A catarata canina é uma doença sem cura e, no momento em que se instala a opacidade (perda da transparência), a lente não pode tornar-se transparente novamente, sendo a única solução a cirurgia. Trata-se de um procedimento de remoção da lente que pode ou não ser substituída por outra.
Tratamento da catarata em cães
O tratamento é exclusivamente cirúrgico (cirurgia de remoção da lente) e o prognóstico é melhor em casos de catarata ainda no estágio inicial. Caso a catarata tenha se desenvolvido ao longo de muito tempo, alguns cães se adaptam à falta de visão e conseguem manter sua qualidade de vida.
"No hospital, o preço de uma cirurgia de catarata com a aplicação da lente acrílica nos dois olhos do cão varia de R$ 2,8 mil a R$ 3 mil.
Há cura para catarata e é algo bem comum enquanto parte da velhice. Raças como o Poodle, Cocker Spaniel Americano e Inglês, Schnauzer miniatura, Golden e Labrador Retriever, West Highland White Terrier e Afghan Hound, são as mais conhecidas pela doença que traz branqueamento dos olhos e cegueira parcial ou total.
Clarvisol® é indicado para o tratamento e prevenção do progresso da catarata. Também é indicado no pós-operatório das cirurgias extracapsulares da catarata, isto é, naquelas em que ficaram resíduos do cristalino após o ato cirúrgico e na terapêutica das cataratas traumáticas.
42 curiosidades que você vai gostar
Vale ressaltar, portanto, que não existe colírio para o tratamento da catarata. Embora alguns sites afirmem que certos tipos podem ser aplicados em estágios iniciais para conter a progressão da doença, o fato é que não há eficácia comprovada.
Especialmente em países pobres, o acesso a cirurgiões-oftalmologistas pode ser bem complicado. Para tentar solucionar o problema, um time de pesquisadores da University of California San Diego está desenvolvendo um colírio capaz de dissolver a catarata dos olhos. A descoberta foi descrita na revista Nature.
Essa doença deixa a lente do olho “esbranquiçada” e bloqueia a passagem da luz, o resultado isso é um prejuízo para a visão. O cachorro com catarata passa a ter muita dificuldade de enxergar. Este problema pode acontecer nos dois olhos ou apenas em um.
Além da genética, a catarata em cães também pode estar associada a outros fatores. Deficiências nutricionais, traumas causados na região ocular e diabetes mellitus são alguns exemplos. “Cachorros diabéticos com a doença mal controlada têm um risco maior de desenvolvimento rápido da catarata”, diz a veterinária.
Como evitar o efeito rebote da sibutramina?
Como superar o passado de alguém?
Como colocar novas fontes no Kindle?
Quem está no primeiro ano pode fazer o Enem?
Como saber se a turbina está com problema?
Qual foi a primeira descoberta da física?