Excretas é a designação biológica empregada aos resíduos nitrogenados produzidos pelo metabolismo, devendo ser eliminados a fim de permitir um estado de equilíbrio interno (homeostase) do organismo, sendo os tipos de excretas nos diferentes grupos de animais: a amônia, a uréia ou o ácido úrico.
anfíbios
A ureia é o principal excreta dos mamíferos e de anfíbios adultos (larvas de anfíbios excretam amônia), sendo eliminada dissolvida em água, formando a urina. Animais cujo principal produto de excreção é a ureia são denominados ureotélicos.
Amoniotélicos. Animais que eliminam resíduos nitrogenados na forma de amônia. Entre os vertebrados, pertencem a esse grupo os peixes ósseos e as larvas de anfíbios – animais aquáticos que contam com oferta abundante de água para diluição da amônia (NH3).
Os produtos excretados pelo sistema excretor, como dito acima, são resultado do metabolismo celular. São eles os produtos nitrogenados, como amônia, uréia e ácido úrico e o gás carbônico.
Etapas do Ciclo da Ureia Assim, há cinco enzimas envolvidas no ciclo da uréia: carbamil-fosfato sintetase, ornitina-transcarbamilase, arginino-succinato sintetase, arginino-succinato liase e arginase.
Uréia: menos tóxica e menos solúvel que a amônia.
Os animais uricotélicos (pássaros e répteis) excretam o nitrogênio do grupo amino numa forma semi-sólida, como ácido úrico, um derivado das purinas. A formação da ureia, não-tóxica, e do ácido úrico, sólido, tem um alto gasto de energia metabólica, consumindo moléculas de adenosina trifosfato (ATP).
Os produtos excretados pelo sistema excretor, como dito acima, são resultado do metabolismo celular. São eles os produtos nitrogenados, como amônia, uréia e ácido úrico e o gás carbônico.
De todos os processos de excreção de resíduos nitrogenados, a do ácido úrico, mesmo que necessite de pouquíssima água para diluição, representa maior gasto energético. Esse fato é plenamente compatível com a vida em ambiente escasso de líquidos e se relaciona à permanência dos embriões no interior de ovos adaptados ao desenvolvimento.
Na maioria dos animais, os resíduos nitrogenados são eliminados por órgãos especializados do sistema urinário, a exemplo dos rins dos vertebrados, no processo de excreção. Veja a seguir o tipo de classificação animal conforme a excreta nitrogenada produzida. Amoniotélicos. Animais que eliminam resíduos nitrogenados na forma de amônia.
A classificação dos animais quanto ao statussanitário ou ecológico pode ser definida como a relação dos animais com o seu particular e específico ambiente. Este ambiente inclui os organismos associados aos animais e os organismos presentes dentro dos limites do ambiente físico e barreiras sanitárias.
ANIMAISCONVENCIONAIS. DEFINIÇÃO: são animais que possuem microbiota indefinida por serem mantidos em ambiente desprovido de barreiras sanitárias rigorosas. 1Nomenclatura recomendada pelo Comitê Internacional de Animais de Laboratório, em 1964. 63 Classificação dos animais de laboratório quanto aostatus sanitário.
Como saber o que gosto de fazer teste?
Como evitar uma descarga elétrica?
Como saber que eu gosto de um amigo?
Como ir de São Paulo para Aeroporto Guarulhos?
Quanto tempo depois de tomar itraconazol?
Como obter o protocolo de viabilidade?
Como tomar remédio de 12h em 12h?
Como saber se você está sendo perseguido?
Como podemos saber o que gasta mais energia?
Para que serve o medicamento Espectroprima?
O que fazer a partir dos 18 anos?
Como é feita a extração de petróleo no mar?
Qual o melhor horário para tomar Apevitin?
Para que serve o remédio Carbo Vegetabilis?
Como salvar uma planilha de Excel em PDF?