Pode haver renúncia da prescrição?

Pergunta de Mélanie Diana Silva de Andrade em 27-05-2022
(7 votos)

Art. 191. A renúncia da prescrição pode ser expressa ou tácita, e só valerá, sendo feita, sem prejuízo de terceiro, depois que a prescrição se consumar; tácita é a renúncia quando se presume de fatos do interessado, incompatíveis com a prescrição.

O que é a renúncia da prescrição?

Segundo o art. 191[1] do Código Civil, a renúncia tácita à prescrição ocorre quando o interessado praticar atos “incompatíveis com a prescrição”. “Renúncia é ato de vontade abdicativo, de despojamento, de abandono de direito por parte do titular.


É permitida a renúncia previa a prescrição?

Admite-se a renúncia da prescrição quando a prescrição já estiver consumada e quando a renúncia não prejudicar terceiros. O próprio artigo dispõe que a renúncia pode ser expressa ou tácita. Geralmente, a renúncia é tácita, decorrendo da conduta do devedor.

Quando não corre a prescrição?

Segundo o art. 199, não ocorre prescrição pendendo condição suspensiva, não estando vencido o prazo ou pendendo ação de evicção. O artigo 200 do CC estabelece que não correrá a prescrição antes da respectiva sentença definitiva, quando a ação originar de fato que deva se apurado no juízo criminal.

É possível renunciar à decadência?

A decadência legal decorre da lei e, por isso, não pode ser alterada pelas partes nem pode ser renunciada, conforme prevê o art.

Direito Civil - Aula 154 - Renúncia da Prescrição - Art. 191 do CC


30 curiosidades que você vai gostar

É nula a renúncia ao prazo decadencial previsto em lei?

é nula a renúncia ao prazo decadencial previsto em lei. não pode o juiz, em eventual litígio, conhecer de ofício da decadência, em razão da renúncia realizada no negócio jurídico. ... o prazo decadencial para se pleitear a anulação do negócio jurídico por vícios do consentimento é de 3 anos.

É nula a renúncia ao prazo de decadência fixado em lei mesmo quando convencionada em ato ou negócio jurídico firmado entre capazes?

É nula a renúncia ao prazo de decadência fixado em lei, mesmo quando convencionada em ato ou negócio jurídico firmado entre capazes. O protesto, judicial ou extrajudicial efetuado em tabelionato de protesto de títulos, constitui causa de interrupção da prescrição, mas somente poderá ocorrer uma vez.

O que são causas impeditivas da prescrição?

as causas impeditivas da prescrição são as circunstancias que impedem que seu curso inicie e, as suspensivas,as que paralisam temporariamente o seu curso; superado o fato suspensivo, a prescrição continua a correr, computado o tempo decorrido antes dele.

O que causa a suspensão da prescrição?

Quando o prazo prescricional já se iniciou, e, após o seu início, verifica-se a presença de uma condição especial envolvendo as partes, o titular da pretensão ou o próprio negócio jurídico, esse prazo prescricional, já iniciado, é suspenso, assim ficando até que cesse a causa que não permite sua fluência.



Outras questões

Qual o consumo de energia de um estabilizador?

Como ficou a margem do consignado em 2021?

Como passar um trabalho para PDF?

O que é provisão de serviços?

Como constituir servidão?

Qual é o tipo de reprodução das algas?

Quando foi criado o líbero?

Quantos pontos precisa para passar na prova de legislação?

Quanto tempo demora prova de função pulmonar?

Quais são as habilidades de SlenderMan?

É bom morar em container?

Como a internet surgiu?

Quais os pratos típicos de cada região brasileira?

Como saber se um homem esta interessado em vc?

O que é artigo com exemplos?

Como imprimir 2 paginas por folha no adobe reader?

O que é adolescencia?

Com quantos meses bebe começa a sentar?

O que significa vigora?

O que e quarto standard?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com