Na mitologia iorubá, Olodumare também chamado de Olorun é o Deus supremo do povo Yoruba, que criou as divindades, chamadas de orixás no Brasil e irunmole na Nigéria, para representar todos os seus domínios aqui na terra, mas não são considerados deuses, são considerados ancestrais divinizados após à morte.
A lenda (ou Itan) mais famosa diz que o criador do mundo foi Oxalá. No princípio dos tempos, o Senhor Supremo dos Nossos Destinos Oludumaré (também conhecido como Olorum) criou os primeiros Orixás. O primeiro deles foi Oxalá e a ele deu a incumbência de criar o mundo, entregando o saco da criação.
Segundo a história, Obatalá perdeu a oportunidade de ser o criador do mundo ao embriagar-se com um vinho de palmeira chamado emo, restando-lhe a tarefa de criar a humanidade a partir do barro, enquanto Olodumaré daria o sopro da vida aos indivíduos.
Mukuiu é um pedido de bênçãos (para a nação Bantu e para as Umbandas derivadas) a resposta é Mukuiu N´Zamby (que Deus te abençoe). Para os Jejê e também Ketu (e Umbandas derivadas), o pedido de benção será Kolofé e a resposta Kolofé Olorum.
Os iorubás são um povo do sudoeste da Nigéria, no Benim (antiga República do Daomé) e no Togo. Historicamente, habitavam o Reino de Queto (atual Benim) e o Império de Oió, na África Ocidental. ... 'Nagô', nome pelo qual se tornaram conhecidos, no Brasil, os africanos provenientes da Iorubalândia.
As máscaras Gueledé, assim como os egunguns e as Epa, são as mais conhecidas e populares na cultura iorubá. ... O que está esculpido na parte superior da máscara está, também, relacionado a inúmeros aspectos da vida e crença dos Iorubá como as ocupações profissionais, mitos, entre outros temas.
substantivo masculino Deus criador do universo; segundo a mitologia Yorubá e algumas religiões de matriz africana, dono do Orum (firmamento) ou criador do Orum e do Aiye (céu e terra); Deus onipotente, criador de tudo e de todos. Etimologia (origem da palavra olorum). Do yorubá olo + run.
Destaca-se dos outros urubus pelo desenho branco e preto da asa e pela cauda muito curta, o que lhe dá uma aparência arredondada em voo. Quando está sobrevoando uma área, chama a atenção o contraste entre o negro da cauda e asas com o corpo todo branco do adulto.
Os urubus se destacam no grupo de aves pelo seu poderoso olfato haja vista que esses animais são reconhecidos por ter esse sentido menos pronunciado. O voo dos urubus é planado de maneira que eles gastam pouca energia, algo possível porque essas aves ascendem usando as correntes de ar provenientes do solo.
Esse animal contribui, portanto, para a limpeza do meio ambiente. Os urubus são aves da família Cathartidae, mesma família dos condores. Esses animais são conhecidos, principalmente, por seu hábito alimentar, baseado, geralmente, na ingestão de carne em decomposição.
No total, existem sete espécies de urubus no mundo, e cinco delas são encontradas no Brasil. As espécies encontradas em nosso país são: urubu-de-cabeça-preta ( Coragyps atratus ), urubu-de-cabeça-vermelha ( Cathartes aura ), urubu-de-cabeça-amarela ( Cathartes burrovianus ), urubu-rei ( Sarcoramphus papa) e urubu-da-mata ( Cathartes melambrotus ).
Como professor alfabetizador é importante que se estabeleca uma rotina?
Como as unidades da federação foram diferenciadas no mapa?
Como a China se tornou uma potência mundial?
O que é preciso para organizar um torneio de futebol?
Como as plantas podem ser prejudicadas pelos fitonematóides?
Qual a classificação dos corais?
Como conectar uma rede sem fio no Windows XP?
Como os exus trabalham na Umbanda?
Como funciona o sobrenome na Coréia?
Qual a importância do funcionário de escola para o funcionamento da escola?
Como as americanas chamam seus namorados?
Como acontecem os fluxos imateriais?
Quantos franceses vivem no Brasil?
Como solucionar problemas em empresas familiares?
Quem é o herdeiro de Godric Gryffindor?