Se você tem interesse pela Umbanda e pela temática dos orixás já deve ter ouvido alguma saudação às entidades como “Okê Arô”, “Eparrei!” ou “Odoyá”.
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Saudação ao orixá ObáTermo: Akiro Obá Yê!Significado: Eu saúdo o seu conhecimento, Senhora da Terra!Expressão corporal: tocar no chão três vezes com as duas mãos.
Significado de Saravá
Saravá é uma interjeição que tem o mesmo significado que uma saudação, normalmente utilizada entre os participantes de cultos afro-brasileiros, como a umbanda e o candomblé.
Esquerda da Umbanda – saudação a outras entidades Por exemplo: 1- Dedos cruzados com as mãos voltadas para o chão realizando movimentos circulares. 2- Mãos encolhidas apontadas para o chão, encosta-se as costas das mãos uma na outra 3 vezes seguidas.
Ouça em voz altaPausarSaravá Ogum, protetor da minha vida. Senhor dos meus caminhos, venha sempre me valer. Ainda que me falte tudo, a minha fé nos Orixás vai me levantar!
Solicito a vossa presença nesse momento ao meu lado, para que me auxilie diante as diversas dificuldades que me encontro. Peço que anule todas as magias negativas e ações malignas de espíritos trevosos e demoníacos que estejam me atingindo.
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Essas expressões, geralmente, são um conjunto de frases curtas que servem para assegurar a boa convivência entre as pessoas de um mesmo grupo ou entre indivíduos de grupos diferentes. Então vamos às expressões: Ẹ káàró ou Ẹ ku aro = Bom dia!
Recebida a permissão, o médium deverá “bater a cabeça” no “pano de cabeça” do Pai ou Mãe-de-Santo que estará colocado em frente ao “congá”, cumprimentará os membros da hierarquia e se posicionará na corrente.
A saudação para as entidades dos Caboclos deve ser: “Okê Caboclo!”, que significa “Salve Caboclo!”.
São homenageados aos domingos, recebendo como comidas rituais doces, bolinhos, balas, caruru de quiabos e vatapá. A ele são sacrificados frangos e frangas de leite. A saudação ao Ibêji é “Bejé ó ró! La ô!”
Segundo os adeptos das religiões afro-brasileiras, a palavra axé é utilizada para designar vida; força manifesta em todo ser vivente ou coisa existente na natureza. É a energia e a força sagrada advinda dos orixás e pode se referir também a força mágica que sustenta os terreiros do candomblé.
Dentro e fora do contexto religioso, axé é uma saudação utilizada para desejar votos de felicidade e boas energias.
Significado de eparrêi: É uma saudação a Orixá Iansã e significa um olá com admiração.
Saudação de Caboclo: Okê Caboclo!
Oxóssi é uma divindade das religiões africanas, também conhecida como orixá, que representa o conhecimento e as florestas. Normalmente, ele é representado pela figura de um homem que tem em suas mãos um arco e flecha, considerado uma espécie de guardião e caçador.
mãe-de-santo é o termo mais corrente da língua para a sacerdotisa-chefe dos candomblés e ritos afins; ialorixá é us.
As Mães de Santo devem ser dedicadas, pacientes, zelosas e detalhistas. Essas características são fundamentais na hora de cuidar de uma pessoa, de cuidar de trabalhos e de fazer as firmezas de uma casa.
Ialorixá, mãe de santo (em iorubá: iyálorìṣa) ou ialorixá é a sacerdotisa de um terreiro, seja ele de Candomblé, Umbanda ou Quimbanda. Recebem ainda o nome de mãe de terreiro.
Odún kódún/ odunkodun/ odun kódun – anos após ano, ano seguido de ano, qualquer ano, todo ano!
Sua saudação no Candomblé é "Onipé Ibéjì!" (Defensor gêmeo), já na Umbanda é Oni Beijada!
Como agradecer em candomblé?Mo dúpẹ́ o = Obrigado(a) a você;Mo dúpẹ́ ẹ = Obrigado(a) a vocês;Mo dúpẹ́ gbogbo = Obrigado(a) a todos;Mo dúpẹ́ fún gbogbo = Obrigado(a) por tudo;Mo dúpẹ́, bàbá mi = Obrigado(a), meu pai;Mo dúpẹ́, ìyá mi =Obrigado(a), minha mãe.
Banquete despachado: oferendas para os orixásEXU. Prato – Milho amarelo com azeite-de-dendê. ... OGUM. Prato – Inhame assado com azeite-de-dendê e feijão-fradinho torrado no fogo. ... OGUM. Prato – Inhame assado com azeite-de-dendê e feijão-fradinho torrado no fogo. ... OXUM. Prato – Omolocum, prato feito com. ... IEMANJÁ ... OXALÁ ... IANSÃ ... IANSÃ
Prece de Exu
“Sou EXU, Senhor. Pai, permite que assim te chame, pois, na realidade, Tu o és, como és meu criador. Formaste-me da poeira ástrica, mas como tudo que provém de Ti, sou real e eterno. Permite Senhor, que eu possa servir-Te nas mais humildes e desprezíveis tarefas criadas pelos teus humanos filhos.
Oiá (em iorubá: Oyá), também chamado Iansã, provém do nome do rio na Nigéria, onde seu culto é realizado, atualmente chamado de rio Níger. É uma divindade do fogo, como Xangô, mas também é relacionada ao elemento ar, regendo os raios.
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