Tempo e frequência. Nada de passar horas na academia, segundo a educadora física Luciana Mendonça, 60 minutos de exercícios físico diários, com frequência de no mínimo três vezes por semana, são comprovadamente suficientes para melhorar os níveis de glicose no sangue do paciente.
A combinação de exercício aeróbico, como caminhada rápida, corrida, ciclismo, natação, com o treino de resistência (pesos livres, musculação, elásticos ou o uso do próprio peso corporal) ajuda na redução do nível de açúcar no sangue.
- Menor que 100 mg/dl: ingerir carboidratos de imediato. atividade deverá ser suspensa e o médico deve ser contatado (essa dosagem é bem simples, feitas por fitas diagnósticas ). - Reposição adequada de líquidos, sais minerais e carboidratos, mas atenção com os isotônicos, pois contém boa quantidade de açúcar.
Frequência e duração do exercício A recomendação mais atual para diabéticos é de 150 minutos de exercícios de moderada intensidade por semana (o equivalente a 30 minutos de atividade por dia, durante 5 dias, por exemplo) (1,3) ou 75 minutos de exercícios de alta intensidade por semana ou uma combinação de ambos (1).
Diabetes: 7 cuidados para quem convive com essa doença
Cuidados para o paciente dependente de insulina: Evitar se exercitar no pico de ação da insulina (soma de efeito com o exercício) e não aplicar a insulina em região que vai ser muito exigida durante o exercício (maior absorção da insulina). O percentual preciso de redução da dose de insulina varia entre os pacientes.
Frequência e duração do exercício A recomendação mais atual para diabéticos é de 150 minutos de exercícios de moderada intensidade por semana (o equivalente a 30 minutos de atividade por dia, durante 5 dias, por exemplo) (1,3) ou 75 minutos de exercícios de alta intensidade por semana ou uma combinação de ambos (1).
Dicas importantes
Além disso, perda de peso, com aumento da atividade física, reduz em 60% a probabilidade da tolerância à glicose prejudicada evoluir para o diabetes mellitus3.
Ao começar uma rotina de exercícios é importante fixar objetivos realistas. Não podemos marcar uma meta muito elevada, porque nesse caso a frustração não demorará a aparecer e com ela o abandono. Não se esqueça de estabelecer de forma correta os dias da semana e as horas do dia em que fará exercício.
Para montar uma rotina de exercícios para definir o corpo, leve em conta as seguintes informações: Pernas tonificadas: um corpo definido não tem flacidez nas pernas. Além de apostar em exercícios aeróbicos, você também deve investir nos melhores agachamentos para glúteos e pernas;
Essa rotina de exercícios pode ser realizada na academia, em casa, ou onde você preferir. O importante é que você esteja atento às seguintes dicas: Incluir a caminhada na sua rotina semanal já é uma maneira simples de iniciar uma rotina de exercícios e um ótimo começo para quem deseja começar a correr;
O que pode ser feto com movimentos lentos?
Quais são os tipos de sociedades mais comuns no Brasil?
O que é a obsolescência programada?
Como ativar autenticação SMTP?
Como saber o nome da pessoa no WhatsApp?
Qual a função do negociador numa crise?
Como simular aposentadoria especial no meu INSS?
O que a tecnologia trouxe de avanço para os jogos?
Qual era o nome do Brasil antes de ser descoberto?
Como se classifica a palavra foi?
Quantos tipos de gralha existem?
Como Anilhar um pássaro no Ibama?
Por que canhotos são mais inteligentes?
Como achar a fortaleza do fim?