Se a arqueologia encontrou citações à cerveja em registros sumérios e babilônicos 8 mil anos antes de Cristo, não é difícil concluir que ela fazia, sim, parte da sociedade hebraica na época do nascimento de Jesus. Como uma bebida popular, muito provavelmente foi consumida por ele.
O vinho é uma bebida muito mais antiga que a chegada do Messias na terra, cerca de 4.000 a.C.. Quando nasceu Jesus, as bebidas mais seguras da época eram o vinho e a cerveja, por conta da contaminação da água.
Segundo as práticas da época, após a colheita as uvas eram pisadas por escravos, e, após a fermentação, vinhos diferentes eram produzidos para estratos diferentes da sociedade. Adicionavam-se ao vinho, àquela ocasião, mel, água, ervas, especiarias, além de pó de mármore, clara de ovo...
Contudo, segundo pesquisadores da Universidade de Louisiana, a história não foi exatamente essa. Eles apontam que na região que Jesus viveu se cultivavam grãos, não uvas, e que o consumo de cerveja era algo comum por lá, diferente do vinho.
2) Vejamos a citação do vinho no primeiro milagre de Jesus em Caná da Galileia: "e lhe disse: Todos costumam pôr primeiro o bom vinho e, quando já beberam fartamente, servem o inferior; tu, porém, guardaste o bom vinho até agora", João 2:10.
37 curiosidades que você vai gostar
Mas a Bíblia conta que, após descer da arca, Noé plantou uma videira para celebrar a vida, e desde então, o vinho simboliza a alegria. Para os judeus, a bebida é uma forma de bênção e é consumido em diversas ocasiões. Ele serve como uma espécie de “fio condutor” das comemorações judaicas.
Isso pode parecerer para muitos que beber não é pecado, desde que a prática seja adotada com autocontrole e de forma comedida. Por outro lado, a embriaguez e o vício (considerados excessos) são, sim, considerados transgressões do ponto de vista religioso.
Um exemplo disso foi a ordem dada aos filhos de Aarão, os quais não deviam entrar na Tenda do Senhor tendo tomado bebidas alcóolicas (cf. Levíticos 10,9), o que também se estendeu aos sacerdotes do Templo (cf. Ezequiel 44,21).
Entretanto, existe uma mística muito maior sobre a cerveja belga Deus. E não é apenas pelo seu nome, mas sim pelo método com que é feita, que possui uma segunda fermentação feita no método de uma champagne. Com tudo isso envolto dessa cerveja, além de famosa, também possui um preço bem elevado no Brasil.
Como o homem tem que tratar a mulher?
Como é feito o dimensionamento dos eletrodutos?
Como ocorre a locomoção das estrela do mar?
Como era a alimentação dos escravos aqui na colônia brasileira?
Como escravos eram adquiridos?
O que eram os escravos de aluguel?
Como era o nome das casas que os escravos dormiam?
Como comemorar 10 anos de casamento em casa?
Como faço para viajar para Albânia?
Como os escravos eram escolhidos?
Como é feito o lançamento de foguete?
Como escrever o roteiro de uma radionovela?
Como elaborar um projeto de leitura para o ensino fundamental?
Quem traduz os filmes da Netflix?
Como trabalhar a resolução de problemas?
Como ir de São Paulo a Cartagena?