Durante estas extinções, Famílias ou mesmo Ordens inteiras de organismos foram eliminados, redirecionando radicalmente o curso da evolução. A espécie humana evoluiu dentro da ordem dos mamíferos, por exemplo, mas se os dinosauros não fossem eliminados na grande extinção do Cretáceo, provavelmente não estaríamos aqui.
O domínio era dos trilobitas (extintos no Permiano) e dos braquiópodes. Os vegetais eram representados por algas marinhas apenas. A Terra não tinha, portanto, cobertura vegetal. Iniciou há 488,3 milhões de anos e terminou 443,7 milhões de anos atrás.
Com os dados disponíveis agora, parece que a vida na Terra sofreu muitas extinções em massa. A mais devastadora, talvez, seja a extinção em massa do Permiano, 225 milhões de anos atrás.
As duas causas principais foram a intensa atividade vulcânica, na região da atual Índia, e o choque de um grande asteroide (mais de 10 quilômetros de diâmetro), que atingiu a Terra na região da Península de Yucatán, no México.
Os cientistas concluíram que atual taxa de extinção da biodiversidade está mil vezes maior do que seria o normal. Segundo a pesquisa, o rápido desaparecimento de animais seria um fenômeno provocado pela ação do homem como a poluição, a destruição do habitat natural da fauna e flora e as mudanças climáticas.
Principais afetados – Trilobitas – ancestrais de insetos e aracnídeos. 1ª explicação – Uma forte redução no nível do mar eliminou o habitat das espécies de águas rasas. 2ª explicação – Mudanças nas correntes marítimas jogaram muitas das espécies em águas frias e sem oxigênio.
Curiosidade: A Paleontologia, ciência que estuda os fósseis, é subdividida em áreas de acordo com os registros fósseis analisados. A Paleozoologia, por exemplo, estuda os fósseis de animais; a Paleobotânica estuda os fósseis de plantas; e a Micropaleontologia estuda os microfósseis.
Em razão da dificuldade de preservação, os fósseis inteiros são muito raros. Em grande parte dos casos, encontram-se apenas partes de organismos, como ossos, dentes, carapaças, folhas e espículas.
Os fósseis dos vestígios são frequentemente denominados de icnofósseis. Os fósseis são extremamente difíceis de serem formados e, por isso, não são fáceis de serem encontrados. Para que um fóssil forme-se, uma série de eventos físicos, químicos e biológicos deve ocorrer.
“Os fósseis são estruturas importantes para a compreensão da história do planeta, bem como da evolução dos seres vivos.”
Quais os benefícios de cortar o carboidrato?
Quais as vantagens do uso da tecnologia em sala de aula?
Por que a maioria da população é destra?
Quem serve o Exército tem direito a FGTS?
O que é considerado distorção Idade-série?
Qual a melhor escola particular?
Quanto tempo demora para se ter um CNPJ?
Qual a potência de um ar condicionado split 9000 BTUs?
Quais são as palavras paroxítonas?
Como descansar a mente do trabalho?
Quais os 5 grupos alimentares para bebê?
Qual é o Exu mais forte da Umbanda?