O prêmio Nobel de Física de 2013 foi dividido entre o britânico Peter Higgs e o belga François Englert, pela descoberta teórica do bóson de Higgs, a chamada "partícula de Deus" que explica por que a matéria elementar tem massa.
O bóson de Higgs foi teoretizado, em 1964, por Peter Higgs e por François Englert, além de outros quatro físicos teóricos. Entretanto, o primeiro experimento capaz de comprovar a existência dessa partícula só foi realizado em 2013, por meio do maior acelerador de partículas do mundo, o LHC (Large Hadrons Collider).
São Paulo - O britânico Peter Higgs e o belga François Englert ganharam nesta terça-feira (8) o prêmio Nobel de física de 2013 por preverem a existência do bóson de Higgs, a partícula-chave que explica por que a matéria elementar tem massa.
O anúncio aconteceu depois de quase 50 anos de pesquisas desde que Higgs publicou um documento sobre a chamada "Partícula de Deus" em 1964.
A expressão vem de um livro do físico ganhador do prêmio Nobel Leon Lederman, cujo esboço de título era "A Partícula Maldita" ("The Goddamn Particle", no original), em alusão às frustrações de tentar encontrá-la.
44 curiosidades que você vai gostar
O bóson de Higgs é popularmente conhecido como a “partícula de Deus”. Esse nome teve origem em um livro muito popular, escrito no de 1993, chamado de “Partícula de Deus”, escrito pelo físico Leon Lederman, ganhador do prêmio Nobel de Física de 1998.
No dia 10 de setembro de 2008, na fronteira entre a França e a Suíça, foi criado o Grande Colisor de Hádrons (LHC), o maior acelerador de partículas até então construído pelo homem, com o objetivo de recriar o Big Bang e entender o seu mecanismo.
Segundo a teoria, o Bóson de Higgs deu massa à matéria expelida pelo Big Bang há 14 bilhões de anos, o que permitiu o surgimento de tudo o que existe no cosmos.
Segundo a teoria de Gell-Mann, cada próton e nêutron é construído exatamente de três dessas partículas — dois quarks up e um quark down no caso dos prótons, e um up e dois downs para o nêutron.
Procurado há quase meio século pelos físicos, o bóson de Higgs é uma chave fundamental para entender por que partículas elementares têm massa e poderá levar até mesmo a uma nova compreensão da origem do Universo e da vida.
Bósons são as partículas responsáveis pela interação existente entre os férmions. Diferentemente deles, essas partículas não apresentam problema em ocupar o mesmo lugar no espaço e ao mesmo tempo. Apresentam spin inteiro, não possuem massa e podem apresentar carga elétrica.
O LHC vai tentar confirmar experimentalmente a existência do chamado campo de Higgs, que explica a massa dos quarks individuais, dos elétrons e de algumas outras partículas. Ocorre que o campo de Higgs também cria a massa a partir das flutuações do vácuo quântico.
Entre as partículas que têm alguma massa, a menor é o neutrino. “Ele pode ter 4 x 10-33 grama,”, diz o físico Cláudio Furukawa, da USP. Isso equivale a um bilionésimo de trilionésimo de trilionésimo de grama – e dá uma massa 100 milhões de vezes menor que a do próton, que tem 1,67 x 10-24 grama.
Um grupo internacional de cientistas, com participação de brasileiros, detectou antipartículas de núcleos de hélio-4 num experimento realizado nos Estados Unidos. Segundo os estudiosos, trata-se da antimatéria mais pesada já produzida e medida em laboratório.
Segundo essao nosso Universo atual teve origem em uma grande explosão por volta de 14 bilhões de anos atrás. Tudo se deu através de um ponto material muito pequeno, quente e extremamente denso. Essa grande explosão deu origem ao espaço-tempo. O Universo desde então está em expansão contínua e se resfriando também.
Fundado em 1954, o laboratório do CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear) localiza-se na fronteira Franco-Suíça, perto de Genebra, e dispõe do maior acelerador de partículas do mundo, designado de Large Hadron Collider (LHC).
O Bóson de Higgs, também conhecido como partícula de Deus, pode destruir o universo a qualquer momento, de acordo com uma declaração feita oficialmente por Stephen Hawking.
As 7 partículas subatômicas mais importantesNeutrino.Elétron.Glúon.Bósons da força fraca.Fóton.Gráviton.
A antimatéria é literalmente o inverso da matéria. Apresenta mesma estrutura, massa e rotação da matéria, mas com sinal de carga elétrica oposto. As partículas chamadas de antimatéria possuem as mesmas características das partículas que conhecemos, mas com carga elétrica de sinal oposto.
A palavra “léptons” vem do grego “leve”, pois são as partículas subatômicas que não sofrem influência da força nuclear forte que mantém os prótons e os nêutrons unidos, participam somente das interações eletromagnéticas e fracas. Essas partículas não ficam no núcleo do átomo e podem viajar por conta própria.
Matéria escura é a denominação dada a uma grande quantidade de matéria de natureza desconhecida cujo efeito afeta gravitacionalmente a dinâmica das galáxias e do próprio Universo.
Dois conceitos físicos estão presentes aqui: o aumento de velocidade da partícula carregada, sua aceleração, ocorre devido à presença de um campo elétrico, sendo que a mudança de trajetória (quando é curvada) resulta da ação de um campo magnético.
As partículas Pym são partículas subatômicas extra de natureza dimensional que são capazes de adicionar ou subtrair massa de qualquer forma de matéria.
O Princípio da Incerteza do físico Werner Heisenberg, enfatiza matematicamente essa ideia, na qual é impossível determinar simultaneamente com acuidade infinita a posição e a velocidade de uma partícula.
Como a Índia obteve sua independência?
Como o nosso corpo reage para chorarmos?
Quais são as características da poesia lírica amorosa?
Como as minhas escolhas podem atingir outras pessoas?
Como se caracteriza a produção agropecuária no Brasil no cenário mundial?
Como transformar um usuário em Administrador no Windows 7?
Como nosso corpo se defende de doenças transmissíveis?
Como negar crédito ao cliente?
Como transformar um corpo gordo em musculoso?
Quais atividades naturais nossos ancestrais praticavam?
O que fazer quando o ácido queima a pele?
Como podemos medir a passagem do tempo ao longo do dia?
Como os homens Pré-históricos se alimentam?
Como pedir de volta o que emprestou?
Como identificar Alzheimer precoce?