Na triagem clínica, são feitas perguntas a respeito do estado de saúde do candidato à doação de sangue. A triagem clínica é utilizada, pois existem questões que podem ser identificadas na entrevista clínica e não podem ser detectada por testes laboratoriais. A coleta do sangue dura em torno de 15 minutos.
Quais exames são feitos no sangue doado? A liberação do sangue para utilização exige os seguintes exames: Imuno-hematológicos: tipagem ABO e Rh, pesquisa de anticorpos irregulares e pesquisa de hemoglobina S. Sorológicos: são feitos exames para pesquisa de hepatites B e C, Doença de Chagas, sífilis, HIV e HTLV.
O método utilizado é a quimiluminescência de alta sensibilidade, que consegue identificar infecção no período inicial. Também é utilizado o teste NAT, de biologia molecular, para identificar o antígeno viral do HIV e das hepatites B e C.
pesquisar os agente causadores de doenças transmitidas pelo sangue. Objetivo: Através de testes laboratoriais disponibilizar para comunidade componentes sanguíneos com qualidade, livres de agentes infecciosos. Doenças causadas por vírus: hepatites B e C, retroviroses (HIV e HTLV), citomegalovírus.
Com a nova portaria do Ministério da Saúde, todo sangue coletado no país deverá passar obrigatoriamente pelo teste NAT para a detecção dos vírus HIV e da Hepatite C. O sangue captado para doação deve ser submetido ao exame no momento da coleta.
26 curiosidades que você vai gostar
Não podem doar sangue pessoas que tiveram hepatite após os 11 anos de idade, tenham evidência clínica ou laboratorial de doenças sexualmente transmissíveis, como hepatite B e C, aids (vírus HIV), doenças ligadas ao vírus HTLV I e II.
Basta um furinho no dedo para determinar o hematócrito (quantidade de hemácias no volume total de sangue) e saber se está em condições de doar sangue. Às vezes, não está anêmica, mas o meio litro de sangue que será retirado poderá fazer-lhe falta.
Sorologia é o estudo do líquido separado do sangue após coagulação do mesmo. O exame sorológico tem o objetivo de identificar dois tipos de moléculas: a IgM e a IgG.
...
Aids;Aids;Hepatite;Rubéola;Toxoplasmose;Sarampo e entre outros.
Setor de coleta e triagem
Os setores de coleta e triagem são setores do laboratórios de análises clínicas que demandam muita atenção. Considerando que a maioria dos exames são feitos a partir de uma amostra de sangue venoso, os profissionais devem conhecer as técnicas de coleta e triagem para que ela não seja alterada.
Como ver o tamanho da agulha de costura?
Quais são os extratos vegetais?
O que usar para tirar cola do micropore da pele?
Como é feito o cálculo do século?
O que fazer quando o top coat está Grosso?
Como saber o sentido de uma corrente elétrica induzida?
Como conseguir recursos para um projeto social?
Porque tem que tirar a espuma da geleia?
Qual supermercado aceita o vale-alimentação escolar?
Como retirar formatação de texto?
Como saber se um sonho é real?
Como saber o tamanho da minha aliança?
Como identificar o tamanho da agulha?
Como saber o salário de quem trabalha na Petrobras?
Como ser aprovado no crédito Next?