O abacaxi, em Portugal também conhecido como ananás, é uma infrutescênciatropical produzida pela planta de mesmo nome, caracterizada como uma plantamonocotiledônea da família das bromeliáceas dasubfamíliaBromelioideae.
Seu nome deriva do tupi ananás que significa fruta saborosa mas é usado para designar as espécies silvestres, já abacaxi vem de “iuaka'ti” que significa fruta cheirosa que deu origem a abacaxi em português. ... O gênero Ananas possui 5 espécies e todas são cultivadas no Brasil, porém a Ananas comosus é a mais comum.
Provavelmente nativo do sul da América do Sul, da região onde hoje fica o Paraguai, o abacaxi foi carregado por toda a América pelos guaranis, tornando-se espécie cultivada pelas populações autóctones até a região da América Central e do Caribe muito antes da chegada dos europeus.
O abacaxizeiro é uma planta que atinge um metro de altura, já era cultivada pelos indígenas antes mesmo do descobrimento do país.
Vejamos algumas outras palavras de origem Tupi: -Abacaxi: substantivo masculino composto por ibá 'fruto' e caxi 'recendente'. Abacaxi é, portanto, um 'fruto que tem um cheiro agradável, fragrante'.
Etimologia. O termo "abacaxi" (em português brasileiro) é oriundo da junção dos termos tupis i'bá (fruto) e ká'ti (recendente, que exala cheiro agradável e intenso), documentado já no início do séc.
infrutescência
O abacaxi é um fruto múltiplo, ou infrutescência, já que cada “gominho” é um fruto, porém não abriga semente.
Podem ser consumidos quando bem maduros ou utilizados após cozimento em receitas. É considerado uma PANC (Planta Alimentícia Não Convencional). Seu maior atrativo se dá como planta ornamental devido ao pequeno porte, não passando de 50 centímetros de altura.
4 de novembro de 1493 Consta que o abacaxi ou ananás foi descoberto, para o velho mundo, em 4 de novembro de 1493, quando Cristóvão Colombo descobriu a ilha de Guadalupe, onde encontrou e experimentou o fruto, que era amplamente disseminado na América Tropical, desempenhando parte importante na alimentação das populações indígenas.
A “coroa” do abacaxi, o que lhe confere o título de “rei dos frutos” é, na verdade, um tufo de folhas resultante do tecido meristemático apical que a planta apresenta.
O abacaxi, pertencente à família das bromeliáceas, é oriundo da América do Sul e cultivado em qualquer região quente do mundo. Tem grande aceitação em todo o mundo, tanto natural quanto ...
A parte comestível do abacaxi é a polpa, suculenta, formada pelas paredes das lojas dos frutilhos e pelo tecido parenquimatoso que os une, bem como pela porção externa ou casca do coração. De acordo com a parte da planta em que são produzidas, as mudas do abacaxizeiro são classificadas em quatro tipos: Rebentão – muda do talo da planta.
Devido sua beleza e existência da coroa, o abacaxi é conhecido como rei dos frutos. Na gíria brasileira, é comumente utilizado significando algo que não apresenta bom resultado, devido o seu aspecto espinhoso. Além da polpa, as cascas e o miolo do abacaxi podem ser utilizados para a produção de sucos.
O abacaxi é um fruto- símbolo de regiões tropicais e subtropicais, de grande aceitação em todo o mundo, quer ao natural, quer industrializado: agrada aos olhos, ao paladar e ao olfato. Por essas razões e por ter uma "coroa", cabe-lhe, por vezes, o cognome de "rei dos frutos", que lhe foi dado, logo após seu descobrimento, pelos portugueses.
Qual foi a segunda cidade a ser fundada no Brasil?
Qual a composição da pastilha Valda?
Como saber se os hormônios estão desregulados?
Quanto tempo após ingerir álcool posso dirigir?
Quanto tempo demora a nascer a relva?
Qual é o nome científico da águia-de-cabeça-branca?
Quanto tempo leva para CNH ser emitida?
Como por cor nas margens word?
Quando o cabelo cai muito o que fazer?
Por que as palavras observadas são acentuadas?
Quantas calorias tem um pedaço de doce de leite caseiro?
O que significa o processo no direito?