A versão apresentada pelo historiador Luís da Câmara Cascudo, no seu livro Prelúdio da Cachaça, reforça a tesa de que a primeira cachaça foi destilada por volta de 1532 em São Vicente, onde surgiram os primeiros engenhos de açúcar no Brasil.
A cachaça é o caldo de cana fermentado e destilado. Na fermentação, microorganismos conhecidos por leveduras convertem o açúcar da garapa em álcool. O produto resultante, chamado de vinho (como o suco fermentado de uvas) é aquecido em alambiques para finalmente transformar-se em cachaça. ... É pinga da boa.
No início, a cachaça era unicamente destinada aos escravos, já que era considerada uma bebida de pouca qualidade. Os senhores de engenho e os homens livres da época preferiam apreciar as de origem europeia, com destaque para a bagaceira e o vinho do porto.
Diz a lenda que os escravos ao produzirem açúcar, cansados de tanto mexer o caldo de cana no fogo, pararam para descansar e a mistura desandou. ... A bebida que pingava e caia nos corpos machucados dos escravos fazia com as feridas ardessem, como uma água ardente ou… aguardente.
Ninguém sabe ao certo quem inventou o chocolate. É sabido, no entanto, que, muito antes dos astecas, a civilização Maia do Período Clássico (250-900 d.C.) já o conhecia. O Império Maia ocupava o território onde atualmente encontra-se a Guatemala, parte leste do Honduras, Belize e sul do México.
No Museu do Homem do Nordeste conta-se uma história muito interessante sobre a origem da pinga, a globalizada cachaça brasileira. Ela diz o seguinte: Antigamente, no Brasil, para se ter melado, os escravos colocavam o caldo da cana-de-açúcar em um tacho e levavam ao fogo.
A cachaça é uma aguardente de cana-de-açúcar produzida no Brasil com graduação alcoólica de 38% a 48%, obtida pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar.
O processo de destilação da cachaça por alambique é dividido em três partes, mas só uma delas, a do meio, chamada coração, é direcionada para o consumo. A primeira parte, denominada cabeça, possui teor alcoólico acima do ideal, além de itens nocivos. E a última, conhecida como cauda, é muito diluída.
A sensação de queimação no esôfago quando se bebe uma cachaça 'forte' não vem do teor alcoólico da bebida, que está sempre por volta dos 40% (como o uísque, a vodca ou o gim). O ardor é provocado pela acidez da bebida, que pode ser maior ou menor de acordo com o estilo local de produção.
A palavra cachaça é de origem polêmica. Algumas versões dadas por pesquisadores: – Do castelhano CACHAZA, vinho que era feito de borra de uva; – Da aguardente, que era usada para amaciar a carne de porco (CACHAÇO);
A cachaça é uma bebida de grande importância cultural, social e econômica para o Brasil, e está relacionada diretamente ao início da colonização portuguesa do país e à atividade açucareira, que, por ser baseada na mesma matéria-prima da cachaça, possibilitou a implantação dos estabelecimentos cachaceiros.
O total de produtores de cachaça em 2011 alcançou, no Brasil, os 40 000, sendo que apenas cerca de 5 000 (12%) são devidamente registrados.
Entram na composição da cachaça mais de 300 substâncias, das quais noventa e oito por cento (98%) consistem de água e etanol. Os restantes dois por cento (2%), os compostos secundários, são os que conferem à bebida suas características organolépticas.
O que levar na marmita para o trabalho?
Como evitar a destruição da camada de ozonio?
O que vem na caixa do Samsung A21s?
Como se chama a pessoa que trabalha com gado?
Qual a melhor plataforma de ensino?
Onde é produzido o hormônio adrenocorticotrófico?
Com quantos anos pode fazer piercing?
Como faço para ver todos os downloads?
Qual o exame que detecta a apendicite?
Como por dinheiro no paypal com paysafecard?
Como ler o código do WhatsApp web?
Quais são as plataformas utilizadas no ensino a distância?
O que é empatia no ambiente de trabalho?