A fundação legendária de Roma: A loba que amamenta os gêmeos Rômulo e Remo. A origem de Roma está ligada ao evento mitológico que envolve os gêmeos Rômulo e Remo, que após serem salvos de morrerem afogados no Rio Tibre, foram amamentados pela loba, que vivia no lupercal, uma caverna no Palatino.
Hoje na História: Rômulo e Remo fundam Roma, segundo a lenda (3 a.C.)
De acordo com os historiadores, a fundação de Roma resulta da mistura de três povos que foram habitar a região da península itálica: gregos, etruscos e italiotas. Desenvolveram na região uma economia baseada na agricultura e nas atividades pastoris.
No entanto, segundo os historiadores, mais do que os latinos ou sabinos ou os povos das aldeias primitivas das colinas, foram os Etruscos os verdadeiros fundadores de Roma, no século VII a. C., quando invadiram o Lácio.
Segundo a mitologia romana, Rômulo e Remo são dois irmãos gêmeos, um dos quais, Rômulo, foi o fundador da cidade de Roma e seu primeiro rei. Conta a lenda que Rômulo e Remo eram filhos do deus grego Ares, ou Marte, seu nome latino, e da mortal Reia Sílvia (ou Rhea Silvia), filha de Numitor, rei de Alba Longa.
Segundo a lenda, filhos do Rei Marte e de Reia, os irmãos foram atirados a um rio para morrerem afogados. No entanto, acabaram por sobreviver e foram encontrados na margem do Rio Tibre por uma loba que passou a amamentá-los.
O principal autor, que se destacou por organizar uma história da fundação de Roma, foi Tito Lívio, um historiador romano nascido em 59 a.C. e que viveu até 17 d.C, escreveu a obra Desde a fundação da cidade, muitos séculos depois da sua fundação efetiva.
A lenda conhecida pela criação de Roma é a lenda da loba e dos gêmeos Rômulo e Remo. O mito de criação da Roma tem como principais elementos os gêmeos que seriam filhos do deus Ares e de uma mortal que era filha de Numitor, um rei mortal. O rei foi desposto por seu irmão que queria destruir a linhagem do rei.
Caio Júlio César, mais conhecido apenas como Júlio César, foi um líder romano importante no processo de transição do modelo republicano para o Império. Nascido em 100 a.C. viveu até 44 a.C. quando foi assassinado.
Os latinos foram um povo de origem indo-europeia que habitou principalmente a zona centro-meridional da península Itálica no I milênio a.C. Faziam parte do grupo dos itálicos, juntamente com os úmbrios, sabinos e volscos.
Embora a história da fundação de Roma seja marcada por contos lendários, como o dos irmãos gêmeos nutridos por uma loba, entende-se que a fundação de Roma representa não apenas a fundação de uma cidade, mas também a conquista da Península Itálica que se espalhou por todo o Mar Mediterrâneo.
Acredita-se que Roma tenha sido fundada na Região do Latium (ou Região do Lácio, na Itália central), onde se falava o latim, língua que se alastrou pelo mundo e que deu origem, inclusive, ao idioma português, que nas palavras de Olavo Bilac era “a última flor do Lácio”.
Segundo a mitologia romana, embora Rômulo e Remo estejam diretamente ligados à fundação de Roma, o fundador propriamente dito foi Rômulo. Já em idade adulta, Remo teve um desentendimento com um pastor local e, por esse motivo, foi entregue ao então Rei Amúlio, que fez dele prisioneiro.
Assim, Rômulo fundou a cidade de Roma, sobre as sete colinas. Surgiu uma disputa entre os dois irmãos para saber quem reinaria em Roma.
Quais são as partes do cérebro humano?
Como vai ficar o auxílio para mães chefes de família?
Qual produto usar para limpar lente de câmera?
Como é feito o teste de contato 30 substâncias?
Qual o salário de um técnico em estética?
O que a Constelação Familiar pode ajudar?
Quais os sintomas de uma gravidez silenciosa?
O que comer depois da cirurgia de fístula?
O que acontece se passar Maizena no rosto?
Quantos anos o Naruto tinha quando Boruto nasceu?
É possível recuperar a gengiva?
Está tendo atendimento presencial no INSS?
Quanto tempo demora para sair marca de ventosa?
Quanto ganha um médico na rede privada?
É um recurso natural indispensável à sobrevivência dos seres vivos?