrato de locação verbal?
Como resolver erro de não abrir jogos da Steam?
O que significa divergência no CPF?