Splicing alternativo é um processo pelo qual, durante a expressão génica, éxons de um transcrito primário são clivados em locais diferentes na molécula de RNA recém sintetizada, as enzimas que exercem essa função de splicing são sustentadas pelo domínio do braço de carboxila do complexo da RNA polimerase II, deste modo ...
O splicing alternativo é um processo pelo qual os exons de um transcrito primário são ligados de diferentes maneiras durante o processamento do RNA, levando à síntese de proteínas distintas. ... Diferentes mecanismos parecem afetar a regulação do splicing alternativo, incluindo estresse metabólico.
Splicing alternativo Por que splicing? Não sabemos com certeza por que o splicing existe e, de alguma maneira, ele parece um sistema dispendioso. Contudo, o splicing permite um processo chamado splicing alternativo, em que mais de um RNAm pode ser formado a partir do mesmo gene.
No splicing do RNA, partes específicas do pré-RNAm, chamadas íntrons são reconhecidas e removidas por complexos proteína-e-RNA chamados de spliceossomos. Os íntrons podem ser vistos como sequências "lixo" que devem ser retiradas para que a "versão de partes boas" da molécula de RNA possa ser montada.
Essas proteínas incluem ativadores do splicing, que promovem o uso de um sítio específico de splicing, e também incluem inibidores de splicing, que reduzem o uso de um sítio específico. Os mecanismos do splicing alternativo variam muito e novos exemplos têm sido constantemente descobertos.
Em muitos casos, o processo de splicing pode criar várias proteínas únicas por variações no splicing do mesmo transcrito primário . A descoberta de apenas 30 000 genes em humanos não reflete a dimensão correta do número possível de proteínas a serem sintetizadas.
Inibir ou ativar um sítio de splicing, saltar ou introduzir um ou mais éxons e “decidir” a eliminação ou não de um íntron são tarefas para os reguladores de splicing.
Com essas proteínas acontece o chamado processamento alternativo. Nesse tipo de processamento pode-se dizer que os íntrons e os exons são tecido-específicos, ou seja, em um tecido ele pode ser um íntron e em outro tecido ele pode funcionar como exon.
Como temperar o chocolate Blend?
Como faz para tirar os espaços entre as palavras?
Como saber se está com dengue pelas plaquetas?
Quanto custa para retirar piso de taco?
Como saber se uma pessoa é insana?
Como tirar espaço entre palavras no Word 2016?
Como saber se estou com alguma infecção?
Quais os sintomas de infecção de ouvido?
Qual empresa de ônibus vai para Itupeva?
Quanto tempo o DER tem para julgar um recurso?
Qual prato pode ir no microondas?
Como saber quando e contração?
Quando a relação está desgastada?
O que acontece se usar protetor solar vencido?
Como saber se o quiabo está bom ou ruim?
Como escrever o nome e sobrenome em inglês?