Pois bem, tal modalidade está relacionada à grande diversidade de gêneros textuais com os quais compartilhamos cotidianamente, os chamados textos instrucionais. Quanto à finalidade presente no discurso, eles têm por objetivo instruir o leitor acerca de um determinado procedimento.
Professor, converse com os alunos sobre as características desse texto....Por exemplo:
O texto instrucional está muito presente no cotidiano dos alunos, por isso, pode ser bastante explorado em sala, não só para trabalhar as características desse tipo textual, como também para promover uma interação entre os alunos, bem como entre eles e o professor.
Os textos instrucionais sempre apresentam, utilizam, um certo tipo de palavra (no modo de fazer, nas instruções, no modo de jogar) que demonstram um pedido, mais especificamente uma ação, como: faça, mexa, coloque, acrescente, misture, cole, ande, pule, entre e etc.
01- A finalidade principal do Plano de Aula é conduzir a aula para que os processo de ensino e aprendizagem seja o mais efetivo possível. Para tanto, o Plano de Aula deve ser realizado com atenção e com o olho no detalhe, por parte do professor que o cria.
Um texto instrucional é um texto utilizado para ensinar a utilizar algum tipo de equipamento e de produto ou mesmo para ensinar a realizar algo, como uma montagem ou uma receita. Ele contém a lista do que é necessário para a realização dos processo e os passos necessários para essa realização.
São aqueles que indicam procedimentos a serem realizados. É o tipo de texto que leva o leitor a mais que uma simples informação. Instrui o leitor!
O texto injuntivo ou instrucional está pautado na explicação e no método para a concretização de uma ação. Ele indica o procedimento para realizar algo, por exemplo, uma receita de bolo, bula de remédio, manual de instruções, editais e propagandas.
O texto instrucional permite ao leitor executar uma série de atividades para obter um determinado resultado sem ter experiência.
A clareza textual está relacionada à coerência e à coesão, dois recursos que não devem faltar em um bom texto. Ela diz respeito à maneira como as ideias são organizadas a fim de que o objetivo final seja alcançado: a compreensão textual.
Professor, se seus alunos ainda não conhecem textos instrucionais, leve alguns exemplos para eles visualizarem a estrutura deste gênero textual, pois ele tem algumas características peculiares. Providencie: receitas culinárias, bulas de remédios, regras de jogos ou outros.
O trabalho com os textos injuntivos na sala de aula possibilita que os alunos reconheçam a importância dos textos de caráter instrucional.
Como exemplo, segue alguns endereços eletrônicos, que trabalham textos instrucionais voltados para o público infantil: Vale ressaltar ainda, que para a realização deste momento, você poderá imprimir as regras e reproduzir em tamanho grande, como o A3. Além disso, é interessante levar o texto instrucional para o pátio;
1 – Fazer uma breve revisão sobre os tipos de texto (narrativo, dissertativo, descritivo, expositivo e injuntivo); 2 – Fazer uma breve revisão sobre o que são os gêneros textuais (citar pelo menos três exemplos de gêneros para cada tipologia de texto);
Quais são os animais que transmitem a leptospirose?
Como montar um treino de HIIT?
Quais os materiais necessários para intubação?
Como melhorar mobilidade do quadril?
Como melhorar o sinal da antena de rádio?
Quais são as atividades mais recomendadas para a diminuição do risco de quedas?
O que falar na passagem de plantão?
Como montar um treino de musculação feminino?
Qual a influência de Platão e Aristóteles no cristianismo?
Como melhorar o desempenho na corrida de 10km?
Como acabar com a Cândida de uma vez por todas?
Como o racismo se manifesta na escola?
Como regular seu ciclo circadiano?
Qual número de calçado nos EUA corresponde ao 37?