O Brasil possui dois dos maiores aquíferos do mundo, o Guarani e o Alter do Chão. Outros também merecem destaque, como o Cabeças, o Urucuia-Areado e Furnas.
No Brasil, há dois grandes e importantes aquíferos: o Guarani, situado no Centro-sul e que se estende por outros países, além do aquífero Alter do Chão, localizado na região Norte.
Descoberto recentemente, o Aquífero Alter do Chão ultrapassou o Guarani e conquistou o posto de maior reserva subterrânea de água doce do mundo. Localizado sob os estados do Amazonas, Pará e Amapá e tem volume de 86 mil quilômetros quadrados de água doce numa área de 437 mil quilômetros quadrados.
Além das riquezas naturais já conhecidas, a região amazônica conta com um tesouro subterrâneo. Trata-se do SAGA, o Sistema Aquífero Grande Amazônia. O maior de que se tem conhecimento no planeta. São mais de 162 mil quilômetros cúbicos de água.
O Sistema Aquífero Guarani (SAG) é uma das duas maiores reservas subterrâneas de água do Brasil e uma das maiores do mundo, com 1,2 milhão de quilômetros quadrados de extensão em quatro países: Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Dessa área, 840 mil quilômetros quadrados ficam no território nacional.
Considerado o maior reservatório subterrâneo de água doce do planeta, o Aquífero Guarani possui cerca de 1,2 milhão de quilômetros quadrados, estendendo-se desde a Bacia Sedimentar do Paraná até a Bacia do Chaco–Paraná, estando presente em quatro países da América do Sul: Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina.
Os principais aquíferos do país são: Guarani, Alter do Chão – os maiores do mundo –, Cabeças, Urucuia-Areado e Furnas.
Os sedimentares e porosos ocupam quase a metade da área do País, onde estão localizados os melhores aquíferos nacionais. Oliveira cita três grandes áreas, mas reconhece a falta de conhecimento sobre a totalidade do potencial hídrico brasileiro.
Você sabe quais são os principais aquíferos brasileiros? Brasil, berço dos maiores aquíferos do mundo: saiba quais são eles. O Brasil possui dois dos maiores aquíferos do mundo, o Guarani e o Alter do Chão. Outros também merecem destaque, como o Cabeças, o Urucuia-Areado e Furnas.
Esses recursos são vistos como de primordial importância para alavancar o desenvolvimento econômico e social e para garantir o abastecimento urbano. Por outro lado, pesquisas buscam detalhar as características dos aquíferos mundiais e traçar mecanismos necessários para uma utilização sustentável.
Se por um lado a existência dos aquíferos denota uma alternativa viável para o abastecimento em tempos de estiagem, por outro o excesso de exploração dessas águas subterrâneas pode causar o rebaixamento do solo e o avanço do mar sobre a superfície de água doce, salinizando a reserva nas áreas litorâneas, como já aconteceu em Boa Viagem, no Recife.
Formado por rochas permeáveis, com espaços abertos que retém a água, os aquíferos servem como fontes de abastecimento, já que transmitem o recurso para poços e nascentes em quantidades suficientes. Além disso, na maioria das vezes, a água proveniente de aquífero é potável, o que torna indispensável o tratamento para consumo e barateia o custo, ...
Como cortar costela de boi em casa?
Para que serve o XAR 4000 SMART?
Qual tinta para pintar Havaianas?
Como instalar o Windows no notebook acer Aspire 3?
Como eliminar a raiz de uma equação?
O que é bom para verruga na mão?
O que fazer para se livrar do sentimento de culpa?
Como evitar uma espinha que está nascendo?
O que devemos fazer para reduzir o tecido adiposo?
O que deve conter em cardápio balanceado diariamente?
Como instalar Windows no modo UEFI?
O que fazer diante de um urso?
Qual a altura ideal para instalar o olho mágico na porta?
Como fazer um forno de pizza iglu?
Como acabar com o tédio do domingo?
Quando representamos graficamente uma função de segundo grau obtemos?