O nervo hipoglosso é um nervo motor e controla os músculos da língua que permitem a fala e a deglutição.
O Nervo Hipoglosso possui ramos meníngeos, o ramo descendente, o tireo-hioideo e os ramos musculares.
O nervo hipoglosso é responsável pela inervação dos músculos associados à movimentação da língua, classificados como extrínsecos e intrínsecos a ela. Dentre os músculos extrínsecos da língua, destacam-se o genioglosso, o hioglosso, o estiloglosso, o gênio-hióideo e o tiro-hióideo.
A sensibilidade gustativa é realizada pelo VII e pelo IX pares [4]. O nervo intermédio do VII par supre a região da lâmina e do corpo da língua.
A neuralgia glossofaríngea consiste de ataques recorrentes de dor intensa na parte posterior da garganta, na área próxima às amígdalas, parte posterior da língua, parte do olho e/ou área embaixo da parte posterior da mandíbula. A dor acontece por disfunção do 9º nervo craniano (nervo glossofaríngeo).
O primeiro teste serve para avaliar a função gustativa do glossofaríngeo, pois 1/3 posterior da língua é inervado pelo nervo glossofaríngeo. Então, com o paciente de olhos fechados, pingue uma substância amarga nesta região e peça que ele identifique o sabor. O normal é que o sabor amargo seja identificado.
O nervo hipoglosso ou grande hipoglosso constitui o décimo-segundo (XII) par de nervos cranianos. Inerva os músculos que movimentam a língua, sendo por isso, considerado como o nervo motor da língua. É dividido em três porções principais: cisternal, intracanalicular e extracranial.
Tem origem no sulco lateral posterior do bulbo e emerge no crânio pelo forame jugular. É um nervo misto e predominantemente visceral. Tem como função realizar a inervação parassimpática das vísceras torácicas e abdominais. Inerva também os músculos da laringe (nervo laríngeo recorrente – ramo do vago) e faringe.
É um dos maiores nervos cranianos. Sua origem aparente no encéfalo se localiza entre a região lateral da ponte e o pedúnculo cerebelar médio, com uma grande raiz sensitiva e uma pequena raiz motora. Ele possui uma grande função sensitiva da cabeça e motora na mastigação.
Este nervo é responsável pela sensibilidade que envolve a língua, a faringe e a tuba auditiva. Além disso, atua nos músculos da faringe. Por apresentar função motora e sensitiva, este nervo é responsável pela manutenção de funções vitais, como a regulação da frequência cardíaca.
É um nervo sensitivo e, como sugere seu nome, transmite impulsos relacionados ao olfato. Também sensitivo. Suas fibras estão relacionadas com os impulsos visuais.
Os nervos podem ser classificados de diferentes formas, variando de acordo com o tipo de fibra que os constituem. Veja no quadro abaixo quais são esses tipos e suas características. Formado por nervos sensitivos, os nervos aferentes enviam sinais da periferia do corpo para o sistema nervoso central por meio de sinais (fibras) sensoriais.
Sua principal função é estabelecer a comunicação dos órgãos motores e de sensibilidade, tudo por meio do sistema nervoso central. Os nervos são estruturas filamentosas, ou seja, cabos ou feixes de fibras nervosas formados por axônios (fibras motoras) e dendritos (fibras sensitivas).
Como mudar E-mail da conta EA?
Como mudar as configurações do WhatsApp pelo PC?
Como mudar o lugar onde o cachorro faz xixi?
Como trocar a titularidade conta Copasa?
Como mudar de material no fortnite PS4?
Como mudar o idioma no crunchyroll?
Como recuperar o E-mail da Seduc?
Como alterar os dados do Caixa Tem?
O que fazer para diminuir a melanina da pele?
Como alterar o nome empresarial do microempreendedor individual?
Como ler partitura passo a passo?
Como massagear a boca depois do preenchimento?
Como fazer um novo cadastro no siepe?
Como matar no Resident Evil 7?