O corpo humano emite radiação no domínio do infravermelho, ao qual os nossos olhos não são sensíveis, mas que pode ser detectada com sensores apropriados. Os óculos de visão nocturna usados pelos soldados americanos no Golfo são um uso deste princípio.
É a radiação emitida por um corpo devido à sua temperatura. Todo corpo emite esse tipo de radiação para o meio que o cerca, e dele a absorve. Quando o equilíbrio térmico é atingido, as taxas de emissão e de absorção de energia são iguais. ... A temperaturas usuais, a maioria dos corpos é visível pela luz que reflete.
Mais intrigante ainda, é que todos os corpos emitem radiação térmica, pois a emissão de radiação térmica depende da temperatura absoluta do corpo, mais precisamente de sua temperatura absoluta elevada à quarta potência. Assim, tudo que está ao nosso redor nesse exato momento está emitindo radiação térmica.
A radiação infravermelha tem origem na vibração molecular, que gera oscilações nas cargas elétricas constituintes dos átomos e provoca a emissão de radiação, por isso, esse tipo de radiação está associada ao calor.
1) Uma molécula pode absorver radiação cuja energia seja suficiente para "quebrá-la" em seus componentes atômicos. Átomos instáveis podem também combinar-se para formar moléculas mais estáveis, liberando seu excesso de energia sob forma de radiação.
Nossas células queimam energia - e aquecem o organismo. Dessa forma, nossas células produzem uma molécula chamada adenosina trifosfato (ATP), usada pelo corpo para fazer de tudo, desde piscar os olhos até bater o coração. O calor é um efeito colateral da quebra.
Ou seja, corpos mais quentes tendem a emitir luz branca enquanto que corpos a temperaturas baixas emitem ondas de infravermelho, conforme distribuição no espectro eletromagnético.
A radiação infravermelha é emitida por meio de objetos quentes, como o Sol e, apesar de não poder ser vista, é sentida na forma de calor. ... Os corpos, inclusive o corpo humano, são emissores desse tipo de radiação. Quanto maior for sua temperatura, maior será a emissão de radiação infravermelha.
A Radiação Eletromagnética e como afeta o Corpo Humano… Durante séculos, o corpo humano está acostumado a receber uma certa quantidade de ondas eletromagnéticas que o planeta produz de maneira natural.
Para descrever esse fenômeno, é necessário entender a radiação eletromagnética não como uma coleção de ondas mas sim como uma corrente de partículas discretas chamadas FÓTONS.
As radiações electromagnéticas propagam-se no vacio à velocidade da luz “c”. E justo o valor da velocidade da luz deduze-se das equações de Maxwell , acha-se a partir de dois constantes do médio em que se propaga para as ondas elétricas e magnéticas.
Isto é, com o aumento da temperatura, o corpo emite mais radiação térmica e a freqüência na qual a radiação é mais intensa, aumenta. De maneira mais geral, a forma detalhada do espectro da radiação térmica emitida por um corpo quente depende de algum modo da composição desse corpo.
O que acontece se ficar 48 horas acordado?
O que compromete a renda para um financiamento imobiliário?
Quando a respiração não completa?
Qual a diferença de solvente e diluente?
Quais as principais necessidades que determinaram o imperialismo?
Tem plano odontológico que cobre implante?
Como é julgado o agravo de instrumento?
Qual foi o maior salto do mundo?
O que fazer para chapar a barriga?
Pode tomar vitamina D fazendo quimioterapia?
Como desbloquear o microfone do notebook?