O cinto de segurança de um trator tem a função de garantir a adequada fixação do condutor, para que o mesmo possa estar dentro da zona de segurança durante o capotamento ou durante qualquer outro tipo de acidente.
A importância dos acidentes de trabalho, que envolvem tratores e máquinas agrícolas, pode ser expressa em função de seu risco. Na prática, a frequência de acidentes com conjuntos tratorizados é bastante elevada, sendo que os prejuízos abrangem os operadores, produtores agrícolas e a sociedade em geral.
Nunca use o cinto de segurança se o trator não possui arco de segurança ou EPC. Acesse a plataforma de operação pelo lado esquerdo do trator e não segure no volante. Desça sempre de costas colocando as mãos nos apoios e os pés nos degraus. Mantenha a plataforma do operador e os degraus livres de graxa, lama ou sujeira.
A estrutura de proteção na capotagem (EPC) é uma estrutura montada sobre o trator com a finalidade de proteger o condutor em caso de capotagem do trator durante a sua utilização normal, garantindo um espaço seguro para o operador.
Proteção de eixos (Cardan); • Proteção de correias e polias; • Cinto de segurança; • Guarda corpo; • Proteção contra projeção de partículas; • Sistema de proteção contra queda de materiais; • Faróis, luzes e sinal sonoro de ré; • Freio manual; • Pino pega corrente; e • Travas de segurança.
41 curiosidades que você vai gostar
CUIDADOS BÁSICOS
As transmissões de força e os componentes móveis a elas interligados, acessíveis ou expostos, devem ser protegidos por meio de proteções fixas ou móveis com dispositivos de intertravamento, que impeçam o acesso por todos os lados. Trator com Estrutura de Proteção na Capotagem.
Recomenda-se lavar os tratores, apenas quando estiverem frios e com o motor parado, para que não haja choque térmico, que pode trincar as peças. Da mesma forma, é importante ressaltar que não se deve pulverizar o trator com qualquer tipo de óleo.
O principal objetivo de realizar a manutenção constante de seu trator é garantir o seu perfeito funcionamento e, consequentemente, aumentar a qualidade da produção e evitar que sejam feitos novos investimentos em máquinas.
A barra de proteção evita que o tratorista seja esmagado, após o tombamento do trator. Uma das peças móveis mais perigosas do trator, quando em movimento.
No Brasil as principais causas de acidentes com tratores agrícolas são, falta de atenção durante a operação, treinamento e capacitação dos operadores e conscientização dos mesmos na operação da máquina.
Quando for necessário transitar próximo a barrancos e/ou valas, deve-se manter uma distância mínima segura de dois metros, pois com esse procedimento de segurança é possível evitar que haja desmoronamento e consequentemente o tombamento da máquina.
A principal função do diferencial é a de diferenciar a rotação en- tre as duas rodas motrizes, traseiras ou dianteiras, no momento da curva ou dos desníveis do terreno.
Tomada de força ou Tomada de Potência (TDP) é um dos itens mais importantes nos tratores agrícolas. Conhecer bem suas características e seu funcionamento possibilita um manuseio mais eficiente e seguro.
São eles: a barra de tração, tomada de potência e o sistema hidráulico de três pontos. É o ponto utilizado para tracionar os implementos ou equipamentos de arrasto, pode ser usada fixa ou oscilante, esta situada no centro do trator na altura do seu centro de gravidade.
1º Os tratores, plantadoras, colhedoras, pulverizadores e demais máquinas agrícolas automotrizes, fabricadas no País ou importadas, deverão, obrigatoriamente, dispor de cinto de segurança e estruturas para a proteção do operador contra esmagamento, em caso de capotagem ou tombamento.
A operação de tratores em terrenos muito inclinados, pode provocar o seu tombamento, pois o centro de gravidade dessas máquinas é muito alto. ... Se tiver de fazê-lo, mantenha uma distância de, pelo menos, a altura do barranco ou vala, entre o trator e o início da ribanceira.
O uso indevido do trator agrícola pode ocasionar riscos de acidentes de tres naturezas:relacionados ao terreno onde opera (AMBIENTE);provocados pelo trator em si (AGENTE); e/ou.pela imperícia ou desconhecimento do operador (HOMEM).
Dentre os principais benefícios pela realização da manutenção podem ser citados a redução do número de falhas mecânicas, a garantia de que o equipamento atingirá a vida útil para a qual foi projetado e o maior valor residual do equipamento usado no momento da troca.
A manutenção de máquinas agrícolas pode ocorrer de duas formas: a preventiva, que é feita antes de o equipamento apresentar defeito, justamente para evitar que isso aconteça, e a corretiva, realizada quando algum problema ocorre no maquinário e precisa ser corrigido.
A manutenção preventiva de máquinas agrícolas, visa reduzir os danos prematuros dos equipamentos aumentando sua vida útil proporcionando aos produtores ter uma maior rentabilidade e produtividade, evitando gastos desnecessários principalmente em épocas de safras.
O importante é sempre escolher o pneu certo e fazer a manutenção adequada. Outra ação indispensável é verificar a pressão dos pneus, pois a pressão de inflação pode ser muito influenciada por variações na temperatura. Tudo isso pode causar impacto negativo na tração e na manobrabilidade do seu veículo.
É importante que sejam realizadas diariamente a drenagem da água e limpeza das impurezas, de modo que não ocasionem a restrição da passagem de combustível para o sistema de injeção, o que poderá acarretar perda de potência do motor, além de entupimentos ou desgaste prematuro de componentes do sistema.
Armazenamento de combustível, drenagem de pré-filtro e filtro de combustível, nível de água do radiador adequando são alguns dos cuidados necessários ao fazer a manutenção dos tratores.
Localizado na parte traseira do trator, a Tomada de Força ou Tomada de Potência (TDP) tem a função de transmitir potência do motor (torque e rotação) para o acionamento de máquinas e equipamentos agrícolas acopladas ao trator, como roçadeiras, pulverizadores, distribuidores, etc.
A regulagem do conjunto trator/arado é de fundamental importância na operação, pois influi diretamente na qualidade do serviço, no rendimento do conjunto, nos gastos de combustível, nos reparos etc.
Como controlar a temperatura da geladeira Consul?
Quanto ganha um atestado médico?
Como funciona a tomada de força caminhão?
Como funciona o crédito do Boticário?
Qual é o filme que vai passar hoje no cinema?
Qual o direito dos idosos no Brasil?
Como é possível identificar e diagnosticar um paciente com carência de ferro?
Quanto é a passagem de Fortaleza para Fortim?
Como funciona consulta com psicólogo infantil?
Como usar o crédito disponível Eudora?
Como saber se a sucção do bebê está correta?
Como fazer a grama se espalhar mais rápido?
Como ocorre a tensão superficial da água?
O que pode tomar crédito de PIS e Cofins?