O Brasil possui dois dos maiores aquíferos do mundo, o Guarani e o Alter do Chão. Outros também merecem destaque, como o Cabeças, o Urucuia-Areado e Furnas.
No Brasil, há dois grandes e importantes aquíferos: o Guarani, situado no Centro-sul e que se estende por outros países, além do aquífero Alter do Chão, localizado na região Norte.
Descoberto recentemente, o Aquífero Alter do Chão ultrapassou o Guarani e conquistou o posto de maior reserva subterrânea de água doce do mundo. Localizado sob os estados do Amazonas, Pará e Amapá e tem volume de 86 mil quilômetros quadrados de água doce numa área de 437 mil quilômetros quadrados.
Além das riquezas naturais já conhecidas, a região amazônica conta com um tesouro subterrâneo. Trata-se do SAGA, o Sistema Aquífero Grande Amazônia. O maior de que se tem conhecimento no planeta. São mais de 162 mil quilômetros cúbicos de água.
O Sistema Aquífero Guarani (SAG) é uma das duas maiores reservas subterrâneas de água do Brasil e uma das maiores do mundo, com 1,2 milhão de quilômetros quadrados de extensão em quatro países: Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Dessa área, 840 mil quilômetros quadrados ficam no território nacional.
Considerado o maior reservatório subterrâneo de água doce do planeta, o Aquífero Guarani possui cerca de 1,2 milhão de quilômetros quadrados, estendendo-se desde a Bacia Sedimentar do Paraná até a Bacia do Chaco–Paraná, estando presente em quatro países da América do Sul: Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina.
Os principais aquíferos do país são: Guarani, Alter do Chão – os maiores do mundo –, Cabeças, Urucuia-Areado e Furnas.
Os sedimentares e porosos ocupam quase a metade da área do País, onde estão localizados os melhores aquíferos nacionais. Oliveira cita três grandes áreas, mas reconhece a falta de conhecimento sobre a totalidade do potencial hídrico brasileiro.
Você sabe quais são os principais aquíferos brasileiros? Brasil, berço dos maiores aquíferos do mundo: saiba quais são eles. O Brasil possui dois dos maiores aquíferos do mundo, o Guarani e o Alter do Chão. Outros também merecem destaque, como o Cabeças, o Urucuia-Areado e Furnas.
Esses recursos são vistos como de primordial importância para alavancar o desenvolvimento econômico e social e para garantir o abastecimento urbano. Por outro lado, pesquisas buscam detalhar as características dos aquíferos mundiais e traçar mecanismos necessários para uma utilização sustentável.
Se por um lado a existência dos aquíferos denota uma alternativa viável para o abastecimento em tempos de estiagem, por outro o excesso de exploração dessas águas subterrâneas pode causar o rebaixamento do solo e o avanço do mar sobre a superfície de água doce, salinizando a reserva nas áreas litorâneas, como já aconteceu em Boa Viagem, no Recife.
Formado por rochas permeáveis, com espaços abertos que retém a água, os aquíferos servem como fontes de abastecimento, já que transmitem o recurso para poços e nascentes em quantidades suficientes. Além disso, na maioria das vezes, a água proveniente de aquífero é potável, o que torna indispensável o tratamento para consumo e barateia o custo, ...
Como tirar pedigree pela SOBRACI?
Como ganhar dinheiro na farmácia?
Como tirar o passaporte em Valadares?
Como ganhar um extra na quarentena?
Como excluir nome fantasia do CNPJ?
Como deixar a Caloi 10 mais leve?
Como colocar o pino da fechadura Stam?
Como tirar passe livre intermunicipal?
Como ganhar dinheiro na internet como home office?
Como pegar dinheiro emprestado no cartão de crédito?
Como tirar nó de cachorro com Maizena?
Quanto rende uma máquina de pegar ursinho?
Tem como ganhar dinheiro com galinha caipira?
Como tirar o nome dos jogadores Minecraft?
Como ganhar dinheiro roupas usadas?
O que fazer para não doer os pés com salto alto?
Como descobrir o telefone pelo Instagram?