1 — Conjunções comparativas «[...] (iniciam uma oração que encerra o segundo membro de uma comparação, de um confronto): que, do que (depois de mais, menos, maior, menor, melhor e pior), qual (depois de tal), quanto (depois de tanto), como, assim como, bem como, como se, que nem».
As conjunções subordinativas adverbiais comparativas estabelecem uma correspondência, um paralelo em relação a oração independente. São elas: como, assim como, como se, bem como, que nem, que e do que (precedido de mais, menos, maior, menor, melhor, pior), tal qual, etc.
3. Conjunções subordinativas comparativas. (mais/menos/maior/menor/melhor/pior) do que, (tal) qual, (tanto) quanto, como, assim como, bem como, como se.
→ Conjunções condicionais: iniciam a oração que contém uma condição ou uma hipótese relacionada a um acontecimento expresso em outra oração.
O que é a Comparação:
Exemplo: “Os seus olhos brilhavam como estrelas no céu” ou “Meu filho joga futebol como o Pelé”. Retirando os termos conectivos, por exemplo, deixa-se de ter uma comparação e passa a ser uma metáfora. Exemplo: “Os seus olhos são estrelas no céu” ou “Meu filho é o Pelé no futebol”.
37 curiosidades que você vai gostar
Os termos como e por exemplo transmitem ambos a ideia de exemplificação. Isso quer dizer que a construção “como, por exemplo” configura um pleonasmo. Esse fato não configura um erro em si, pois a redundância trazida pelo pleonasmo pode ocorrer por dois motivos.
Funções da palavra COMOServe para introduzir as Orações Subordinadas, e assume alguns significados diferentes, dependendo da oração da qual faz parte:Pode ser substituída por quando ou logo que.Assume a mesma função do por que.Tem valor de conforme.
Gramaticalmente, conjunção é a palavra invariável cuja função é ligar orações ou termos de mesmo valor gramatical. Exemplos: Faz sol, mas está frio. (ligação entre orações)
As conjunções coordenativas aditivas são responsáveis pela união entre duas ou mais orações com a intenção de exprimir ideia de acréscimo ou adição de uma informação. Exemplos: ainda, mais, e, também, nem (e não), não só, mas também, como também, bem como, quanto (depois de tanto), além de (disso, disto, aquilo), etc.
Quantos litros de óleo caixa de marcha?
Como saber se o cão está feliz?
Como saber se o tamanho do óculos está correto?
O que marca o k-pop como algo único e garante o sucesso dele?
Como recuperar capacitor estufado?
Como o cacto consegue sobreviver no deserto?
Como saber qual plástico pode ir no microondas?
Qual a quantidade de comida para um bebê de 6 meses?
Qual bicho transmite a leishmaniose?
É possível uma pessoa ficar doente de amor?
Como saber se o óculos da Ray-ban e original?
Qual é o melhor óleo de amêndoas?
Como saber se uma carta é rara em Magic?
Como saber se o teste e bicaudal?
Como é o plano de carreira no Banco do Brasil?
Como saber se o óleo essencial é puro?
Quais são as três formas de se usar os pronomes reflexivos?