O inflamassoma é um complexo multiproteico intracelular que atua na ativação de enzimas da família cisteína-aspartato proteases (CASPASES) como uma estrutura essencial para a regulação da imunidade em condições fisiológicas e no reconhecimento de sinais de perigo a diferentes componentes.
O inflamassoma é formado após o reconhecimento de diversos sinais inflamatórios (LPS, cristais de ácido úrico e diversos compostos virais e bacterianos) por proteínas da família dos NPLR. A composição exata do inflamassoma depende da vias de ativação utilizadas em cada caso.
2.3 Inflamassoma
Os inflamassomas são complexos citoplasmáticos, compostos essencialmente por um receptor de reconhecimento de patógenos (PRR) e uma caspase-1, com formação de oligômeros que direcionam a resposta inflamatória a estímulos microbianos ou stress endógeno (Schroder e Tschopp, 2010).
O inflamassoma NLRP3, um importante complexo proteico para o processo inflamatório, é responsável pela maturação das citocinas pró-inflamatórias IL-1β e IL-18. A ausência de componentes da inflamação já foi relacionada a um aumento de peso aumentado.
O inflamassomo é composto pela proteína AIM2, caspase-1 e proteína adaptadora ASC, necessária para que haja a ligação via domínio PYD-PYD, de AIM2 com caspase-1. A ativação do inflamassomo se dá de forma direta, com a ligação do dsDNA a AIM2 e consequente oligomerização com ASC e caspase-1 (SCHRODER & TSCHOPP, 2010).
43 curiosidades que você vai gostar
O inflamassoma é um complexo multiproteico intracelular que atua na ativação de enzimas da família cisteína-aspartato proteases (CASPASES) como uma estrutura essencial para a regulação da imunidade em condições fisiológicas e no reconhecimento de sinais de perigo a diferentes componentes.
“A gasdermina D é uma proteína formadora de poros. Trabalhos anteriores mostraram que, quando essa molécula é ativada na célula, ela forma poros [buracos] na membrana nuclear que permitem a saída do material genético para o citosol.
Receptores celulares de reconhecimento de padrões
Os RIG Like Receptors (RLR) são sensores citosólicos de RNA viral que respondem a ácidos nucleicos virais através da indução da produção de interferons antivirais do tipo I.
O processo inflamatório pode ser iniciado pela presença de patógenos (PAMPs) ou de moléculas associadas ao dano tecidual (DAMPs), estes sinais são reconhecidos por células do sistema imune via receptores de reconhecimento de padrão localizados na membrana ou no citoplasma destas células.
Quem mata Nagini no livro de Harry Potter?
Como trabalhar a sala de aula invertida na educação infantil?
Como trabalhar o alfabeto no 1 ano do ensino fundamental?
Como trabalhar o Dia dos Pais na educação infantil?
Como fazer para trabalhar no Senac?
Como enviar currículo para Torra Torra?
Como explicar a Proclamação da República na educação infantil?
O que é preciso para ser perito?
Como fortalecer o glúteo médio?
Qual o objetivo da atividade do espelho?
Como Treinar o glúteo máximo em casa?
Qual a importância da educação emocional na formação dos professores?
Qual a importância das competências gerais da BNCC?
Qual é o objetivo de um bilhete?