Anelídeos – Importância ecológica e econômica. As minhocas da classe dos oligoquetas são de grande importância ecológica, principalmente por ser detritívora, ou seja, se alimentam de restos de vegetais e animais mortos, reciclando assim a matéria orgânica.
Além disto, ao escavar o solo, as minhocas formam túneis, favorecendo a aeração das raízes das plantas e a penetração das águas das chuvas. Dada a desproporção, pode parecer brincadeira, acredita-se que as minhocas podem revolver cerca de cinco toneladas de terra durante um ano.
As minhocas fazem um trabalho de fragmentação da matéria orgânica que permite que todo o ciclo de vida se renove. Facilitando a decomposição pelos micro-organismos, elas contribuem para a geração de húmus, enriquecimento do solo e diminuição do lixo destinado a aterros e lixões.
Fonte: Google Imagens A importância dos ANELÍDEOS PARA A AGRICULTURA Colabora em sua fertilização, realizando o processo de decomposição de restos vegetais (principalmente de folhas caídas), que são transformados em substâncias que podem ser assimiladas diretamente pelas plantas.
As minhocas, anelídeos da classe oligoqueta, geralmente vivem no solo e podem medir de alguns centímetros apenas até dois metros de comprimento. São animais detritívoros (que se alimentam de detritos) e um dos responsáveis pela composição do húmus, fertilizante orgânico utilizado nas plantações.
27 curiosidades que você vai gostar
Os equinodermos vivem no fundo do mar e estão no topo da cadeia alimentar. Por isso, eles têm papel importante como predadores, ajudando a controlar as populações marinhas, além de servirem de alimentos para diversos outros animais.
Os moluscos também apresentam grande importância ecológica. As ostras e os mexilhões, por filtrarem a água do mar para a captura de partículas alimentares, podem acumular, em seus organismos, determinadas substâncias poluidoras, como metais pesados. Dessa forma, são bons indicadores de poluição ambiental.
Ao se remexerem e escavarem o solo, as minhocas ingerem porções de terra, e, assim, decompõem e transformam resíduos orgânicos em húmus: um excelente adubo para as plantas. Além disso, arejam a terra facilitando a penetração de água e de raízes. Enfim: as minhocas funcionam como verdadeiros "arados naturais".
Os anelídeos alimentam-se de diferentes produtos, existindo espécies carnívoras, herbívoras e até parasitas. Poliquetas são encontrados em ambiente marinho e apresentam várias cerdas. Os sistema circulatório desses animais é fechado, com o sangue correndo, portanto, no interior dos vasos.
Os artrópodes são fonte de alimento direto para muitos anfíbios, peixes, mamíferos, aves e répteis. Vários desses invertebrados têm papel relevante para a vida de diversas espécies vegetais, especialmente os da ordem Hymenoptera – abelhas, vespas e formigas.
As minhocas consomem os resíduos orgânicos, que passam no seu trato digestivo e então se transformam em húmus. O húmus é muito rico em nutrientes para as plantas, e também em bactérias e microrganismos. Conhecendo a minhoca!
A presença de anéis é a sua principal característica. Além disso, são animais celomados (com a presença de celoma). Sua respiração pode ser cutânea (as trocas gasosas são feitas pela pele) ou branquial, no caso dos anelídeos aquáticos.
É necessário o acasalamento com outra minhoca, o que pode ocorrer o ano todo. Fecundados e no interior de um casulo, os óvulos são expelidos na terra. Em cerca de 21 dias eles eclodem, e cada um origina algumas minhoquinhas.
O resultado mostra que "em média, a presença das minhocas aumentou a produtividade de grãos em 25% e a biomassa aérea de plantas, em especial as utilizadas em pastagens, em 23%", afirma George Brown, pesquisador em ecologia do solo da Embrapa Florestas (PR), e um dos coautores do trabalho.
Os animais com esse tipo de respiração apresentam uma pele muito vascularizada, ou seja, com vários vasos sanguíneos. Como exemplo, podemos citar os platelmintos, nematoides, moluscos, anelídeos e anfíbios.
Eles podem ser classificados em oligoquetas, poliquetas e hirudíneos. Os anelídeos são animais incluídos no filo Annelida e compreendem seres que possuem corpo cheio de anéis (corpo segmentado).
Entre os principais exemplos do filo Annelida estão as sanguessugas e as minhocas. São animais dotados de simetria bilateral, possuindo um trio de folhetos embrionários, denominado triblásticos. Além disso, estes invertebrados ainda apresentam o que se chama celoma (cavidade principal do organismo).
As minhocas possuem grande importância econômica e ecológica, pois, ao revolverem o solo, melhoram o arejamento e textura deles. Além disso, digerem diversos compostos orgânicos, produzindo o húmus, que é eliminado e aumenta a fertilidade do solo, pois repõe naturalmente minerais como magnésio, nitrogênio e fósforo.
As minhocas trituram os resíduos orgânicos, liberando um muco que facilita a decomposição por microorganismos decompositores. Assim o processo de humificação é acelerado. Além disso, promove o desenvolvimento de uma grande população de microorganismos.
→ Importância econômica dos moluscos
Os moluscos fazem parte, em sua maioria, da alimentação humana. Ostras, mexilhões, lulas e polvos, por exemplo, são pratos muito apreciados e consumidos em grande quantidade, principalmente em regiões litorâneas.
Os moluscos são animais de corpo mole, geralmente envoltos por uma concha. A concha é presente em ostras, mariscos, caracol e caramujo. Em alguns, como a lula, a concha é interna e em outros, é ausente, como no polvo. As conchas são importantes para proteger o corpo mole dos moluscos e evitar a perda de água.
Platelmintos de importância veterinária, médica e econômica
Para completar seus ciclos de vida, estes vermes infectam hospedeiros intermediários e definitivos em sucessão, através da ingestão oral de ovos ou larvas, respectivamente.
Nutrição. Os equinodermos podem ser herbívoros, alimentando-se de algas, ou carnívoros, como a estrela do mar que se alimenta de pequenos animais. Esses organismos apresentam sistema digestório completo com boca, esôfago, estômago (quando o organismos tiver hábitos carnívoros) e ânus.
Equinodermos (Filo Echinodermata) são animais marinhos que apresentam movimentação lenta ou são sésseis. Possuem um endoesqueleto formado por placas calcárias e, em sua maioria, apresentam projeções pontiagudas (que partem desse esqueleto) e espinhos.
Os equinodermos são animais exclusivamente marinhos que possuem espinhos pelo corpo. O filo Echinodermata reúne animais invertebrados exclusivamente marinhos que possuem como representantes os pepinos-do-mar, as estrelas-do-mar, os ouriços-do-mar, entre outros.
Onde ocorre o splicing alternativo?
O que é controle de constitucionalidade concentrado?
Como ocorre o processo de sedimentação e transporte no relevo?
Quais são as formas de controle da pressão arterial nos padrões fisiológicos?
Quais são as vantagens e desvantagens da reprodução sexuada das plantas?
Quais são os hormônios responsáveis pelo controle hormonal da função renal?
Como acontece os movimentos do tectonismo Brainly?
Quais são os mecanismos de coagulação?
Como ocorre a reprodução nos vegetais?
Como funciona o mecanismo de controle da pressão arterial?
Quais as consequências da deriva genética?
Qual o motivo do surgimento das cidades?
Como é a ação do vírus da gripe no organismo?
O que é transporte ativo e passivo através da membrana?
Como ocorre a formação dos triglicerídeos?