Os pontos cardeais, também conhecidos como pontos de referência, são de extrema importância para a localização e a orientação geográfica. Os quatro pontos cardeais são: Norte, Sul, Leste e Oeste.
A localização e orientação no espaço geográfico são elementos que proporcionam ao aluno, entender o espaço em que vive e fazer relações com outros lugares. Através da cartografia como ferramenta, constroem-se conceitos utilizando-se da linguagem cartográfica em escalas de níveis diferentes: locais, regionais e globais.
Outro modo de entender o ponto de referência é associando-o o espaço fixo desde onde se pode observar e descrever um movimento ou uma trajectória (um percurso). Este ponto de referência pode marcar-se num eixo de coordenadas para o traçado de um deslocamento.
Nor-noroeste (NNO) - localizado entre o norte (N) e o noroeste (NO). Com os dezesseis pontos de referência é formado um desenho, conhecido como Rosa-dos-Ventos, podendo também ser representada com outros pontos além dos cardeais, colaterais e subcolaterais. A lua também serve para nos orientar.
Num sistema, é possível encontrar-se em diferentes posições: o ponto de referência é a perspectiva que se tem a partir de uma posição X. A noção tem aplicações na física e noutras ciências, embora também possa ser abordada de maneira coloquial.
Orientação e localização: Pontos cardeais e outras referências - UOL Educação Localizar-se, estabelecer caminhos e orientar-se para seguir a direção certa: isso sempre acompanhou a história do homem na Terra. O que mudou, ao longo do tempo, foram os recursos (equipamentos, instrumentos), as caracterís
Quanto tempo dura sangramento de nidação?
Como saber quanto recebo por hora?
Como trabalhar usando a internet?
Quanto tempo dura a paralisia do sono?
O que significa o operador !=?
O que é performance no trabalho?
Para que serve o coentro na medicina?
Quantas vezes Expelliarmus foi usado?
Porque a escola tradicional não funciona mais?
Quais exames de sangue exigem jejum?
Qual o combustível mais usado no automóvel do Brasil?