Se a arqueologia encontrou citações à cerveja em registros sumérios e babilônicos 8 mil anos antes de Cristo, não é difícil concluir que ela fazia, sim, parte da sociedade hebraica na época do nascimento de Jesus. Como uma bebida popular, muito provavelmente foi consumida por ele.
O vinho é uma bebida muito mais antiga que a chegada do Messias na terra, cerca de 4.000 a.C.. Quando nasceu Jesus, as bebidas mais seguras da época eram o vinho e a cerveja, por conta da contaminação da água.
Segundo as práticas da época, após a colheita as uvas eram pisadas por escravos, e, após a fermentação, vinhos diferentes eram produzidos para estratos diferentes da sociedade. Adicionavam-se ao vinho, àquela ocasião, mel, água, ervas, especiarias, além de pó de mármore, clara de ovo...
Contudo, segundo pesquisadores da Universidade de Louisiana, a história não foi exatamente essa. Eles apontam que na região que Jesus viveu se cultivavam grãos, não uvas, e que o consumo de cerveja era algo comum por lá, diferente do vinho.
2) Vejamos a citação do vinho no primeiro milagre de Jesus em Caná da Galileia: "e lhe disse: Todos costumam pôr primeiro o bom vinho e, quando já beberam fartamente, servem o inferior; tu, porém, guardaste o bom vinho até agora", João 2:10.
37 curiosidades que você vai gostar
Mas a Bíblia conta que, após descer da arca, Noé plantou uma videira para celebrar a vida, e desde então, o vinho simboliza a alegria. Para os judeus, a bebida é uma forma de bênção e é consumido em diversas ocasiões. Ele serve como uma espécie de “fio condutor” das comemorações judaicas.
Isso pode parecerer para muitos que beber não é pecado, desde que a prática seja adotada com autocontrole e de forma comedida. Por outro lado, a embriaguez e o vício (considerados excessos) são, sim, considerados transgressões do ponto de vista religioso.
Um exemplo disso foi a ordem dada aos filhos de Aarão, os quais não deviam entrar na Tenda do Senhor tendo tomado bebidas alcóolicas (cf. Levíticos 10,9), o que também se estendeu aos sacerdotes do Templo (cf. Ezequiel 44,21).
Entretanto, existe uma mística muito maior sobre a cerveja belga Deus. E não é apenas pelo seu nome, mas sim pelo método com que é feita, que possui uma segunda fermentação feita no método de uma champagne. Com tudo isso envolto dessa cerveja, além de famosa, também possui um preço bem elevado no Brasil.
Quanto tempo dura nossa concentração?
Quem é mais forte Tsunade ou Jiraya?
Que dia nasceu Gabriel Cartolano?
Qual caneta usar na redação do Enem?
O que o farmacêutico faz na indústria?
Quem sofre mais com o fim do namoro?
Como terminar um desenvolvimento?
Como trabalhar estratégias de leitura em sala de aula?
Quais os medicamentos genéricos mais vendidos?
Como funciona o cancelamento de matrícula?
Como montar um plano de ação de comunicação?
Como executar honorários de sucumbência?
Como recorrer a um processo sem advogado?
Quais as camadas do RM OSI descreva de forma sucinta a função de cada uma delas?