RESUMINDO: PENHOR: Bem móvel; há transferência do bem ao credor, exceto - rural, industrial, mercantil e de veículo. HIPOTECA: Bem imóvel; não há transferência do bem ao credor. ANTICRESE: Bem imóvel; há transferência do bem ao credor, podendo retirar da coisa os frutos para pagamento da dívida.
A Hipoteca recai sobre bens imóveis; Nela não há transferência do bem ao credor. Já a Anticrese diz respeito à bens imóveis; Há transferência do bem ao credor, podendo retirar da coisa os frutos para pagamento da dívida.
O credor anticrético responde pelas deteriorações que, por culpa sua, o imóvel vier a sofrer, e pelos frutos e rendimentos que, por sua negligência, deixar de perceber.
Credor hipotecário:
O credor, neste caso é o banco ou a instituição financeira que está legitimamente autorizado para exigir o pagamento ou o cumprimento da obrigação/dívida. O devedor confere ao credor o direito real sobre um bem de sua propriedade ou de outrem.
O credor hipotecário e o pignoratício têm o direito de excutir a coisa hipotecada ou empenhada, e preferir, no pagamento, a outros credores, observada, quanto à hipoteca, a prioridade no registro.
45 curiosidades que você vai gostar
O usufrutuário (aquele que recebe o usufruto) tem direito à posse, uso, administração e percepção dos frutos. Quando o usufruto recai em títulos de crédito, o usufrutuário tem direito a perceber os frutos e a cobrar as respectivas dívidas.
O uso é o direito que o sujeito tem de usar de uma coisa e dela retirar o que for necessário para o seu sustento e de sua família. O usufruto, por sua vez, é onde o sujeito tem o direito de desfrutar de um bem alheio, por tempo determinado, sem ser o seu proprietário e sem retirar sua substancia.
adjetivo [Jurídico] Que não usufrui de regalias ou prioridades em relação aos outros. Diz-se de algo que não desfruta de nenhuma preferência ou possui garantias de pagamento, dívida. Em caso de falência diz-se daquele que não tem prioridades e só receberá o que lhe é devido após os demais credores.
DIREITO CIVIL. CREDOR HIPOTECÁRIO. ... I – Na linha da jurisprudência desta Corte, a preferência do credor hipotecário independe de sua iniciativa na execução ou na penhora. II – A arrematação de imóvel gravado de hipoteca garante ao credor hipotecário a preferência no recebimento de seu crédito em relação ao exeqüente.
Como resetar celular Motorola bloqueado?
Quem tem direito ao auxílio rural?
Como acabar com o medo de estar doente?
O que é contrato de administração de imóveis?
O que ocorre quando um corpo e eletrizado negativamente e positivamente?
Como restaurar celular pelos botões?
Como funciona um carregador USB?
Como resetar o celular MOTO One Fusion?
Como dar entrada na aposentadoria sozinho?
Quais são os lagartos venenosos?
Sou autônomo e quero comprar um carro?
Como faço para representar uma marca?